A Educação Física escolar no ensino remoto emergencial: realidade e possibilidades.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Cleiton José de Melo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4060
Resumo: Física (EF) durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) na escola, identificando os desafios provocados pelo ensino remoto para a escola pública e destacando as possibilidades didático-pedagógicas encontradas para aulas de Educação Física. O contexto pandêmico e o isolamento social, no período mais crítico da pandemia da Covid-19 fizeram com que estudantes e professores fossem diretamente atravessados pelo ERE e com ele, todas as suas particularidades, trazendo consigo para novas experiências no chão virtual da escola com a EF e reflexões acerca da prática pedagógica dos professores nesse período, que evidenciou a precariedade da Educação Pública brasileira e as contradições impostas pela sociedade capitalista. A pesquisa foi construída tendo como referencial o aporte metodológico do materialismo histórico-dialético. O trabalho teve como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada, investigada a partir da análise de conteúdo do tipo categorial por temática. A entrevista foi realizada com uma professora de EF do Colégio de Aplicação/UFPE que esteve ministrando aulas no primeiro semestre do ano de 2021, durante o ERE. O estudo destaca a condição da EF como um componente curricular que dialoga de forma indissociável entre teoria e prática, que encontra no ERE um grande desafio com sua responsabilidade no processo de apropriação do conhecimento científico estruturado na cultura corporal, refletindo de forma significativa na socialização e humanização da sala de aula e na formação crítica de estudantes e professores nesse período.
id UFRPE_d1746a39c33381e635afc83731e866f0
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/4060
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling A Educação Física escolar no ensino remoto emergencial: realidade e possibilidades.Educação Física escolarEnsino RemotoPrática pedagógicaPandemiaCOVID-19Física (EF) durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) na escola, identificando os desafios provocados pelo ensino remoto para a escola pública e destacando as possibilidades didático-pedagógicas encontradas para aulas de Educação Física. O contexto pandêmico e o isolamento social, no período mais crítico da pandemia da Covid-19 fizeram com que estudantes e professores fossem diretamente atravessados pelo ERE e com ele, todas as suas particularidades, trazendo consigo para novas experiências no chão virtual da escola com a EF e reflexões acerca da prática pedagógica dos professores nesse período, que evidenciou a precariedade da Educação Pública brasileira e as contradições impostas pela sociedade capitalista. A pesquisa foi construída tendo como referencial o aporte metodológico do materialismo histórico-dialético. O trabalho teve como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada, investigada a partir da análise de conteúdo do tipo categorial por temática. A entrevista foi realizada com uma professora de EF do Colégio de Aplicação/UFPE que esteve ministrando aulas no primeiro semestre do ano de 2021, durante o ERE. O estudo destaca a condição da EF como um componente curricular que dialoga de forma indissociável entre teoria e prática, que encontra no ERE um grande desafio com sua responsabilidade no processo de apropriação do conhecimento científico estruturado na cultura corporal, refletindo de forma significativa na socialização e humanização da sala de aula e na formação crítica de estudantes e professores nesse período.The present sought the pedagogical school of Physics teachers during the Emergency Remote Teaching (ERE) identifying the challenges caused by remote teaching for the public school and being studied as pedagogical-didactic-pedagogical possibilities for classes Physical Education practices. Pandemic Experiences and Social Isolation, in the most critical period of life-19, made that students and teachers were directly crossed by the ERE and, with all its particular pandemics, the context of the school with EF and about the pedagogical practice of the students. Teachers in this period, which highlighted the precariousness of Brazilian Public Education and the contradictions imposed by capitalist society. The research built was based on the methodological contribution of historical-dialectical materialism. The work had as a data collection instrument the semi-structured interview, investigated from the categorical content analysis by theme. The interview was conducted with an EF teacher from Colégio de Aplicação/UFPE who was teaching classes in the first semester of 2021, during the ERE. The study the condition of PE as a curricular component of a fundamentally practical nature, which finds in the ERE a great challenge with its responsibility in the process of scientific responsibility constitutive in the body culture, which directly reflects on school life and on the critical formation of students and teachers.OutrosBrasilPaiva, Andréa Carla dehttp://lattes.cnpq.br/9904147109400871http://lattes.cnpq.br/1546386833032185Ferreira, Cleiton José de Melo2023-03-02T20:38:45Z2023-03-02T20:38:45Z2022-05-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis57 f.application/pdfFerreira, Cleiton José de Melo. A Educação Física escolar no ensino remoto emergencial: realidade e possibilidades. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4060porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-03-02T20:39:02Zoai:dspace:123456789/4060Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-03-02T20:39:02Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv A Educação Física escolar no ensino remoto emergencial: realidade e possibilidades.
title A Educação Física escolar no ensino remoto emergencial: realidade e possibilidades.
spellingShingle A Educação Física escolar no ensino remoto emergencial: realidade e possibilidades.
Ferreira, Cleiton José de Melo
Educação Física escolar
Ensino Remoto
Prática pedagógica
Pandemia
COVID-19
title_short A Educação Física escolar no ensino remoto emergencial: realidade e possibilidades.
title_full A Educação Física escolar no ensino remoto emergencial: realidade e possibilidades.
title_fullStr A Educação Física escolar no ensino remoto emergencial: realidade e possibilidades.
title_full_unstemmed A Educação Física escolar no ensino remoto emergencial: realidade e possibilidades.
title_sort A Educação Física escolar no ensino remoto emergencial: realidade e possibilidades.
author Ferreira, Cleiton José de Melo
author_facet Ferreira, Cleiton José de Melo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paiva, Andréa Carla de
http://lattes.cnpq.br/9904147109400871
http://lattes.cnpq.br/1546386833032185
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Cleiton José de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física escolar
Ensino Remoto
Prática pedagógica
Pandemia
COVID-19
topic Educação Física escolar
Ensino Remoto
Prática pedagógica
Pandemia
COVID-19
description Física (EF) durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) na escola, identificando os desafios provocados pelo ensino remoto para a escola pública e destacando as possibilidades didático-pedagógicas encontradas para aulas de Educação Física. O contexto pandêmico e o isolamento social, no período mais crítico da pandemia da Covid-19 fizeram com que estudantes e professores fossem diretamente atravessados pelo ERE e com ele, todas as suas particularidades, trazendo consigo para novas experiências no chão virtual da escola com a EF e reflexões acerca da prática pedagógica dos professores nesse período, que evidenciou a precariedade da Educação Pública brasileira e as contradições impostas pela sociedade capitalista. A pesquisa foi construída tendo como referencial o aporte metodológico do materialismo histórico-dialético. O trabalho teve como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada, investigada a partir da análise de conteúdo do tipo categorial por temática. A entrevista foi realizada com uma professora de EF do Colégio de Aplicação/UFPE que esteve ministrando aulas no primeiro semestre do ano de 2021, durante o ERE. O estudo destaca a condição da EF como um componente curricular que dialoga de forma indissociável entre teoria e prática, que encontra no ERE um grande desafio com sua responsabilidade no processo de apropriação do conhecimento científico estruturado na cultura corporal, refletindo de forma significativa na socialização e humanização da sala de aula e na formação crítica de estudantes e professores nesse período.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-27
2023-03-02T20:38:45Z
2023-03-02T20:38:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ferreira, Cleiton José de Melo. A Educação Física escolar no ensino remoto emergencial: realidade e possibilidades. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4060
identifier_str_mv Ferreira, Cleiton José de Melo. A Educação Física escolar no ensino remoto emergencial: realidade e possibilidades. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 57 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1802120137924411392