Facilitando o ensino de geometria com o uso do software livre Wingeom em uma turma do 8° ano.
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16 |
Resumo: | Analisamos, neste trabalho, um meio de facilitar o aprendizado dos alunos, mais especificamente, através do uso do software livre Wingeom, em Geometria. A pesquisa se desenvolveu na cidade de Campina Grande - PB na escola Centro de Preparação Educacional Positivo – CPEP, usando uma amostra de vinte alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental II. Quanto á metodologia, o trabalho se caracterizou por uma investigação de natureza qualitativa do tipo exploratória usando para isto os relatos dos alunos sobre assunto abordado com o uso desse software. Neste sentido, fez-se necessário o auxilio da oficina realizada em laboratório. Para a aplicação da oficina, o conteúdo ministrado foi sobre a classificação dos triângulos quantos aos lados e aos ângulos (eqüilátero, isósceles, escaleno). Desta forma, a pesquisa desenvolveu-se através do acesso aos computadores, localizados na própria escola, uso do software Wingeom e aulas teóricas, durante um período de aproximadamente um mês. Ao término deste período, aplicamos um questionário do qual extraímos um diagnóstico sobre o resultado da nossa prática. Os alunos ficaram bastante entusiasmados e curiosos com o programa utilizado e 95% dos alunos disseram estar satisfeitos e assimilaram melhor o conteúdo abordado. Os 5% restantes não tinham domínio do computador e sentiram um pouco de dificuldade na sua aplicação, embora declarassem ter gostado do primeiro contato com o programa. Os alunos foram capazes de relacionar os lados e os ângulos dos triângulos dando suas respectivas características e associando o seu aprendizado no dia a dia. Foi sensível a constatação de que a introdução de recursos tecnológicos computacionais, como o software Wingeom, pode fornecer meios bem mais enriquecedores do que determinados materiais concretos, devido à fácil e dinâmica manipulação dos objetos e à maior interação do aluno com o conteúdo. |
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Desta forma, a pesquisa desenvolveu-se através do acesso aos computadores, localizados na própria escola, uso do software Wingeom e aulas teóricas, durante um período de aproximadamente um mês. Ao término deste período, aplicamos um questionário do qual extraímos um diagnóstico sobre o resultado da nossa prática. Os alunos ficaram bastante entusiasmados e curiosos com o programa utilizado e 95% dos alunos disseram estar satisfeitos e assimilaram melhor o conteúdo abordado. Os 5% restantes não tinham domínio do computador e sentiram um pouco de dificuldade na sua aplicação, embora declarassem ter gostado do primeiro contato com o programa. Os alunos foram capazes de relacionar os lados e os ângulos dos triângulos dando suas respectivas características e associando o seu aprendizado no dia a dia. Foi sensível a constatação de que a introdução de recursos tecnológicos computacionais, como o software Wingeom, pode fornecer meios bem mais enriquecedores do que determinados materiais concretos, devido à fácil e dinâmica manipulação dos objetos e à maior interação do aluno com o conteúdo.We reviewed, at this work, a means to facilitate student learning, specifically through the use of free software Wingeom in geometry. The research was developed in the city of Campina Grande - PB at school Centro de Preparação Educacional Positivo – CPEP, using a sample of twenty eighth-graders of basic school. As to methodology, the work was characterized by a qualitative research as exploratory using it for student reports on the subject addressed by using this software. In this sense, it was necessary to help the workshop held in the laboratory. For the implementation of the workshop, the content was taught about how to classify triangles on the sides and angles (equilateral, isosceles, scalene). Thus, the research developed through access to computers located in the school, using the software Wingeom and lectures over a period of about a month. At the end of this period, we applied a survey from which we extract a diagnosis on the results of our practice. The students were very excited and curious about the program used and 95% of students said they were satisfied and better assimilate the content in question. The remaining 5% had no domain of computer and felt a little difficulty in its implementation, but said they liked the first contact with the program. Students were able to link the sides and angles of triangles giving their respective characteristics and associating their learning in their day to day. Were sensitive to the fact that the introduction of computer technology resources, such as software Wingeom, may provide a means of enriching, more certain that concrete materials, due to the easy and dynamic manipulation of objects and increased student interaction with content.Submitted by Rosilene Machado (rosilenefmachado@gmail.com) on 2012-08-09T13:52:14Z No. of bitstreams: 1 JLNF09082012.pdf: 905004 bytes, checksum: 6cce34f4319aeca07d0131440d72b257 (MD5)Made available in DSpace on 2012-08-09T13:52:14Z (GMT). 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