O diálogo entre a geometria e a agroecologia no desenvolvimento do pensamento geométrico agroecológico no 6° ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Renata Aleixo de, 1979-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/71433
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Marcos Aurelio Zanlorenzi
id UFPR_2cd8f97eb789dcf84cecee890518d204
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/71433
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Oliveira, Renata Aleixo de, 1979-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaZanlorenzi, Marcos Aurelio, 1964-2021-08-27T20:23:23Z2021-08-27T20:23:23Z2020https://hdl.handle.net/1884/71433Orientador: Prof. Dr. Marcos Aurelio ZanlorenziDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Defesa : Curitiba, 24/11/2020Inclui referências: p. 122-127Resumo: A geometria é um campo da matemática que comumente fascina por sua beleza e harmonia e pode servir para despertar o interesse do aluno para o conhecimento matemático. A educação matemática aliada à educação do campo tem somado forças em busca de um ensino da matemática que valorize os saberes dos sujeitos do campo. A agroecologia tem avançado no campo, ganhando espaço nas escolas do campo conscientes da transformação agroecológica para o campo brasileiro. Dessa forma essa pesquisa busca integrar a Educação do Campo, Educação Matemática e a Agroecologia, colaborando na construção de uma perspectiva agroecológica para a educação do campo. A busca por um ensino transdisciplinar que integre os saberes tradicionais, populares e escolares na construção do conhecimento dos sujeitos, deu origem a esse trabalho. A proposta desta pesquisa é construir um diálogo de saberes entre a agroecologia e geometria no 6°ano do ensino fundamental em uma escola de assentamento do MST. Através do diálogo educador e educandos se integram à totalidade para a idealização, elaboração e desenvolvimento de atividades de ensino da geometria em diversos ambientes de aprendizagem, incluindo o agroecossistema. A teoria de van Hiele é o que fundamenta as atividades em geometria que tem o objetivo de desenvolver o pensamento geométrico na perspectiva agroecológica. A metodologia de pesquisa é a abordagem qualitativa, utilizando a narrativa autobiográfica sobre a própria prática, que tem o objetivo de narrar a sequência de atividades realizadas pelo coletivo do 6°ano durante esta pesquisa, tendo como uma das técnicas a observação participante. Dessa forma a educação do campo, a educação matemática e o desenvolvimento do pensamento geométrico são potencializados pela agroecologia na escola. Assim como a agroecologia é fortalecida no campo através de uma perspectiva educacional que tem a agroecologia como matriz integradora de conhecimentos. Levando os educandos e educador a construírem seus próprios conhecimentos na união da teoria e prática através de diálogos de uma diversidade de saberes na busca por respostas aos problemas da totalidade em que estão inseridos. Palavras-chave: Agroecologia. Educação do Campo. Educação Matemática. Pensamento Geométrico. Diálogo dos Saberes.Abstract: Geometry is a mathematics' branch that commonly fascinates for its beauty and harmony, features that may arouse the student's interest in mathematical knowledge. Mathematical education allied with the Country Education has joined forces in search of a mathematics schooling that values the knowledge of the peoples in the countryside. Agroecology has advanced in the countryside, gaining space in rural schools aware of the agroecological transformation for the Brazilian countryside. Thus, this research seeks to integrate Rural Education, Mathematical Education and Agroecology, collaborating in the construction of an agroecological perspective for rural education. The search for a transdisciplinary teaching that integrates traditional, popular and school knowledge in the construction of the subjects' knowledge, gave rise to this work. The purpose of this research is to build a dialogue between agroecology and geometry in the 6th year of elementary school in an MST settlement school. Through the dialogue between educator and students, they are able to integrate to the totality for the idealization, elaboration and development of geometry teaching activities in different learning environments, including the agro-ecosystem. Van Hiele's theory is the foundation of activities in geometry that aims to develop geometric thinking in an agroecological perspective. The research methodology is the qualitative approach, using the autobiographical narrative about the practice itself, which aims to narrate the sequence of activities performed by the 6th year's students during this research, with participant observation as one of the techniques. In this way, rural education, mathematical education and the development of geometric thinking are enhanced by agroecology at school. Just as agroecology is strengthened in the countryside through an educational perspective that has agroecology as an integrating matrix of knowledge. Leading students and educators to build their own knowledge in the union of theory and practice through dialogues with several knowledge in the search for answers to the realm of problems they are inserted into. Keywords: Agroecology. Rural Education. Mathematical Education. Geometric Thinking. Knowledge Dialogue.1 arquivo (127 p.) : il. (algumas color.).application/pdfEcologia agrícolaMatemática - Estudo e ensinoGeometriaEducação ruralMatemáticaO diálogo entre a geometria e a agroecologia no desenvolvimento do pensamento geométrico agroecológico no 6° ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - RENATA ALEIXO DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf1638270https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71433/1/R%20-%20D%20-%20RENATA%20ALEIXO%20DE%20OLIVEIRA.pdf154a0d12754cbe645e29b1ed93350b99MD51open access1884/714332021-08-27 17:23:24.074open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/71433Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-08-27T20:23:24Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O diálogo entre a geometria e a agroecologia no desenvolvimento do pensamento geométrico agroecológico no 6° ano do ensino fundamental
title O diálogo entre a geometria e a agroecologia no desenvolvimento do pensamento geométrico agroecológico no 6° ano do ensino fundamental
spellingShingle O diálogo entre a geometria e a agroecologia no desenvolvimento do pensamento geométrico agroecológico no 6° ano do ensino fundamental
Oliveira, Renata Aleixo de, 1979-
Ecologia agrícola
Matemática - Estudo e ensino
Geometria
Educação rural
Matemática
title_short O diálogo entre a geometria e a agroecologia no desenvolvimento do pensamento geométrico agroecológico no 6° ano do ensino fundamental
title_full O diálogo entre a geometria e a agroecologia no desenvolvimento do pensamento geométrico agroecológico no 6° ano do ensino fundamental
title_fullStr O diálogo entre a geometria e a agroecologia no desenvolvimento do pensamento geométrico agroecológico no 6° ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed O diálogo entre a geometria e a agroecologia no desenvolvimento do pensamento geométrico agroecológico no 6° ano do ensino fundamental
title_sort O diálogo entre a geometria e a agroecologia no desenvolvimento do pensamento geométrico agroecológico no 6° ano do ensino fundamental
author Oliveira, Renata Aleixo de, 1979-
author_facet Oliveira, Renata Aleixo de, 1979-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Renata Aleixo de, 1979-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zanlorenzi, Marcos Aurelio, 1964-
contributor_str_mv Zanlorenzi, Marcos Aurelio, 1964-
dc.subject.por.fl_str_mv Ecologia agrícola
Matemática - Estudo e ensino
Geometria
Educação rural
Matemática
topic Ecologia agrícola
Matemática - Estudo e ensino
Geometria
Educação rural
Matemática
description Orientador: Prof. Dr. Marcos Aurelio Zanlorenzi
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-27T20:23:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-27T20:23:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/71433
url https://hdl.handle.net/1884/71433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (127 p.) : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71433/1/R%20-%20D%20-%20RENATA%20ALEIXO%20DE%20OLIVEIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 154a0d12754cbe645e29b1ed93350b99
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860642580201472