Importância econômica e evolução do E-commerce: análise da Black Friday no período pandêmico.
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27232 |
Resumo: | O isolamento social recente, causado pela covid-19 impactou a economia como um todo, incluindo os pequenos e grandes negócios. Nesse sentido, o e-commerce veio como a alternativa mais significativa no que se refere a suprir as necessidades de consumo dos clientes/consumidores, já que o comércio tradicional não funcionou normalmente devido ao lockdown determinado pelo governo. Dessa forma, o presente trabalho buscou entender os impactos da covid-19 ao e-commerce durante a Black Friday no período pré, durante e pós pandemia (2019 a 2022). Além disso, a pesquisa busca quantificar e compreender quais as mudanças na forma de consumo e na realização de negócios causaram mais efeitos nos números do comércio eletrônico durante a passagem mais crítica da pandemia. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica documental com a finalidade de alcançar os objetivos propostos. Assim, os resultados mostraram dados mais acentuados no faturamento do e-commerce, onde houve um aumento de mais de 120% apenas no período de 2019 para 2020; ainda, o número de lojas em 2020 teve um aumento de 33,5% em relação ao ano anterior, esses números podem ter sido reflexo da implantação do auxílio emergencial pelo governo durante à pandemia. Diante de tamanho crescimento, é importante cada vez mais se pensar, em termos de políticas públicas, formas de intensificar tal mercado interno, principalmente devido à forte concorrência internacional. Assim, políticas fiscais, como a redução de impostos, podem causar bons impactos na demanda, e como consequência na economia, pois poderia implicar em preços mais competitivos e seria uma forma de compensar as altas taxas de manutenção de plataformas eletrônicas. |
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2023-06-26T19:24:39Z2023-06-26T19:24:39Z2023-05-30https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27232O isolamento social recente, causado pela covid-19 impactou a economia como um todo, incluindo os pequenos e grandes negócios. Nesse sentido, o e-commerce veio como a alternativa mais significativa no que se refere a suprir as necessidades de consumo dos clientes/consumidores, já que o comércio tradicional não funcionou normalmente devido ao lockdown determinado pelo governo. Dessa forma, o presente trabalho buscou entender os impactos da covid-19 ao e-commerce durante a Black Friday no período pré, durante e pós pandemia (2019 a 2022). Além disso, a pesquisa busca quantificar e compreender quais as mudanças na forma de consumo e na realização de negócios causaram mais efeitos nos números do comércio eletrônico durante a passagem mais crítica da pandemia. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica documental com a finalidade de alcançar os objetivos propostos. Assim, os resultados mostraram dados mais acentuados no faturamento do e-commerce, onde houve um aumento de mais de 120% apenas no período de 2019 para 2020; ainda, o número de lojas em 2020 teve um aumento de 33,5% em relação ao ano anterior, esses números podem ter sido reflexo da implantação do auxílio emergencial pelo governo durante à pandemia. Diante de tamanho crescimento, é importante cada vez mais se pensar, em termos de políticas públicas, formas de intensificar tal mercado interno, principalmente devido à forte concorrência internacional. Assim, políticas fiscais, como a redução de impostos, podem causar bons impactos na demanda, e como consequência na economia, pois poderia implicar em preços mais competitivos e seria uma forma de compensar as altas taxas de manutenção de plataformas eletrônicas.The recent social isolation caused by covid-19 has impacted the economy, including both small and large businesses. In this sense, e-commerce came as the most significant alternative when it comes to meeting the consumption needs of customers/consumers, since traditional commerce did not function normally due to the lockdown determined by the government. Thus, the present work sought to understand the impacts of covid-19 to e-commerce during Black Friday in the pre-, during, and post-pandemic period (2019 to 2022). In addition, the research seeks to quantify and understand which changes in the way of consumption and doing business caused the most effects on e-commerce numbers during the most critical passage of the pandemic. To this end, a documentary bibliographic research was carried out to achieve the proposed objectives. Pursuant to, the results show more accentuated data in e-commerce sales, where there was an increase of more than 120% just in the period from 2019 to 2020; still, the number of stores in 2020 had an increase of 33.5% compared to the previous year, these numbers may have been a reflection of the implementation of emergency aid by the government during the pandemic. Given such a large growth, it is increasingly important to think, in terms of public policies, of ways to intensify this domestic market, especially given the strong international competition. Consequentely, fiscal policies, such as tax reductions, can have a good impact on demand, and therefore on the economy, since it could imply more competitive prices and would be a way to offset the high maintenance fees of electronic platformsSubmitted by Gabrielly Coelho (gabriellysscoelho@gmail.com) on 2023-06-26T19:24:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MVS26062023.pdf: 870557 bytes, checksum: 7c5869a1a7db319e405985e269d53ddc (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-26T19:24:39Z (GMT). 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