A dança com a atenção sensível para a primeira infância no ensino não-formal.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Gilyanne Paixão
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26626
Resumo: As experiências vivenciadas durante o Curso de Licenciatura em Dança do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba, em especial, nas aulas da disciplina Técnica Somática, com a professora Juliana Costa, em 2017, foram relevantes como processo de ensino-aprendizagem. A partir da experiência como discente, verifica-se como a atenção sensível - como abordagem pedagógica - aplicada na ministração de aulas de dança criativa para crianças na primeira infância, pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem. O trabalho é desenvolvido a partir de aulas no ministradas em ambiente de ensino não-formal no município de Cabedelo/PB e do uso da observação interna e externa como estratégia pedagógica – quando essa qualidade de atenção parte da professora para os alunos - e metodológica, quando a professora se percebe e se verifica no processo. Organizado em dois capítulos, na primeira parte do estudo se contextualiza a abordagem da atenção sensível no ensino e aprendizagem da dança criativa através em ambientes de ensino não-formais para a criança na primeira infância. Na segunda, exemplifica-se como a atenção sensível, compreendida como forma de abordagem pedagógica, não consiste em um método ou metodologia de ensino e, em ambientes de ensino não-formal da dança, parte de uma atitude pedagógica afetiva e sensível do professor em sua prática docente. Considera-se que, como abordagem pedagógica, a atenção sensível – e os modos de observação de como o corpo ensina e aprende dança – compreende o direcionamento do processo de ensino-aprendizagem da dança com o cuidado de si e com o outro, com relações mais igualitárias de tratamento e comportamentos e a busca de modos de desenvolvimento da expressividade do movimento de crianças mais inclusivos e que promovam a experiência e a autonomia, desde a primeira infância. Nesse sentido, entende-se que a atenção sensível é abordagem pedagógica que pode estar presente em diferentes e muitas práticas de ensino da dança, configurado em diversas técnicas, métodos ou processos.
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spelling 2023-03-31T14:32:24Z2022-12-102023-03-31T14:32:24Z2022-06-27https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26626As experiências vivenciadas durante o Curso de Licenciatura em Dança do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba, em especial, nas aulas da disciplina Técnica Somática, com a professora Juliana Costa, em 2017, foram relevantes como processo de ensino-aprendizagem. A partir da experiência como discente, verifica-se como a atenção sensível - como abordagem pedagógica - aplicada na ministração de aulas de dança criativa para crianças na primeira infância, pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem. O trabalho é desenvolvido a partir de aulas no ministradas em ambiente de ensino não-formal no município de Cabedelo/PB e do uso da observação interna e externa como estratégia pedagógica – quando essa qualidade de atenção parte da professora para os alunos - e metodológica, quando a professora se percebe e se verifica no processo. Organizado em dois capítulos, na primeira parte do estudo se contextualiza a abordagem da atenção sensível no ensino e aprendizagem da dança criativa através em ambientes de ensino não-formais para a criança na primeira infância. Na segunda, exemplifica-se como a atenção sensível, compreendida como forma de abordagem pedagógica, não consiste em um método ou metodologia de ensino e, em ambientes de ensino não-formal da dança, parte de uma atitude pedagógica afetiva e sensível do professor em sua prática docente. Considera-se que, como abordagem pedagógica, a atenção sensível – e os modos de observação de como o corpo ensina e aprende dança – compreende o direcionamento do processo de ensino-aprendizagem da dança com o cuidado de si e com o outro, com relações mais igualitárias de tratamento e comportamentos e a busca de modos de desenvolvimento da expressividade do movimento de crianças mais inclusivos e que promovam a experiência e a autonomia, desde a primeira infância. Nesse sentido, entende-se que a atenção sensível é abordagem pedagógica que pode estar presente em diferentes e muitas práticas de ensino da dança, configurado em diversas técnicas, métodos ou processos.The experiences lived during the Dance Undergraduate Course in the Department of Performing Arts at the Federal University of Paraíba, especially in the SomaticTechnique classes with professor Juliana Costa in 2017, were relevant as a teaching learning process. From the experience as a student, we verify how sensitive attention- as a pedagogical approach - applied in the teaching of creative dance classes for children in early childhood, can contribute to the teaching-learning process. The work is based on classes given in a non-formal educational environment in the municipality of Cabedelo/PB and on the use of internal and external observation as a pedagogicalstrategy - when this quality of attention comes from the teacher to the students - and methodological, when the teacher perceives and verifies herself in the process.Organized in two chapters, the first part of the study contextualizes the approach of sensitive attention in teaching and learning creative dance through in non-formal teaching environments for children in early childhood. In the second part, it is exemplified how sensitive attention, understood as a pedagogical approach, does not consist of a teaching method or methodology and, in non-formal dance teaching environments, is based on an affective and sensitive pedagogical attitude of the teacher in his teaching practice. It is considered that, as a pedagogical approach, the sensitive attention - and the ways of observation of the body teaching and learning dance - comprises the direction of the teaching-learning process of dance with the care of oneself and of the other, with more egalitarian relations of treatment and behavior and the search for ways of developing the expressiveness of children's movement that are more inclusive and that promote experience and autonomy, since early childhood. In this sense, it is understood that sensitive attention is a pedagogical approach that can be present in different and many dance teaching practices, configured in several techniques, methods or processes.Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-03-31T14:32:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GPD10122022.pdf: 832425 bytes, checksum: d4d0c82f0a159064edc95075c5376474 (MD5)Made available in DSpace on 2023-03-31T14:32:24Z (GMT). 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Versão editada – Site: angelvianna.art.brreponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTGPD10122022.pdf.txtGPD10122022.pdf.txtExtracted texttext/plain81021https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26626/4/GPD10122022.pdf.txtda50f0007b5ff86bf41151f8787582f7MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26626/3/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26626/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52ORIGINALGPD10122022.pdfGPD10122022.pdfapplication/pdf832425https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26626/1/GPD10122022.pdfd4d0c82f0a159064edc95075c5376474MD51123456789/266262023-04-01 03:04:42.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Repositório InstitucionalPUB
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