Os afetos e o ensino-aprendizagem da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rafaella Paloma Oliveira da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27632
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo geral analisar como o afeto pode aumentar ou diminuir a potência do sujeito e assim, impactar o ensino-aprendizagem da matemática. Para isto foram elencados os seguintes objetivos específicos: discutir como os fatores afetivos fazem parte do ambiente escolar e debater a importância dos fatores afetivos no processo de ensino-aprendizagem da matemática. Os métodos utilizados na pesquisa em relação à abordagem da pesquisa, classifica-se como qualitativa. Quanto aos objetivos, a pesquisa caracteriza-se como exploratória. No que diz respeito aos procedimentos técnicos, esta pesquisa é caracterizada como bibliográfica. Com relação aos resultados, destaca-se a importância dos fatores afetivos no ambiente escolar, além de discutir sobre a construção sociocultural e o ensino da matemática, e a relação da educação matemática e a afetividade. Diante destas contribuições foi possível concluir que quando se estabelecem relações mais humanas e afetos positivos entre todos os envolvidos no processo educativo, os resultados podem refletir em uma aprendizagem de melhor qualidade e, sobretudo, em uma experiência mais alegre e significativa tanto para os alunos quanto para os professores.
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Diante destas contribuições foi possível concluir que quando se estabelecem relações mais humanas e afetos positivos entre todos os envolvidos no processo educativo, os resultados podem refletir em uma aprendizagem de melhor qualidade e, sobretudo, em uma experiência mais alegre e significativa tanto para os alunos quanto para os professores.The present work had the general objective of analyzing how affection can increase or decrease the power of the subject and thus impact the teaching-learning of mathematics. For this, the following specific objectives were listed: to discuss how affective factors are part of the school environment and to discuss the importance of affective factors in the teaching-learning process of mathematics. The methods used in the research in relation to the research approach, is classified as qualitative. As to the objectives, the research is characterized as exploratory. Regarding the technical procedures, this research is characterized as bibliographical. Regarding the results, the importance of affective factors in the school environment is highlighted, besides discussing the sociocultural construction and the teaching of mathematics, and the relationship between mathematics education and affectivity. Given these contributions, it was possible to conclude that when more humane relationships and positive affections are established between all those involved in the educational process, the results can reflect in a better quality of learning and, above all, in a more joyful and meaningful experience for both students and teachers.Submitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-08-08T20:19:36Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RafaellaPalomaOliveiradaSilva_TCC.pdf: 336698 bytes, checksum: 8f952fcf39689675bff5205d19b1e26e (MD5) RafaellaPalomaOliveiradaSilva_TERMO.pdf: 188759 bytes, checksum: a04a92bd362cfb62afcb41a7df121f16 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-08T20:19:36Z (GMT). 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