Leitura e semiótica: uma análise acerca dos marcadores sociais da diferença e imagens de controle em livros didáticos de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Fabíola Jerônimo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27055
Resumo: Ao reconhecermos que estamos vivenciando uma propagação massificada de signos, inclusive em contextos educacionais e que, em muitos casos, objetivam construir sentidos que reforçam as diferenças entre os sujeitos, principalmente quando estas diferenças são operacionalizadas sobre a raça, propomos investigar a presença de marcadores sociais da diferença e Imagens de controle na coleção de Língua Portuguesa “Tecendo linguagens” proposta para o Ensino Fundamental II. Como objetivo central, analisamos como estes marcadores sociais da diferença e Imagens de controle articulam discursos implícitos e explícitos no material em estudo e que contribuem para a estruturação do racismo no contexto educacional, ao mesmo tempo em que verificamos como uma abordagem semiótica destes discursos pode contribuir para o desenvolvimento de uma leitura crítica. No tocante a metodologia, por tratar-se de um estudo voltado para a educação, optamos por realizar uma pesquisa de base qualitativa e método indutivo. A pesquisa-ação foi elaborada para uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Profa. Ocila Bezerril, que está localizada na cidade de Montanhas-RN. Nossa intervenção consistiu na aplicação de sequências didáticas pautadas em uma abordagem semiótica (semiótica peirceana). Concernente à base teórica, a pesquisa ancora-se nas considerações de Santaella (2000, 2002, 2005, 2007), acerca da semiótica; Collins (2009), Bueno (2020) e hooks (2019), sobre o conceito de Imagens de controle e as opressões operacionalizadas em relação as pessoas negras. No tocante aos marcadores sociais da diferença, utilizamos as contribuições de Hirano (2009) e Zamboni (2009), e Hall (2003, 2016) sobre a linguagem como meio de construção de diferenças por influência da cultura. Por fim, como resultado de nossa pesquisa, constatamos que, através do estudo da coleção “Tecendo Linguagens”, os materiais didáticos favorecem à lógica de dominação de grupos que historicamente e culturalmente se utilizam dos processos de desvalorização sobre o outro, para fortalecerem as distinções entre os sujeitos e a construção de uma estrutura social em que aqueles que são subjugados passam a ter suas vidas e identidades reguladas. Assim, a abordagem semiótica de tais marcadores sociais e Imagens de controle contribuiu significativamente para a compreensão de como os significados que construímos, assim como as nossas identidades são performadas pelo meio social, principalmente, pelo próprio contexto educacional. Portanto, observamos que a ação que propomos foi apenas uma fresta de resistência que abrimos contra uma imensidão de conotações intencionalmente formuladas para cessar toda e qualquer frente de recolocação social sobre a raça. Conotações que sabemos se que estendem para além dos contextos educacionais, mas que através dos conhecimentos que advêm destes espaços, poderão ser minoradas e futuramente desarticuladas.
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No tocante a metodologia, por tratar-se de um estudo voltado para a educação, optamos por realizar uma pesquisa de base qualitativa e método indutivo. A pesquisa-ação foi elaborada para uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Profa. Ocila Bezerril, que está localizada na cidade de Montanhas-RN. Nossa intervenção consistiu na aplicação de sequências didáticas pautadas em uma abordagem semiótica (semiótica peirceana). Concernente à base teórica, a pesquisa ancora-se nas considerações de Santaella (2000, 2002, 2005, 2007), acerca da semiótica; Collins (2009), Bueno (2020) e hooks (2019), sobre o conceito de Imagens de controle e as opressões operacionalizadas em relação as pessoas negras. No tocante aos marcadores sociais da diferença, utilizamos as contribuições de Hirano (2009) e Zamboni (2009), e Hall (2003, 2016) sobre a linguagem como meio de construção de diferenças por influência da cultura. Por fim, como resultado de nossa pesquisa, constatamos que, através do estudo da coleção “Tecendo Linguagens”, os materiais didáticos favorecem à lógica de dominação de grupos que historicamente e culturalmente se utilizam dos processos de desvalorização sobre o outro, para fortalecerem as distinções entre os sujeitos e a construção de uma estrutura social em que aqueles que são subjugados passam a ter suas vidas e identidades reguladas. Assim, a abordagem semiótica de tais marcadores sociais e Imagens de controle contribuiu significativamente para a compreensão de como os significados que construímos, assim como as nossas identidades são performadas pelo meio social, principalmente, pelo próprio contexto educacional. Portanto, observamos que a ação que propomos foi apenas uma fresta de resistência que abrimos contra uma imensidão de conotações intencionalmente formuladas para cessar toda e qualquer frente de recolocação social sobre a raça. Conotações que sabemos se que estendem para além dos contextos educacionais, mas que através dos conhecimentos que advêm destes espaços, poderão ser minoradas e futuramente desarticuladas.As recognize that we are experiencing a mass propagation of signs, including in educational contexts and that in many cases, aim to construct meanings that reinforce the differences between subjects, especially when these differences are operationalized based on race, we propose to investigate the presence of social markers of difference and controlling Images in the Portuguese language collection “Tecendo Linguagens” proposed for Elementary School II. As a central objective, we analyze how these social markers of difference and controlling Images articulate implicit and explicit discourses in the material under study and that contribute to the structuring of racism in the educational context, at the same time that we verify how a semiotic approach to these discourses can contribute for the development of a critical reading. With regarding to the methodology, as it is a study focused on education, we choose to carry out a qualitative research basis and inductive method. The action-research was designed for a 9th grade class of Elementary School II at Escola Estadual Profa. Ocila Bezerril, which is located in the city of Montanhas, state of Rio Grande do Norte. Our intervention consisted of applying didactic sequences based on a semiotic approach (Peirce’s semiotics). Concerned the theoretical basis, the research is anchored in the considerations of Santaella (2000, 2002, 2005, 2007), about the semiotics; Collins (2009), Bueno (2020) and hooks (2019), about the concept of Controlling Images and operationalized oppression in relation to black people. With regard to the social markers of difference, we use the contributions of Hirano (2009) and Zamboni (2009) and Hall (2003, 2016) on language as a means of constructing differences through the influence of culture. Finally, as a result of our research, we found that, through the study of the “Tecendo Linguagens” collection, the textbooks favor the logic of domination of groups that historically and culturally use the processes of devaluation over the other, to strengthen the distinctions between subjects and the construction of a social structure in which the subjugated have their lives and identities regulated. Thus, the semiotic approach of such social markers and controlling Images contributed significantly to the understanding of how the meanings we construct, as well as our identities are performed by the social environment, mainly, by the educational context itself. Therefore, we observe that the action we propose was just a crack of resistance that we opened against an immensity of intentionally formulated connotations to cease any and all fronts of social relocation on race. Connotations that we know extend beyond educational contexts, but that through the knowledge that comes from these spaces, can be reduced and disarticulated in the future.Submitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2023-05-31T16:07:22Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FabíolaJerônimoDuarte_Dissert.pdf: 20937451 bytes, checksum: b6f55886b62a104084bdc13b3cd74a65 (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-31T16:07:22Z (GMT). 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