O atendimento educacional especializado aos alunos com deficiência em tempos de pandemia
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27516 |
Resumo: | Este trabalho se debruça sobre o Atendimento Educacional Especializado - AEE em tempos de pandemia, especificamente, da Covid-19. Assim, propõe-se registrar a experiência de professores e professoras, alunos e alunas, diante do contexto pandêmico, que atingiu o mundo em 2020. Neste sentido, o objetivo do estudo consiste em compreender como se realizou o AEE aos alunos e alunas com deficiência durante a pandemia. No tocante às escolhas metodológicas, a pesquisa configura-se como pesquisa de campo, como ferramenta de coleta de dados optou- se pela entrevista, realizada com duas professoras que atuam no AEE em instituições públicas, situadas no município de João Pessoa-PB. A primeira entrevistada atua como professora em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) e a segunda como professora em uma escola, na etapa do Ensino Fundamental (Anos Iniciais). Os resultados da pesquisa, mostraram que a pandemia trouxe mudanças na vida de todos, principalmente, no que se refere à educação, sendo necessário elaborar novas estratégias, já que agora deveriam utilizar recursos que não faziam parte do seu cotidiano, a exemplo de câmeras, telas de computador, aulas remotas, etc. Com isso, professores e famílias dos alunos e alunas público alvo da Educação Especial - PAEE, tiveram que se envolver neste processo e buscar novas formas de colaborar com o desenvolvimento das crianças. Cientes que os efeitos da pandemia ainda são bem evidentes, principalmente na educação, com essa pesquisa esperamos contribuir para a realização de novos estudos na área, pois entendemos que é preciso continuar a investigação sobre os efeitos da pandemia na escolarização, especialmente, dos estudantes com deficiência, que constitui-se no objeto deste estudo. |
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2023-07-18T17:13:39Z2023-06-212023-07-18T17:13:39Z2023-06https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27516Este trabalho se debruça sobre o Atendimento Educacional Especializado - AEE em tempos de pandemia, especificamente, da Covid-19. Assim, propõe-se registrar a experiência de professores e professoras, alunos e alunas, diante do contexto pandêmico, que atingiu o mundo em 2020. Neste sentido, o objetivo do estudo consiste em compreender como se realizou o AEE aos alunos e alunas com deficiência durante a pandemia. No tocante às escolhas metodológicas, a pesquisa configura-se como pesquisa de campo, como ferramenta de coleta de dados optou- se pela entrevista, realizada com duas professoras que atuam no AEE em instituições públicas, situadas no município de João Pessoa-PB. A primeira entrevistada atua como professora em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) e a segunda como professora em uma escola, na etapa do Ensino Fundamental (Anos Iniciais). Os resultados da pesquisa, mostraram que a pandemia trouxe mudanças na vida de todos, principalmente, no que se refere à educação, sendo necessário elaborar novas estratégias, já que agora deveriam utilizar recursos que não faziam parte do seu cotidiano, a exemplo de câmeras, telas de computador, aulas remotas, etc. Com isso, professores e famílias dos alunos e alunas público alvo da Educação Especial - PAEE, tiveram que se envolver neste processo e buscar novas formas de colaborar com o desenvolvimento das crianças. Cientes que os efeitos da pandemia ainda são bem evidentes, principalmente na educação, com essa pesquisa esperamos contribuir para a realização de novos estudos na área, pois entendemos que é preciso continuar a investigação sobre os efeitos da pandemia na escolarização, especialmente, dos estudantes com deficiência, que constitui-se no objeto deste estudo.This paper focuses on the Specialized Educational Service - AEE in times of pandemic, specifically, of Covid-19. Thus, it is proposed to record the experience of teachers and teachers, students, in the face of the pandemic context that hit the world in 2020. In this sense, the aim of the study is to understand how the AEE was provided to students with disabilities during the pandemic. Regarding the methodological choices, the research is configured as a field research, as a data collection tool we chose the interview, conducted with two teachers who work in the AEE in public institutions, located in the city of João Pessoa-PB. The first interviewee works as a teacher in a Municipal Center for Early Childhood Education (CMEI) and the second as a teacher in a school, in the Elementary School stage (Early Years). The results of the research showed that the pandemic brought changes in everyone's lives, especially in what concerns education, and that it was necessary to develop new strategies, since they now had to use resources that were not part of their daily lives, such as cameras, computer screens, remote classes, etc. As a result, teachers and families of the students who are the target audience of Special Education - PAEE, had to get involved in this process and seek new ways to collaborate with the children's development. Aware that the effects of the pandemic are still very evident, especially in education, with this research we hope to contribute to new studies in the area, because we understand that it is necessary to continue investigating the effects of the pandemic in schooling, especially for students with disabilities, which is the subject of this study.Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-07-18T17:13:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AEILS21062023.pdf: 548056 bytes, checksum: 0d4d688d529dd47d93aab5c813c9be16 (MD5)Made available in DSpace on 2023-07-18T17:13:39Z (GMT). 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