Educação infantil em período pandêmico: uma análise das dificuldades vivenciadas por professoras de uma CIEI do município de Santa Rita-PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Joyce Kamilly Monteiro da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27539
Resumo: A pandemia de COVID-19 resultou em índices alarmantes de contágio e óbitos, desde o ano de 2020. Diante disso, instituições públicas e privadas cessaram as atividades presenciais e o convívio social foi impossibilitado. Práticas pedagógicas e escolares necessitaram ser adaptadas a uma nova realidade em todas as modalidades da Educação Básica e do Ensino Superior. As instituições de ensino tentaram, nesse período, atender às necessidades da aprendizagem sem a presencialidade, com o Ensino Remoto Emergencial (ERE) que, por sua vez, foi aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) ainda em 2020. A Educação Infantil enfrentou uma série de desafios, com emprego de metodologias alternativas e o uso das tecnologias da informação e comunicação voltadas aos processos de ensino-aprendizagem das crianças. Muitos/as educadores/as contribuíram e se empenharam em buscar novas formas de educar remotamente, mas as dificuldades do contexto da pandemia explicitaram diversas realidades que são espelho das desigualdades sociais/raciais existentes no país. O trabalho busca compreender, a partir das vozes das professoras, colaboradoras da pesquisa, as dificuldades vivenciadas por elas no Centro Integrado de Educação Infantil (CIEI), localizado no município de Santa Rita, na Paraíba, durante o período de pandemia. A pesquisa, que tem uma abordagem qualitativa, apoia-se em entrevistas semiestruturadas realizadas com três educadoras da CIEI. Os resultados da pesquisa evidenciaram o quanto a pandemia escancarou a realidade das desigualdades sociais e educacionais vivenciadas, principalmente, pelas crianças nos Centros Integrados de Educação Infantil, onde as políticas públicas não supriram as necessidades desses grupos, vítimas do racismo que afugenta o país, além da falta de acesso aos meios tecnológicos e as dificuldades mencionadas pelas educadoras, como a adaptação emergencial ao ERE, o que demonstra como foi difícil o enfrentamento do período pandêmico para a Educação Infantil.
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Muitos/as educadores/as contribuíram e se empenharam em buscar novas formas de educar remotamente, mas as dificuldades do contexto da pandemia explicitaram diversas realidades que são espelho das desigualdades sociais/raciais existentes no país. O trabalho busca compreender, a partir das vozes das professoras, colaboradoras da pesquisa, as dificuldades vivenciadas por elas no Centro Integrado de Educação Infantil (CIEI), localizado no município de Santa Rita, na Paraíba, durante o período de pandemia. A pesquisa, que tem uma abordagem qualitativa, apoia-se em entrevistas semiestruturadas realizadas com três educadoras da CIEI. Os resultados da pesquisa evidenciaram o quanto a pandemia escancarou a realidade das desigualdades sociais e educacionais vivenciadas, principalmente, pelas crianças nos Centros Integrados de Educação Infantil, onde as políticas públicas não supriram as necessidades desses grupos, vítimas do racismo que afugenta o país, além da falta de acesso aos meios tecnológicos e as dificuldades mencionadas pelas educadoras, como a adaptação emergencial ao ERE, o que demonstra como foi difícil o enfrentamento do período pandêmico para a Educação Infantil.The COVID-19 pandemic has resulted in alarming rates of contagion and deaths since 2020. As a result, public and private institutions have ceased face-to-face activities and social interaction has been made impossible. Pedagogical and school practices needed to be adapted to a new reality in all types of Basic Education and Higher Education. Educational institutions tried, during this period, to meet learning needs without presence, with Emergency Remote Teaching (ERE) which, in turn, was approved by the Ministry of Education (MEC) in 2020. series of challenges, with the use of alternative methodologies and the use of information and communication technologies aimed at the teaching-learning processes of children. Many educators contributed and committed themselves to seeking new ways to educate remotely, but the difficulties of the pandemic context made explicit several realities that mirror the social/racial inequalities existing in the country. The work seeks to understand, from the voices of the teachers, research collaborators, the difficulties experienced by them at the Integrated Center for Early Childhood Education (CIEI), located in the municipality of Santa Rita, in Paraíba, during the pandemic period. The research, which has a qualitative approach, is based on semi-structured interviews with three CIEI educators. The survey results showed how much the pandemic exposed the reality of social and educational inequalities experienced, mainly, by children in the Integrated Centers for Early Childhood Education, where public policies did not meet the needs of these groups, victims of the racism that scares the country, the lack of of access to technological means and the difficulties mentioned by the educators, such as the emergency adaptation to the ERE, demonstrate how difficult it was for Early Childhood Education to face the pandemic period.Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-07-20T17:35:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JKMS22062023.pdf: 4587308 bytes, checksum: 4d54d0602941666b2f8c277e6d66c5a9 (MD5)Made available in DSpace on 2023-07-20T17:35:44Z (GMT). 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