Habilidade EF06MA17 : planificação e relação entre os elementos de prismas e pirâmides com o uso do software polypro e materiais manipulativos no 6º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Nathalia Batista da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27732
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo geral apresentar um estudo que venha a contribuir com o desenvolvimento da habilidade EF06MA17 em alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada do município de Jacaraú/PB, capaz de promover a aprendizagem da geometria espacial, a partir da manipulação e visualização dos sólidos tridimensionais, com o uso do software Polypro e dos materiais manipulativos. A metodologia utilizada no desenvolvimento desta pesquisa, caracterizou-se como qualitativa e explicativa e quanto aos procedimentos técnicos para levantamento de dados, foi utilizada uma pesquisa do tipo pesquisa participante. A pesquisa foi realizada numa turma com 14 alunos, através de uma oficina pedagógica, realizada na escola, com duração de 1 hora e 30 minutos. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário diagnóstico contendo cinco questões abertas. Com relação aos resultados, observou-se que os alunos mostraram um grande interesse pela aula ao manipularem os materiais, bem como ao visualizarem as planificações dos sólidos, através do uso do software, contribuindo assim para uma melhor fixação dos conteúdos. Verificou-se ainda que o uso da ludicidade contribuiu para uma aula atrativa, interessante e dinâmica, despertando a curiosidade, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, proporcionando um aprendizado real e significativo de um conteúdo conhecido como abstrato e de difícil visualização, diminuindo assim, a evasão escolar. Por fim, foi possível afirmar que o uso de tecnologias atrelado aos materiais manipulativos podem ser uma ferramenta potencial para a aprendizagem de conceitos matemáticos em todos os níveis de ensino e minimizando as dificuldades do ensino e da aprendizagem na Matemática.
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Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário diagnóstico contendo cinco questões abertas. Com relação aos resultados, observou-se que os alunos mostraram um grande interesse pela aula ao manipularem os materiais, bem como ao visualizarem as planificações dos sólidos, através do uso do software, contribuindo assim para uma melhor fixação dos conteúdos. Verificou-se ainda que o uso da ludicidade contribuiu para uma aula atrativa, interessante e dinâmica, despertando a curiosidade, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, proporcionando um aprendizado real e significativo de um conteúdo conhecido como abstrato e de difícil visualização, diminuindo assim, a evasão escolar. Por fim, foi possível afirmar que o uso de tecnologias atrelado aos materiais manipulativos podem ser uma ferramenta potencial para a aprendizagem de conceitos matemáticos em todos os níveis de ensino e minimizando as dificuldades do ensino e da aprendizagem na Matemática.The present work had as general objective to present a study that will contribute to the development of the EF06MA17 skill in students of the 6th year of Elementary School of a private school in the city of Jacaraú/PB, capable of promoting the learning of spatial geometry, from the manipulation and visualization of three-dimensional solids, with the use of Polypro software and manipulative materials. The methodology used in the development of this research was characterized as qualitative and explanatory and as for the technical procedures for data collection, a survey of the participant research type was used. The research was carried out in a class with 14 students,through a pedagogical workshop, held at the school, lasting 1 hour and 30 minutes. As a data collection instrument, a diagnostic questionnaire containing five open questions was used. With regard to the results, it was observed that the students showed a great interest in the class when they manipulated the materials, as well as when they visualized the solids unfolding, through the use of the software, thus contributing to a better fixation of the contents. It was also verified that the use of ludicity contributed to an attractive, interesting and dynamic class, arousing curiosity, personal, social and cultural development, providing a real and meaningful learning of a content known as abstract and difficult to visualize, thus reducing, school dropout. Finally, it was possible to state that the use of technologies linked to manipulative materials can be a potential tool for learning mathematical concepts at all levels of education and minimizing the difficulties of teaching and learning in Mathematics.Submitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-08-14T11:29:51Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) nathaliabatistadasilvalima__TERMO.pdf: 157400 bytes, checksum: 8dcfeec9120f99f8237d5a79103af36b (MD5) nathaliabatistadasilvalima_TCC.pdf: 1442245 bytes, checksum: f5fd905bb6050585ad20a0b711ccf0db (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-14T11:29:51Z (GMT). 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