A gestão do ensino remoto na educação de jovens e adultos na escola estadual em Camboinha- Cabedelo/PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Walkiria da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27268
Resumo: A pandemia de Covid-19 trouxe muitos impactos à vida de todos, para as diversas atividades econômicas, para o serviço público e para a educação. Todos, de algum modo, foram afetados pelo processo pandêmico. Quem pôde se resguardar em sua residência, assim o fez, porém a grande maioria das pessoas, além de tentar se proteger contra o vírus, ainda precisou buscar formas de sobrevivência, em função da perda de emprego. Na educação, as atividades foram paralisadas ou passaram a ocorrer de forma remota, seja por meio de aplicativos de mensagens ou chamadas de vídeo. O presente trabalho tem como objetivo analisar como a gestão de uma escola estadual, localizada na cidade de Cabedelo-PB, administrou a oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA) durante a pandemia de Covid-19. Do ponto de vista teórico, estudamos sobre algumas mudanças pelas quais a EJA passou, que de certo modo contribuíram para o desenvolvimento da educação como uma conquista na Constituição Federal de 1988 e na LDB 9394/96. Dialogamos também com Paulo Freire (1997) sobre uma concepção libertadora de educação e suas contribuições para a modalidade de EJA. Metodologicamente, a coleta dos dados foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada junto à gestão da Escolar, no bairro de Camboinha, bem como recorremos a alguns dados sócio-econômicos do Município para auxiliar na análise. Diante disto, o ensino remoto foi um desafio para a gestão que viu a EJA ser esvaziada na escola, uma vez que em um contexto nacional e local, em que a quantidade de brasileiros com perfil sócio-econômico mais vulnerável, que possuem acesso à internet não chega a 40% (CETIC, BR 2019), os alunos da EJA não fogem a essa regra. Portanto, o diálogo com a gestora pedagógica nos leva a concluir acerca da ausência de políticas públicas para que os alunos da EJA permanecessem vinculados à escola durante a pandemia.
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Do ponto de vista teórico, estudamos sobre algumas mudanças pelas quais a EJA passou, que de certo modo contribuíram para o desenvolvimento da educação como uma conquista na Constituição Federal de 1988 e na LDB 9394/96. Dialogamos também com Paulo Freire (1997) sobre uma concepção libertadora de educação e suas contribuições para a modalidade de EJA. Metodologicamente, a coleta dos dados foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada junto à gestão da Escolar, no bairro de Camboinha, bem como recorremos a alguns dados sócio-econômicos do Município para auxiliar na análise. Diante disto, o ensino remoto foi um desafio para a gestão que viu a EJA ser esvaziada na escola, uma vez que em um contexto nacional e local, em que a quantidade de brasileiros com perfil sócio-econômico mais vulnerável, que possuem acesso à internet não chega a 40% (CETIC, BR 2019), os alunos da EJA não fogem a essa regra. Portanto, o diálogo com a gestora pedagógica nos leva a concluir acerca da ausência de políticas públicas para que os alunos da EJA permanecessem vinculados à escola durante a pandemia.The Covid-19 pandemic has brought many impacts to everyone's lives, for the various economic activities, for the public service and for education. All of them were somehow affected by the pandemic process. Those who were able to protect themselves in their residence did so, but the vast majority of people, in addition to trying to protect themselves against the virus, still had to seek ways of survival, due to the loss of jobs. In education, the activities were paralyzed or began to occur remotely, either through messaging applications or video calls. This study aims to analyze how the management Cabedelo-PB, managed the offer of Youth and Adult Education (EJA) during the Covid-19 pandemic. From a theoretical point of view, we studied some changes that EJA went through, which in a way contributed to the development of education as an achievement in the Federal Constitution of 1988 and in LDB 9394/96. We also spoke with Paulo Freire (1997) about a liberating conception of education and his contributions to the modality of EJA. Methodologically, data collection was carried out through a semi-structured interview with the management of Escolar, in the neighborhood of Camboinha, as well as we resorted to some socio-economic data of the Municipality to assist in the analysis. In view of this, remote education was a challenge for the management that saw EJA being emptied at school, since in a national and local context, in which the number of Brazilians with a more vulnerable socio-economic profile, who have internet access does not reach 40% (CETIC, BR 2019), EJA students do not escape this rule. Therefore, the dialogue with the pedagogical manager leads us to conclude about the absence of public policies for EJA students to remain linked to the school during the pandemic.Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-06-28T14:17:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WSS20062023.pdf: 480869 bytes, checksum: 8ff652116d64277e87f9bdcf3f03a5f7 (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-28T14:17:28Z (GMT). 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