Implicações das demandas escolares no cotidiano de mães e na relação família-escola durante o ensino remoto emergencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria De Fátima da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30182
Resumo: Durante a Pandemia da COVID-19 as atividades escolares remotas demandadas no contexto do ensino remoto emergencial evidenciaram ainda mais as desigualdades sociais, econômicas, educacionais e de gênero no acompanhamento da educação escolar dos/as filhos/as, que historicamente, tem estado muito mais a cargo das mães do que dos pais. Esta pesquisa de Dissertação de Mestrado objetivou analisar as implicações do ensino remoto emergencial no cotidiano de mulheres-mães no município de Bernardino Batista, no Sertão Paraibano. Seus fundamentos teóricos se assentam nos Estudos de Gênero e Educação, e das Relações Família-Escola e Estudos Culturais da Educação. A abordagem, de caráter quanti-qualitativo, emprega questionários digitais e impressos aplicados junto a 134 mães de alunos e alunas que estudam na principal escola pública do município. O material empírico produzido evidenciou um perfil predominante de mulheres-mães em situação de pobreza, com baixa escolaridade e cujos filhos/as tiveram apenas um aparelho celular para devolver as tarefas escolares durante o ensino remoto emergencial. Essas mulheres declararam dificuldades na mediação das tarefas, pois, além de não dominarem minimamente as ferramentas digitais utilizadas pelas professoras, não possuem escolaridade suficiente e ainda são as únicas responsáveis pelas tarefas domésticas, pelos cuidados e pela educação dos/as filhos/as.
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O material empírico produzido evidenciou um perfil predominante de mulheres-mães em situação de pobreza, com baixa escolaridade e cujos filhos/as tiveram apenas um aparelho celular para devolver as tarefas escolares durante o ensino remoto emergencial. Essas mulheres declararam dificuldades na mediação das tarefas, pois, além de não dominarem minimamente as ferramentas digitais utilizadas pelas professoras, não possuem escolaridade suficiente e ainda são as únicas responsáveis pelas tarefas domésticas, pelos cuidados e pela educação dos/as filhos/as.During the COVID-19 Pandemic, the remote school activities (demanded in the context of emergency remote teaching) highlighted even more the social, economic, educational and gender inequalities in the monitoring of children’s schooling by the family, a task that has been much more in charge of mothers than fathers. This Master’s Thesis research aimed to analyze the implications of emergency remote teaching in the daily lives of women/mothers in the municipality of Bernardino Batista, in the backlands of the state of Paraiba, in Northeastern Brazil. Its theoretical grounding is based on literature on Gender and Education, Family-School Relations, and Cultural Studies of Education. The quantitative and qualitative approach uses a digital and printed questionnaire applied to 134 mothers of students who attend the main public school in the municipality. The empirical data showed a predominant profile of women/mothers living in poverty, with low education, and whose children depended on a cell phone to return homework during emergency remote teaching. These women declared difficulties in mediating school activities. In addition to not mastering the digital tools, they do not have enough education and are the only family member in charge of household chores, care and education of their children.RESUMEN. Durante la Pandemia de COVID-19, las actividades escolares a distancia demandadas en el contexto de la enseñanza a distancia de emergencia destacaran aún más las desigualdades sociales, económicas, educativas y de género en el seguimiento de la educación escolar de los hijos y hijas, que ha estado mucho más a cargo de las madres que de los padres. Esta investigación de disertación de maestría tuvo como objetivo analizar las implicaciones de la enseñanza a distancia de emergencia en el cotidiano de las mujeres-madres en el municipio de Bernardino Batista, en el interior del estado de Paraiba, en Brasil. Sus fundamentos teóricos se basan en los Estudios de Género y Educación, Relaciones Familia-Escuela y Estudios Culturales en Educación. El enfoque cuantitativo y cualitativo utiliza cuestionarios digitales e impresos aplicados a 134 madres de alumnos y alumnas que estudian en la principal escuela pública del municipio. El material empírico producido mostró un perfil predominante de mujeres-madres en situación de pobreza, con baja escolaridad y cuyos hijos e hijas solo contaban con un teléfono móvil para devolver las tareas escolares durante la enseñanza remota de emergencia. Esas mujeres declararon dificultades para mediar el aprendizaje de las tareas escolares, pues, además de no dominar las herramientas digitales, no cuentan con la suficiente educación y siguen siendo las únicas responsables de las tareas del hogar, del cuidado y de la educación de sus hijos y hijas.Submitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2024-05-08T10:17:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MariaDeFátimaDaSilva_Dissert.pdf: 1124739 bytes, checksum: aa83d362aca8a21ac769d3867bb5cedb (MD5)Made available in DSpace on 2024-05-08T10:17:44Z (GMT). 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