A desconstrução do padrão de beleza feminino em campanhas publicitárias de moda no Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Ana Paula de Miranda
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18000
Resumo: O presente artigo analisa como as lojas de departamento C&A, Lojas Renner e Riachuelo contribuem para a desconstrução do padrão de beleza feminino, visto que, anteriormente a mulher era apresentada na publicidade, principalmente, como objeto. Desenvolveu-se uma pesquisa exploratória dos perfis das empresas no Instagram, permitindo identificar suas postagens no período de janeiro a março de 2020, por meio da análise de conteúdo. Além disso, lançou-se mão de uma pesquisa bibliográfica para compreender os aspectos teóricos pertinentes ao tema como beleza, empoderamento feminino, publicidade e mídias sociais. Diante dos resultados, pode-se concluir que há um processo de mudança em andamento, no qual as marcas buscam acompanhar as demandas por uma sociedade mais igualitária em relação às mulheres. No entanto, há pouca diversidade em relação as mulheres que são representadas nas publicações das marcas investigadas.
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spelling 2020-09-03T20:22:53Z2020-09-012020-09-03T20:22:53Z2020-08-10https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18000O presente artigo analisa como as lojas de departamento C&A, Lojas Renner e Riachuelo contribuem para a desconstrução do padrão de beleza feminino, visto que, anteriormente a mulher era apresentada na publicidade, principalmente, como objeto. Desenvolveu-se uma pesquisa exploratória dos perfis das empresas no Instagram, permitindo identificar suas postagens no período de janeiro a março de 2020, por meio da análise de conteúdo. Além disso, lançou-se mão de uma pesquisa bibliográfica para compreender os aspectos teóricos pertinentes ao tema como beleza, empoderamento feminino, publicidade e mídias sociais. Diante dos resultados, pode-se concluir que há um processo de mudança em andamento, no qual as marcas buscam acompanhar as demandas por uma sociedade mais igualitária em relação às mulheres. No entanto, há pouca diversidade em relação as mulheres que são representadas nas publicações das marcas investigadas.This article analyzes how the department stores C&A, Lojas Renner and Riachuelo contribute to the deconstruction of the female beauty standard, since previously women were presented in advertising mainly as objects. An exploratory survey of company profiles on Instagram was developed to allow the identification of its posts through the content analysis in the period from January to March 2020. In addition, a bibliographic research was used to understand the theoretical aspects relevant to beauty, female empowerment, advertising and social media. In view of the results, it can be concluded that there is a process of change in progress, in which brands seek to follow the demands for a more egalitarian society in relation to women. Considering that there is little diversity in relation to the women who are represented in the publications of the investigated brands.Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2020-09-03T20:22:53Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) APML01092020.pdf: 1399863 bytes, checksum: 9c2e78292f4baaa61a2a48afc07eb57c (MD5)Made available in DSpace on 2020-09-03T20:22:53Z (GMT). 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