A desconstrução do padrão de beleza feminino em campanhas publicitárias de moda no Instagram
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18000 |
Resumo: | O presente artigo analisa como as lojas de departamento C&A, Lojas Renner e Riachuelo contribuem para a desconstrução do padrão de beleza feminino, visto que, anteriormente a mulher era apresentada na publicidade, principalmente, como objeto. Desenvolveu-se uma pesquisa exploratória dos perfis das empresas no Instagram, permitindo identificar suas postagens no período de janeiro a março de 2020, por meio da análise de conteúdo. Além disso, lançou-se mão de uma pesquisa bibliográfica para compreender os aspectos teóricos pertinentes ao tema como beleza, empoderamento feminino, publicidade e mídias sociais. Diante dos resultados, pode-se concluir que há um processo de mudança em andamento, no qual as marcas buscam acompanhar as demandas por uma sociedade mais igualitária em relação às mulheres. No entanto, há pouca diversidade em relação as mulheres que são representadas nas publicações das marcas investigadas. |
id |
UFPB-2_55f53f903298de9078941871d02b077b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:123456789/18000 |
network_acronym_str |
UFPB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPB |
repository_id_str |
2546 |
spelling |
2020-09-03T20:22:53Z2020-09-012020-09-03T20:22:53Z2020-08-10https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18000O presente artigo analisa como as lojas de departamento C&A, Lojas Renner e Riachuelo contribuem para a desconstrução do padrão de beleza feminino, visto que, anteriormente a mulher era apresentada na publicidade, principalmente, como objeto. Desenvolveu-se uma pesquisa exploratória dos perfis das empresas no Instagram, permitindo identificar suas postagens no período de janeiro a março de 2020, por meio da análise de conteúdo. Além disso, lançou-se mão de uma pesquisa bibliográfica para compreender os aspectos teóricos pertinentes ao tema como beleza, empoderamento feminino, publicidade e mídias sociais. Diante dos resultados, pode-se concluir que há um processo de mudança em andamento, no qual as marcas buscam acompanhar as demandas por uma sociedade mais igualitária em relação às mulheres. No entanto, há pouca diversidade em relação as mulheres que são representadas nas publicações das marcas investigadas.This article analyzes how the department stores C&A, Lojas Renner and Riachuelo contribute to the deconstruction of the female beauty standard, since previously women were presented in advertising mainly as objects. An exploratory survey of company profiles on Instagram was developed to allow the identification of its posts through the content analysis in the period from January to March 2020. In addition, a bibliographic research was used to understand the theoretical aspects relevant to beauty, female empowerment, advertising and social media. In view of the results, it can be concluded that there is a process of change in progress, in which brands seek to follow the demands for a more egalitarian society in relation to women. Considering that there is little diversity in relation to the women who are represented in the publications of the investigated brands.Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2020-09-03T20:22:53Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) APML01092020.pdf: 1399863 bytes, checksum: 9c2e78292f4baaa61a2a48afc07eb57c (MD5)Made available in DSpace on 2020-09-03T20:22:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) APML01092020.pdf: 1399863 bytes, checksum: 9c2e78292f4baaa61a2a48afc07eb57c (MD5) Previous issue date: 2020-08-10porUniversidade Federal da ParaíbaUFPBBrasilComunicaçãoAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAMulher - Padrão de belezaCampanha publicitáriaPublicidade - Mídias sociaisA desconstrução do padrão de beleza feminino em campanhas publicitárias de moda no InstagramThe deconstruction of the female beauty standard in fashion advertising campaigns on Instagraminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSantos, Andréa Karinne Albuquerque dos11128211475Lopes, Ana Paula de MirandaBARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Edições 70, LTDA, Portugal, 1977. Disponível em: <https://www.ets.ufpb.br/pdf/2013/2%20Metodos%20quantitat%20e%20qualitat%20- %20IFES/Bauman,%20Bourdieu,%20Elias/Livros%20de%20Metodologia/Bardin%20- %201977%20-%20An%C3%A1lise%20de%20Conte%C3%BAdo.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2020. BATALINI, Beatriz; GUIDINI, Priscila; NEGRISOLLI, Giovana; SILVA, Caroline. A influência da mídia nos padrões de beleza atuais. ETIC, Encontro de Iniciação Científica. ISSN 21-76-8498. Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo, São Paulo, 2013. BERTH, Joice. Empoderamento. Femininos Plurais/Coordenação de Djamila Ribeiro. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019. BORGES, Flávia Rodrigues; FIGUEIREDO, Ivan Vasconcelos. Feminismo e a mulher na contemporaneidade: uma análise de propagandas televisivas. INTERCOM, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: <http://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/resumos/R10-2821-1.pdf>. Acesso em: 30 jun. 2020. BUENO DE PAULA, Vandressa; LISBOA, Daine; SILVA, Mariane; SUENAGA, Camila. Conceito, beleza e contemporaneidade: fragmentos históricos no decorrer da evolução 30 estética. Universidade do Vale do Itajaí, Santa Catarina, 2012. Disponível em: <http://siaibib01.univali.br/pdf/Camila%20Suenaga,%20Daiane%20Lisboa.pdf>. Acesso em: 01 jun. 2020. CASSAB, Latif Antonia; OLIVEIRA, Laís Paula Rodrigues. O movimento feminista: algumas considerações bibliográficas. Anais III Simpósio Gênero e Políticas Públicas, Univerisade Estadual de Londrina, 2014. Disponível em: <http://www.uel.br/eventos/gpp/pages/arquivos/GT10_La%C3%ADs%20Paula%20Rodrigue s%20de%20Oliveira%20e%20Latif%20Cassab.pdf>. Acesso em: 02 jun. 2020. C&A. www.cea.com.br. Disponível em: <https://www.cea.com.br/Institucional/Conheca-aCEA>. Acesso em: 03 jul. 2020. COSTA, Antônio; FREITAS, Clara Maria; LIMA, Ricardo; LUCENA FILHO, Ademar. O padrão de beleza corporal sobre o corpo feminino mediante o IMC. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 24, n. 3, 2010. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1807- 55092010000300010&script=sci_arttext&tlng=pt>. Acesso em: 28 maio. 2020. CORRÊA, Marcelo; COSTA, Ana Paula; MAUSS DOS SANTOS, Mariane; LOPES DOS SANTOS, Julianna. Publicidade x Padrões de beleza: uma reflexão sobre o uso da imagem da mulher na campanha “um olhar aberto te define”, da marca Avon. SEPesq, Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação. Centro Universitário Ritter dos Reis, Rio Grande do Sul, 2018. Disponível em: <https://www.uniritter.edu.br/files/sepesq/arquivos-trabalhos-2019-2/7- mariane-mauss-dos-santos-publicidade-x-padroes-de-beleza.pdf>. Acesso em: 04 jun. 2020. CUGLER, Jussara; OLIVEIRA, Eliane Basilio. Representação da mulher na publicidade: um estudo de caso do vídeo câmera tímida, da marca Dove. UTFPR CURITIBA, 2015. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/de>. Acesso em: 30 jun. 2020. FRANCO, Luiza. Violência contra a mulher: novos dados mostram que não há lugar seguro no Brasil. BBC News Brasil, São Paulo, 2019. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-47365503>. Acesso em: 15 jun. 2020. GIL, Antônio. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008. Disponível em: <https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/gil-a-c-mc3a9todos-etc3a9cnicas-de-pesquisa-social.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2020. HAMLIN, Cynthia; PETERS, Gabriel. Consumindo como uma garota: subjetificação e empoderamento na publicidade voltada para mulheres. Lua Nova, São Paulo, 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ln/n103/1807-0175-ln-103-167.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2020. 31 FERRARELI, Camila Melo; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira; WISSMANN, Débora. A (Des)Construção do Papel da Mulher em Campanhas Publicitárias de Cerveja: Análise da Campana Reposter da Skol. INTERCOM, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, Caxias do Sul, 2017. Disponível em: <http://portalintercom.org.br/anais/sul2017/resumos/R55-0315-1.pdf>. Acesso em: 30 jun. 2020. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário da língua portuguesa. 5. ed. Curitiba: Positivo, 2010. LIPOVETSKY, Gilles. A terceira mulher: permanência e revolução do feminino. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. LISBOA, Teresa Kleba. O Empoderamento como estratégia de inclusão das mulheres nas políticas sociais. Fazendo Gênero 8 – Corpo, Violência e Poder, Florianópolis, 2008. Disponível em: <http://www.fazendogenero.ufsc.br/8/sts/ST11/Teresa_Kleba_Lisboa_11.pdf>. Acesso em: 30 jun. 2020. LOJAS RENNER S.A. www.lojasrennersa.com.br/. Disponível em: <https://www.lojasrennersa.com.br/pt_br/institucional/sobre-lojasrenner-sa>. Acesso em: 06 jul. 2020. LOPES, Jairo. SILVA, Daniela. Publicidade no Brasil: novos caminhos, novas linguagens. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, EDUFSC, v. 41, n 1 e 2, p. 157-178, 2007. MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada. 6.ed. Bookman, 2012. [VitalSourceBookshelfversion]. Disponível em <http://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788540700628/page/361> Acesso em: 20 jun. 2020. NICKELS, G. W.; WOOD, B. M. Marketing, Relacionamentos, Qualidade, Valor. 11 ed. São Paulo: EDITORA, 1997. SARDENBERG, Cecília. Conceituando “Empoderamento” na Perspectiva Feminista. Universidade Federal da Bahia, Bahia, 2009. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6848>. Acesso em: 29 jun. 2020. SEBRAE. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/al/artigos/10-dicas-para-promover-o-seu- 32 negocio-no-instagram,e11da535c0597510VgnVCM1000004c00210aRCRD>. Acesso em: 14 ago. 2020. PIZA, Mariana Vassallo. O fenômeno instagram: considerações sob perspectiva tecnológica. 2012. 48f. Monografia (Graduação) – Departamento de Sociologia, Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Brasília, Brasília/DF, 2017. Disponível em: <https://bdm.unb.br/bitstream/10483/3243/1/2012_MarianaVassalloPiza.pdf>. Acesso em: 14 ago. 2020. PLANK, Anne Caroline. A representação do feminino na publicidade. Fundação Educacional do Município de Assis, 2012. Disponível em: <https://cepein.femanet.com.br/BDigital/arqPIBIC/1111340344B453.pdf>. Acesso em: 30 jun. 2020. RIACHUELO. www.riachuelo.com.br. Disponível em: <https://www.riachuelo.com.br/aempresa/riachuelo-hoje>. Acesso em: 12 jul. 2020. SCHUBERT, Claudio. A construção do conceito estético Ocidental e sua implicação na formação valorativa e no processo educacional. INTERCOM, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, Blumenau, 2009. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2009/resumos/R16-1303-1.pdf>. Acesso em: 25 maio. 2020. SILVA, Amanda Ferraz de Oliveira e. O gênero discursivo propaganda televisiva: interações verbais na perspectiva Bakhtiniana. Pontifíca Universiadade Católica do Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: <https://www.maxwell.vrac.pucrio.br/Busca_etds.php?strSecao=ocorrencia&nrSeq=7059@1&nrseqoco=20015>. Acesso em: 30 jun. 2020. VÁSQUEZ, Carolina Stephania Guzmán. A representação da Mulher nas imagens publicitárias. O caso AVON: Catálogos ou Catalogadas?. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal da Bahia, 2014. Disponível em: <http://www.repositorio.ufba.br:8080/ri/bitstream/ri/15819/1/Diserta%C3%A7%C3%A3o%2 0Carolina%20Guzm%C3%A1n%20Vers%C3%A3o%20Final.pdf>. Acesso em: 23 jun. 2020.reponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTAPML01092020.pdf.txtAPML01092020.pdf.txtExtracted texttext/plain58011https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/18000/4/APML01092020.pdf.txt919a4992ad4d9351b365f274846f926dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82405https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/18000/3/license.txt93602dd063c7e69d93ed2a54235ea1e0MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/18000/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52ORIGINALAPML01092020.pdfAPML01092020.pdfapplication/pdf1399863https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/18000/1/APML01092020.pdf9c2e78292f4baaa61a2a48afc07eb57cMD51123456789/180002024-09-02 10:57:47.841oai:repositorio.ufpb.br:123456789/18000QVVUT1JJWkHDh8ODTyBFIExJQ0VOw4dBIERFIERJU1RSSUJVScOHw4NPIE7Dg08tRVhDTFVTSVZBDQoNCkF1dG9yaXpvIGUgZXN0b3UgZGUgYWNvcmRvLCBuYSBxdWFsaWRhZGUgZGUgdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IgZGEgcHVibGljYcOnw6NvIGF1dG8tZGVwb3NpdGFkYSwgY29uZm9ybWUgTGVpIG7CuiA5NjEwLzk4LCBvcyBzZWd1aW50ZXMgdGVybW9zOg0KIA0KRGEgRGlzdHJpYnVpw6fDo28gbsOjby1leGNsdXNpdmEgDQpPIGF1dG9yIGRlY2xhcmEgcXVlOiANCmEpIE8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0ZSB0ZXJtby4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2UsIHRhbnRvIHF1YW50byBsaGUgw6kgcG9zc8OtdmVsIHNhYmVyLCBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBwZXNzb2Egb3UgZW50aWRhZGUuIA0KYikgU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgY29udMOpbSBtYXRlcmlhbCBkbyBxdWFsIG7Do28gZGV0w6ltIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yLCBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYXV0b3JpemHDp8OjbyBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IgcGFyYSBjb25jZWRlciBhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRhIFBhcmHDrWJhIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGUgdGVybW8sIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgY3Vqb3MgZGlyZWl0b3Mgc8OjbyBkZSB0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBjb250ZcO6ZG8gZG8gdHJhYmFsaG8gZW50cmVndWUuIA0KYykgU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgYmFzZWFkbyBlbSB0cmFiYWxobyBmaW5hbmNpYWRvIG91IGFwb2lhZG8gcG9yIG91dHJhIGluc3RpdHVpw6fDo28gcXVlIG7Do28gYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkYSBQYXJhw61iYSBkZWNsYXJhIHF1ZSBjdW1wcml1IHF1YWlzcXVlciBvYnJpZ2HDp8O1ZXMgZXhpZ2lkYXMgcGVsbyByZXNwZWN0aXZvIGNvbnRyYXRvIG91IGFjb3Jkby4NCmQpIENvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZQQiBvIGRpcmVpdG8gZGUgcmVwcm9kdXppciwgdHJhZHV6aXIsIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3VtbykgcG9yIHRvZG8gbyBtdW5kbyBubyBmb3JtYXRvIGltcHJlc3NvIGUgZWxldHLDtG5pY28gZSBlbSBxdWFscXVlciBtZWlvLCBpbmNsdWluZG8gb3MgZm9ybWF0b3Mgw6F1ZGlvIG91IHbDrWRlby4NCmUpIFZvY8OqIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGUEIgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byBwYXJhIGZpbnMgZGUgcHJlc2VydmHDp8Ojby4NCmYpIFZvY8OqIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGUEIgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2t1cCBlIHByZXNlcnZhw6fDo28uDQoNCkRvcyBFbWJhcmdvcyBlIFJlc3RyacOnw7VlcyBkZSBBY2Vzc28NCk8gZW1iYXJnbyBwb2RlcsOhIHNlciBtYW50aWRvIHBvciBhdMOpIDEgKHVtKSBhbm8sIHBvZGVuZG8gc2VyIHByb3Jyb2dhZG8gcG9yIGlndWFsIHBlcsOtb2RvLCBjb20gYSBuZWNlc3NpZGFkZSBkZSBhbmV4YXIgZG9jdW1lbnRvcyBjb21wcm9iYXTDs3Jpb3MuIE8gcmVzdW1vIGUgb3MgbWV0YWRhZG9zIGRlc2NyaXRpdm9zIHNlcsOjbyBkaXNwb25pYmlsaXphZG9zIG5vIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGUEIuDQpPIGRlcMOzc2l0byBkbyB0cmFiYWxobyDDqSBvYnJpZ2F0w7NyaW8sIGluZGVwZW5kZW50ZSBkbyBlbWJhcmdvLg0KUXVhbmRvIGVtYmFyZ2FkbywgbyB0cmFiYWxobyBwZXJtYW5lY2Vyw6EgaW5kaXNwb27DrXZlbCBlbnF1YW50byB2aWdvcmFyIGFzIHJlc3RyacOnw7Vlcy4gUGFzc2FkbyBvIHBlcsOtb2RvIGRvIGVtYmFyZ28sIG8gdHJhYmFsaG8gc2Vyw6EgYXV0b21hdGljYW1lbnRlIGRpc3BvbmliaWxpemFkbyBubyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRlBCLiA=Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpb.br/oai/requestdiretoria@ufpb.bropendoar:25462024-09-02T13:57:47Repositório Institucional da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A desconstrução do padrão de beleza feminino em campanhas publicitárias de moda no Instagram |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The deconstruction of the female beauty standard in fashion advertising campaigns on Instagram |
title |
A desconstrução do padrão de beleza feminino em campanhas publicitárias de moda no Instagram |
spellingShingle |
A desconstrução do padrão de beleza feminino em campanhas publicitárias de moda no Instagram Lopes, Ana Paula de Miranda CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Mulher - Padrão de beleza Campanha publicitária Publicidade - Mídias sociais |
title_short |
A desconstrução do padrão de beleza feminino em campanhas publicitárias de moda no Instagram |
title_full |
A desconstrução do padrão de beleza feminino em campanhas publicitárias de moda no Instagram |
title_fullStr |
A desconstrução do padrão de beleza feminino em campanhas publicitárias de moda no Instagram |
title_full_unstemmed |
A desconstrução do padrão de beleza feminino em campanhas publicitárias de moda no Instagram |
title_sort |
A desconstrução do padrão de beleza feminino em campanhas publicitárias de moda no Instagram |
author |
Lopes, Ana Paula de Miranda |
author_facet |
Lopes, Ana Paula de Miranda |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Andréa Karinne Albuquerque dos |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
11128211475 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Ana Paula de Miranda |
contributor_str_mv |
Santos, Andréa Karinne Albuquerque dos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Mulher - Padrão de beleza Campanha publicitária Publicidade - Mídias sociais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mulher - Padrão de beleza Campanha publicitária Publicidade - Mídias sociais |
description |
O presente artigo analisa como as lojas de departamento C&A, Lojas Renner e Riachuelo contribuem para a desconstrução do padrão de beleza feminino, visto que, anteriormente a mulher era apresentada na publicidade, principalmente, como objeto. Desenvolveu-se uma pesquisa exploratória dos perfis das empresas no Instagram, permitindo identificar suas postagens no período de janeiro a março de 2020, por meio da análise de conteúdo. Além disso, lançou-se mão de uma pesquisa bibliográfica para compreender os aspectos teóricos pertinentes ao tema como beleza, empoderamento feminino, publicidade e mídias sociais. Diante dos resultados, pode-se concluir que há um processo de mudança em andamento, no qual as marcas buscam acompanhar as demandas por uma sociedade mais igualitária em relação às mulheres. No entanto, há pouca diversidade em relação as mulheres que são representadas nas publicações das marcas investigadas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-09-03T20:22:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-09-01 2020-09-03T20:22:53Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-08-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18000 |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18000 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv |
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Edições 70, LTDA, Portugal, 1977. Disponível em: <https://www.ets.ufpb.br/pdf/2013/2%20Metodos%20quantitat%20e%20qualitat%20- %20IFES/Bauman,%20Bourdieu,%20Elias/Livros%20de%20Metodologia/Bardin%20- %201977%20-%20An%C3%A1lise%20de%20Conte%C3%BAdo.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2020. BATALINI, Beatriz; GUIDINI, Priscila; NEGRISOLLI, Giovana; SILVA, Caroline. A influência da mídia nos padrões de beleza atuais. ETIC, Encontro de Iniciação Científica. ISSN 21-76-8498. Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo, São Paulo, 2013. BERTH, Joice. Empoderamento. Femininos Plurais/Coordenação de Djamila Ribeiro. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019. BORGES, Flávia Rodrigues; FIGUEIREDO, Ivan Vasconcelos. Feminismo e a mulher na contemporaneidade: uma análise de propagandas televisivas. INTERCOM, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: <http://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/resumos/R10-2821-1.pdf>. Acesso em: 30 jun. 2020. BUENO DE PAULA, Vandressa; LISBOA, Daine; SILVA, Mariane; SUENAGA, Camila. Conceito, beleza e contemporaneidade: fragmentos históricos no decorrer da evolução 30 estética. Universidade do Vale do Itajaí, Santa Catarina, 2012. Disponível em: <http://siaibib01.univali.br/pdf/Camila%20Suenaga,%20Daiane%20Lisboa.pdf>. Acesso em: 01 jun. 2020. CASSAB, Latif Antonia; OLIVEIRA, Laís Paula Rodrigues. O movimento feminista: algumas considerações bibliográficas. Anais III Simpósio Gênero e Políticas Públicas, Univerisade Estadual de Londrina, 2014. Disponível em: <http://www.uel.br/eventos/gpp/pages/arquivos/GT10_La%C3%ADs%20Paula%20Rodrigue s%20de%20Oliveira%20e%20Latif%20Cassab.pdf>. Acesso em: 02 jun. 2020. C&A. www.cea.com.br. Disponível em: <https://www.cea.com.br/Institucional/Conheca-aCEA>. Acesso em: 03 jul. 2020. COSTA, Antônio; FREITAS, Clara Maria; LIMA, Ricardo; LUCENA FILHO, Ademar. O padrão de beleza corporal sobre o corpo feminino mediante o IMC. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 24, n. 3, 2010. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1807- 55092010000300010&script=sci_arttext&tlng=pt>. Acesso em: 28 maio. 2020. CORRÊA, Marcelo; COSTA, Ana Paula; MAUSS DOS SANTOS, Mariane; LOPES DOS SANTOS, Julianna. Publicidade x Padrões de beleza: uma reflexão sobre o uso da imagem da mulher na campanha “um olhar aberto te define”, da marca Avon. SEPesq, Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação. Centro Universitário Ritter dos Reis, Rio Grande do Sul, 2018. Disponível em: <https://www.uniritter.edu.br/files/sepesq/arquivos-trabalhos-2019-2/7- mariane-mauss-dos-santos-publicidade-x-padroes-de-beleza.pdf>. Acesso em: 04 jun. 2020. CUGLER, Jussara; OLIVEIRA, Eliane Basilio. Representação da mulher na publicidade: um estudo de caso do vídeo câmera tímida, da marca Dove. UTFPR CURITIBA, 2015. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/de>. Acesso em: 30 jun. 2020. FRANCO, Luiza. Violência contra a mulher: novos dados mostram que não há lugar seguro no Brasil. BBC News Brasil, São Paulo, 2019. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-47365503>. Acesso em: 15 jun. 2020. GIL, Antônio. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008. Disponível em: <https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/gil-a-c-mc3a9todos-etc3a9cnicas-de-pesquisa-social.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2020. HAMLIN, Cynthia; PETERS, Gabriel. Consumindo como uma garota: subjetificação e empoderamento na publicidade voltada para mulheres. Lua Nova, São Paulo, 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ln/n103/1807-0175-ln-103-167.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2020. 31 FERRARELI, Camila Melo; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira; WISSMANN, Débora. A (Des)Construção do Papel da Mulher em Campanhas Publicitárias de Cerveja: Análise da Campana Reposter da Skol. INTERCOM, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, Caxias do Sul, 2017. Disponível em: <http://portalintercom.org.br/anais/sul2017/resumos/R55-0315-1.pdf>. Acesso em: 30 jun. 2020. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário da língua portuguesa. 5. ed. Curitiba: Positivo, 2010. LIPOVETSKY, Gilles. A terceira mulher: permanência e revolução do feminino. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. LISBOA, Teresa Kleba. O Empoderamento como estratégia de inclusão das mulheres nas políticas sociais. Fazendo Gênero 8 – Corpo, Violência e Poder, Florianópolis, 2008. Disponível em: <http://www.fazendogenero.ufsc.br/8/sts/ST11/Teresa_Kleba_Lisboa_11.pdf>. Acesso em: 30 jun. 2020. LOJAS RENNER S.A. www.lojasrennersa.com.br/. Disponível em: <https://www.lojasrennersa.com.br/pt_br/institucional/sobre-lojasrenner-sa>. Acesso em: 06 jul. 2020. LOPES, Jairo. SILVA, Daniela. Publicidade no Brasil: novos caminhos, novas linguagens. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, EDUFSC, v. 41, n 1 e 2, p. 157-178, 2007. MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada. 6.ed. Bookman, 2012. [VitalSourceBookshelfversion]. Disponível em <http://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788540700628/page/361> Acesso em: 20 jun. 2020. NICKELS, G. W.; WOOD, B. M. Marketing, Relacionamentos, Qualidade, Valor. 11 ed. São Paulo: EDITORA, 1997. SARDENBERG, Cecília. Conceituando “Empoderamento” na Perspectiva Feminista. Universidade Federal da Bahia, Bahia, 2009. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6848>. Acesso em: 29 jun. 2020. SEBRAE. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/al/artigos/10-dicas-para-promover-o-seu- 32 negocio-no-instagram,e11da535c0597510VgnVCM1000004c00210aRCRD>. Acesso em: 14 ago. 2020. PIZA, Mariana Vassallo. O fenômeno instagram: considerações sob perspectiva tecnológica. 2012. 48f. Monografia (Graduação) – Departamento de Sociologia, Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Brasília, Brasília/DF, 2017. Disponível em: <https://bdm.unb.br/bitstream/10483/3243/1/2012_MarianaVassalloPiza.pdf>. Acesso em: 14 ago. 2020. PLANK, Anne Caroline. A representação do feminino na publicidade. Fundação Educacional do Município de Assis, 2012. Disponível em: <https://cepein.femanet.com.br/BDigital/arqPIBIC/1111340344B453.pdf>. Acesso em: 30 jun. 2020. RIACHUELO. www.riachuelo.com.br. Disponível em: <https://www.riachuelo.com.br/aempresa/riachuelo-hoje>. Acesso em: 12 jul. 2020. SCHUBERT, Claudio. A construção do conceito estético Ocidental e sua implicação na formação valorativa e no processo educacional. INTERCOM, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, Blumenau, 2009. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2009/resumos/R16-1303-1.pdf>. Acesso em: 25 maio. 2020. SILVA, Amanda Ferraz de Oliveira e. O gênero discursivo propaganda televisiva: interações verbais na perspectiva Bakhtiniana. Pontifíca Universiadade Católica do Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: <https://www.maxwell.vrac.pucrio.br/Busca_etds.php?strSecao=ocorrencia&nrSeq=7059@1&nrseqoco=20015>. Acesso em: 30 jun. 2020. VÁSQUEZ, Carolina Stephania Guzmán. A representação da Mulher nas imagens publicitárias. O caso AVON: Catálogos ou Catalogadas?. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal da Bahia, 2014. Disponível em: <http://www.repositorio.ufba.br:8080/ri/bitstream/ri/15819/1/Diserta%C3%A7%C3%A3o%2 0Carolina%20Guzm%C3%A1n%20Vers%C3%A3o%20Final.pdf>. Acesso em: 23 jun. 2020. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPB |
collection |
Repositório Institucional da UFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/18000/4/APML01092020.pdf.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/18000/3/license.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/18000/2/license_rdf https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/18000/1/APML01092020.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
919a4992ad4d9351b365f274846f926d 93602dd063c7e69d93ed2a54235ea1e0 c4c98de35c20c53220c07884f4def27c 9c2e78292f4baaa61a2a48afc07eb57c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
diretoria@ufpb.br |
_version_ |
1815449086334074880 |