Improvisação como ferramenta para promover autonomia no ensino de baixo elétrico : um estudo na Universidade Federal da Paraíba.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Junior, Luiz Carlos Barbosa da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31671
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso (TCC) investiga a importância da improvisação como ferramenta para promover a autonomia no ensino de baixo elétrico. A pesquisa, realizada com professores e alunos do curso de licenciatura em música da UFPB, analisa as práticas pedagógicas, as percepções sobre a improvisação e os desafios enfrentados pelos estudantes. O estudo revela que a improvisação é reconhecida por professores e alunos como um elemento fundamental para o desenvolvimento da autonomia musical, estimulando a criatividade, o pensamento independente e a tomada de decisões musicais autônomas. A pesquisa demonstra que a promoção da autonomia é um objetivo central no ensino da improvisação, permitindo que os alunos desenvolvam sua própria voz musical, explorem novas sonoridades e técnicas, e tomem decisões musicais independentes. O estudo identifica desafios enfrentados pelos alunos, como falta de confiança, dificuldade de pensar em tempo real e necessidade de prática e conhecimento teórico, mas destaca que esses obstáculos podem ser superados com um ensino estruturado e de apoio. A pesquisa propõe quatro estratégias de ensino de improvisação: Cultivando Confiança e Expressão Pessoal, Integrando Repertório e Criatividade, Promovendo a Criatividade Através da Liberdade e da Exploração, e Aprendizagem Colaborativa e Horizontal. As conclusões do estudo apontam para a necessidade de ampliar o estudo da improvisação no contexto do ensino formal de música, reconhecendo sua importância para a formação de alunos mais preparados musicalmente, motivados, expressivos e inseridos no mercado de trabalho. A pesquisa destaca a importância da improvisação como ferramenta para promover a autonomia no ensino de baixo elétrico, contribuindo para a formação de músicos mais criativos, expressivos e independentes.
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O estudo identifica desafios enfrentados pelos alunos, como falta de confiança, dificuldade de pensar em tempo real e necessidade de prática e conhecimento teórico, mas destaca que esses obstáculos podem ser superados com um ensino estruturado e de apoio. A pesquisa propõe quatro estratégias de ensino de improvisação: Cultivando Confiança e Expressão Pessoal, Integrando Repertório e Criatividade, Promovendo a Criatividade Através da Liberdade e da Exploração, e Aprendizagem Colaborativa e Horizontal. As conclusões do estudo apontam para a necessidade de ampliar o estudo da improvisação no contexto do ensino formal de música, reconhecendo sua importância para a formação de alunos mais preparados musicalmente, motivados, expressivos e inseridos no mercado de trabalho. A pesquisa destaca a importância da improvisação como ferramenta para promover a autonomia no ensino de baixo elétrico, contribuindo para a formação de músicos mais criativos, expressivos e independentes.This thesis investigates the importance of improvisation as a tool to promote autonomy in electric bass teaching. The research, conducted with professors and students from the music degree program at UFPB, analyzes pedagogical practices, perceptions of improvisation, and the challenges faced by students. The study reveals that improvisation is recognized by professors and students as a fundamental element for the development of musical autonomy, stimulating creativity, independent thinking, and autonomous musical decision-making. The research demonstrates that promoting autonomy is a central objective in improvisation teaching, allowing students to develop their own musical voice, explore new sounds and techniques, and make independent musical decisions. The study identifies challenges faced by students, such as lack of confidence, difficulty thinking in real time, and the need for practice and theoretical knowledge, but highlights that these obstacles can be overcome with structured and supportive teaching. The research proposes four improvisation teaching strategies: Cultivating Confidence and Personal Expression, Integrating Repertoire and Creativity, Promoting Creativity Through Freedom and Exploration, and Collaborative and Horizontal Learning. The study's conclusions point to the need to expand the study of improvisation in the context of formal music education, recognizing its importance for the training of more musically prepared, motivated, expressive, and market-ready students. The research highlights the importance of improvisation as a tool to promote autonomy in electric bass teaching, contributing to the training of more creative, expressive, and independent musicians.Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2024-09-03T12:20:46Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LCBSJ22082024.pdf: 636269 bytes, checksum: af7b819507c0413592ef48a633feff59 (MD5)Made available in DSpace on 2024-09-03T12:20:46Z (GMT). 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