Alternativas ao ensino tradicional de evolução biológica sob o formato de protocolo de oficinas com investigação científica – PROPIC
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31836 |
Resumo: | Apesar da Evolução Biológica ser uma temática alicerce da biologia, seu ensino na contemporaneidade constitui-se como um grande desafio, uma vez que os problemas que dificultam o entendimento desse assunto centram-se na persistência de um ensino conteudista com ausência de metodologias diversificadas. Considerando essa problemática, objetivamos produzir oficinas norteadas pelo Protocolo de Desenvolvimento de Oficinas Pedagógicas Investigação Científica – PROPIC, que permitam contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da evolução biológica. Para tanto, a fim de alcançar esse objetivo, utilizamos as seguintes atividades: a) debates prévios das atividades para obter subsunçores e formação de nuvens de palavras chaves, que nos guiaram em nossos processos de elaboração de oficinas; b) evidenciar o contexto espaço temporal focaando nos marcos concretos de eventos que permitam dimensionar o tempo geológico e a tectônica de placas ; c) investigar a origem de táxons modernos documentados no registro fóssil d) expor e discutir vídeos que mostrem os processos de seleção artificial e natural; e) avaliação da aplicação das oficinas através de formulários. Os resultados evidenciam que o uso de oficinas especificamente voltadas para o estudo da evolução biológica contribui significativamente no processo de ensino aprendizagem. Ele permitiu que os participantes tenham mais clareza de como ocorre a evolução biológica e como ela se relaciona com as atividades humanas. Assim, tendo em vista a pertinência dessas oficinas, formulamos um guia de oficinas voltadas para o trabalho de ensino de evolução biológica. |
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2024-09-12T12:20:54Z2024-02-282024-09-12T12:20:54Z2022-08-29https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31836Apesar da Evolução Biológica ser uma temática alicerce da biologia, seu ensino na contemporaneidade constitui-se como um grande desafio, uma vez que os problemas que dificultam o entendimento desse assunto centram-se na persistência de um ensino conteudista com ausência de metodologias diversificadas. Considerando essa problemática, objetivamos produzir oficinas norteadas pelo Protocolo de Desenvolvimento de Oficinas Pedagógicas Investigação Científica – PROPIC, que permitam contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da evolução biológica. Para tanto, a fim de alcançar esse objetivo, utilizamos as seguintes atividades: a) debates prévios das atividades para obter subsunçores e formação de nuvens de palavras chaves, que nos guiaram em nossos processos de elaboração de oficinas; b) evidenciar o contexto espaço temporal focaando nos marcos concretos de eventos que permitam dimensionar o tempo geológico e a tectônica de placas ; c) investigar a origem de táxons modernos documentados no registro fóssil d) expor e discutir vídeos que mostrem os processos de seleção artificial e natural; e) avaliação da aplicação das oficinas através de formulários. Os resultados evidenciam que o uso de oficinas especificamente voltadas para o estudo da evolução biológica contribui significativamente no processo de ensino aprendizagem. Ele permitiu que os participantes tenham mais clareza de como ocorre a evolução biológica e como ela se relaciona com as atividades humanas. Assim, tendo em vista a pertinência dessas oficinas, formulamos um guia de oficinas voltadas para o trabalho de ensino de evolução biológica.Even though Biological Evolution is a fundamental theme of biology, its teaching in contemporary times sets a great challenge, the problems that hinder the comprehension of biological evolution are centered on the persistence of a content teaching approach, in the absence of diversified methodologies. Considering this problem, we aim to produce workshops guided by the Protocol for the Development of Pedagogical Workshops Scientific Research - PROPIC that allow optimizing the teaching and learning process of biological evolution. To achieve this objective, we used the following activities: a) Debates prior to the activities to obtain subsumers and the formation of wordclouds, which guided us in our workshop preparation processes; b) to highlight the spatio-temporal context giving concrete milestones of events that allow the dimensioning of geological time and plate tectonics t; c) investigate the origin of modern animal taxa documented in the fossil record d) display and discuss videos that show the processes of artificial and natural selection; ; e) evaluation of the workshops execution through forms. Finally, the results show that the use of workshops specifically focused on the study of biological evolution contributes significantly to the teaching-learning process. It allowed participants to have better idea on how the biological evolution process occurs and how it relates to human activities and based on this pertinence, we have formulated a workshop guide aimed at teaching biological evolution.Submitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-09-12T12:20:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JaniloCesárioDeOliveiraPereira_Dissert.pdf: 2232139 bytes, checksum: 4995307be1269c6d6896f1d9864f3986 (MD5)Made available in DSpace on 2024-09-12T12:20:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JaniloCesárioDeOliveiraPereira_Dissert.pdf: 2232139 bytes, checksum: 4995307be1269c6d6896f1d9864f3986 (MD5) Previous issue date: 2022-08-29Pró-Reitoria de Pós-graduação da UFPB (PRPG/UFPB)porUniversidade Federal da ParaíbaMestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)UFPBBrasilBiologia MolecularAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICAEnsino - Evolução BiológicaOficinas pedagógicasProtagonismo estudantilBiological evolutionActive methodologiesStudent protagonismAlternativas ao ensino tradicional de evolução biológica sob o formato de protocolo de oficinas com investigação científica – PROPICinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPinto, Pedro Cordeiro Estrela de Andradehttp://lattes.cnpq.br/595306477765913504384403402http://lattes.cnpq.br/9934319974445337Pereira, Janilo Cesário De Oliveirareponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTJaniloCesárioDeOliveiraPereira_Dissert.pdf.txtJaniloCesárioDeOliveiraPereira_Dissert.pdf.txtExtracted texttext/plain200465https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/31836/4/JaniloCes%c3%a1rioDeOliveiraPereira_Dissert.pdf.txt558f9c95f10dd973296e500dec02d316MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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