Educação do campo e educação popular: as práticas pedagógicas da Escola José Albino Pimentel, da comunidade quilombola do Gurugi-Ipiranga, Conde/PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luana da Costa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26130
Resumo: No trabalho tratamos das Práticas Educativas da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental José Albino Pimentel, da Comunidade Quilombola do Gurugi- Ipiranga, Conde/PB, com o objetivo geral de analisar as práticas pedagógicas da escola, buscando identificar se elas se fundamentam nos princípios e fundamentos da Educação do Campo e da Educação Popular. A metodologia da pesquisa foi de natureza qualitativa, como estratégias de análise documental e entrevista semiestruturada. Teoricamente a pesquisa se apoiou na análise das categorias de Educação do Campo, Educação Popular e Prática Pedagógica. A pesquisa identificou que a Escola Albino Pimentel desenvolve práticas pedagógicas tradicionais vinculadas aos programas curriculares oficiais como BNCC e o programa Educar pra valer e práticas que incorporam elementos condizentes com a educação do campo e a educação quilombola, através dos projetos: Clamores Antigos que envolve o teatro popular de bonecos, danças da cultura afro como côco de roda e maculelê; o projeto Jornal Mural, criado e desenvolvido pelos estudantes que abordam notícias com problemas e questões da realidade da comunidade quilombola Gurugi/Ipiranga. Essas são práticas pedagógicas que envolvem os professores, estudantes e pessoas da comunidade e incentivam o protagonismo estudantil, valorizam o trabalho, a terra, a cultura, os modos de produção da vida, a história, a memória e a identidade dos povos do campo sujeitos do processo educativo escolar.
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A pesquisa identificou que a Escola Albino Pimentel desenvolve práticas pedagógicas tradicionais vinculadas aos programas curriculares oficiais como BNCC e o programa Educar pra valer e práticas que incorporam elementos condizentes com a educação do campo e a educação quilombola, através dos projetos: Clamores Antigos que envolve o teatro popular de bonecos, danças da cultura afro como côco de roda e maculelê; o projeto Jornal Mural, criado e desenvolvido pelos estudantes que abordam notícias com problemas e questões da realidade da comunidade quilombola Gurugi/Ipiranga. Essas são práticas pedagógicas que envolvem os professores, estudantes e pessoas da comunidade e incentivam o protagonismo estudantil, valorizam o trabalho, a terra, a cultura, os modos de produção da vida, a história, a memória e a identidade dos povos do campo sujeitos do processo educativo escolar.In the following work we examine the Educational Practices of the José Albino Pimentel Municipal Elementary School, located at the Gurugi-Ipiranga quilombola community in the city of Conde, Paraíba. Our goal is to analyze the school’s pedagogical practices in order to identify if they are based on the principles and fundamentals of Rural Education and Popular Education. Our qualitative research employed both category analysis and semi structured interviews, developed according to the theoretical bases of category analysis of Rural Education, Popular Education and Pedagogical Practice. The research has identified that the Albino Pimentel School develops traditional pedagogical practices linked to the official curricular programs (BNCC and the Educar pra Valer program), but also other practices that incorporate elements aligned with rural and quilombola education through the following projects: Clamores Antigos, which involves puppetry and african-descended dances like côco de roda and maculelê; and Jornal Mural, a newspaper created and managed by students that tackles the news through the lenses of the Gurugi-Ipiranga quilombola community’s problems and questions. These pedagogical practices involve teachers, students, and community members, incentivize students to take on the role of protagonists, and value rural peoples’ labor, land, culture, history, memory, and identity.Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-02-01T13:48:26Z No. of bitstreams: 1 LCS01022023.pdf: 1695686 bytes, checksum: c5392b8fb750c4bdb4238a5c54bc5b3d (MD5)Made available in DSpace on 2023-02-01T13:48:26Z (GMT). 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