Articulações da paródia na coleção devorando Shakespeare

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nóbrega, Caio Antônio
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30195
Resumo: Essa tese constitui um estudo acerca da paródia nos três romances que compõem a coleção Devorando Shakespeare, publicada no Brasil entre os anos 2006 e 2007. São eles: Trabalhos de amor perdidos (2006), de Jorge Furtado, que retoma a trama da peça homônima de Shakespeare; A décima segunda noite (2006), de Luis Fernando Verissimo, intertexto construído a partir da comédia Noite de Reis; Sonho de uma noite de verão (2007), de Adriana Falcão, escrito com base nos eventos da celebrada peça que empresta seu título à narrativa brasileira. Em relação a essas narrativas, são analisados desdobramentos metaficcionais em três níveis de articulação – cultural, textual-verbal e midiático. Além disso, argumentamos que cada um desses níveis está conectado a um ethos específico da paródia, o que resultou em discussões sobre devoração intercultural, crítica intertextual – na forma de uma ficção teórico-crítica – e memória intermidiática. Nosso referencial teórico-metodológico é composto especialmente pelas discussões de Hutcheon (2000), Rose (1979) e Dendith (2000), no que diz respeito à paródia; por Currie (1995), Hutcheon (1980) e Waugh (1984), em relação à metaficção; por Al-Shara (2009), Fux e Moreira (2008) e Greaney (2006), sobre os postulados da ficção teórico-crítica; e por Bruhn (2016), Rajewsky (2012) e Wolf (2011), em relação à intermidialidade. A partir das análises feitas, foi possível concluir que a paródia é uma estratégia criativa repleta de nuances e substancialmente complexa: os entre-lugares que nutrem a paródia possibilitam diversas novas possibilidades interpretativas, diversas novas chaves de entrada e de saída para as obras, que podem ser muito importantes em meio às distorções e aos novos arranjos visuais decorrentes da reflexividade da casa de espelhos que caracteriza os textos metaficcionais da coleção Devorando Shakespeare.
id UFPB-2_8142f1e95816f828039ec87e56c66f8d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/30195
network_acronym_str UFPB-2
network_name_str Repositório Institucional da UFPB
repository_id_str 2546
spelling 2024-05-13T10:40:57Z2023-11-012024-05-13T10:40:57Z2023-02-28https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30195Essa tese constitui um estudo acerca da paródia nos três romances que compõem a coleção Devorando Shakespeare, publicada no Brasil entre os anos 2006 e 2007. São eles: Trabalhos de amor perdidos (2006), de Jorge Furtado, que retoma a trama da peça homônima de Shakespeare; A décima segunda noite (2006), de Luis Fernando Verissimo, intertexto construído a partir da comédia Noite de Reis; Sonho de uma noite de verão (2007), de Adriana Falcão, escrito com base nos eventos da celebrada peça que empresta seu título à narrativa brasileira. Em relação a essas narrativas, são analisados desdobramentos metaficcionais em três níveis de articulação – cultural, textual-verbal e midiático. Além disso, argumentamos que cada um desses níveis está conectado a um ethos específico da paródia, o que resultou em discussões sobre devoração intercultural, crítica intertextual – na forma de uma ficção teórico-crítica – e memória intermidiática. Nosso referencial teórico-metodológico é composto especialmente pelas discussões de Hutcheon (2000), Rose (1979) e Dendith (2000), no que diz respeito à paródia; por Currie (1995), Hutcheon (1980) e Waugh (1984), em relação à metaficção; por Al-Shara (2009), Fux e Moreira (2008) e Greaney (2006), sobre os postulados da ficção teórico-crítica; e por Bruhn (2016), Rajewsky (2012) e Wolf (2011), em relação à intermidialidade. A partir das análises feitas, foi possível concluir que a paródia é uma estratégia criativa repleta de nuances e substancialmente complexa: os entre-lugares que nutrem a paródia possibilitam diversas novas possibilidades interpretativas, diversas novas chaves de entrada e de saída para as obras, que podem ser muito importantes em meio às distorções e aos novos arranjos visuais decorrentes da reflexividade da casa de espelhos que caracteriza os textos metaficcionais da coleção Devorando Shakespeare.This thesis aims at studying parody in the three novels that constitute the Devorando Shakespeare collection, published in Brazil between 2006 and 2007. The novels are Trabalhos de amor perdidos (2006), by Jorge Furtado, which parodies Shakespeare’s Love’s Labour’s Lost; A décima segunda noite (2006), by Luis Fernando Verissimo, an intertext based on the comedy Twelfth Night; Sonho de uma noite de verão (2007), by Adriana Falcão, which parodically reconstructs the events of A Midsummer Night’s Dream. In relation to these narratives, metafictional developments are analyzed in three different levels of articulation – cultural, textual-verbal and medial. Furthermore, we argue that each level is connected to a specific ethos of parody, which results in discussions about intercultural devouring, intertextual criticism – in the form of a theoretical-critical fiction – and intermedial memory. Our analysis is supported by critical and theoretical principles drawn especially from Hutcheon (2000), Rose (1979) and Dendith (2000), regarding parody; from Currie (1995), Hutcheon (1980) and Waugh (1984), in relation to metafiction; from Al-Shara (2009), Fux and Moreira (2008) and Greaney (2006), on the postulates of theoretical-critical fiction; and from Bruhn (2016), Rajewsky (2012) and Wolf (2011), in relation to intermediality. We were able to conclude that parody is a very complex creative strategy, full of nuances: the in-betweenness that nourishes parody allows for several new interpretative possibilities, several new reading keys for entering the novels, which can be very important when we consider the distortions and the new visual arrangements that result from the reflexive house of mirrors that characterizes the metafictional texts of the Devorando Shakespeare collection.RESUMEN. Esta tesis constituye un estudio acerca de la parodia en los tres romances que componen la colección Devorando Shakespeare, publicada en Brasil entre los años 2006 y 2007. Son los títulos: Trabalhos de Amor Perdidos (2006), de Jorge Furtado, que se retoma la trama de la obra misma de Shakespeare; A Décima Segunda Noite (2006), de Luis Fernando Verissimo, intertexto constituido a partir de la comedia Noite de Reis; Sonho de uma noite de verão (2007), de Adriana Falcão, escrito basada en los eventos de la celebrada obra que presta su título a la narrativa brasileña. En relación a esas narrativas, son analizadas desdoblamientos metaficcionales en tres niveles de articulación – cultural, textual y mediático. Allá de eso, argumentamos que cada uno de esos niveles está conectado a un ethos específico de la parodia, o que resultó en discusiones sobre la devoración intercultural, crítica intertextual – en la forma de una ficción teórico crítica – y memoria intermediática. Nuestro referencial teórico metodológico es compuesto especialmente por las discusiones de Hutcheon (2000), Rose (1979) y Dendith (2000), en lo que concierne a la parodia; por Currie (1995), Hutcheon (1980) y Waugh (1984), en relación a la metaficción; por Al-Shara (2009), Fux e Moreira (2008) y Greaney (2006), sobre los postulados de la ficción teórico crítica; y por Bruhn (2016), Rajewsky (2012) y Wolf (2011), en relación a la intermedialidad. A partir de los análisis hechos, fue posible concluir que la parodia es una estrategia creativa repleta de matices y sustancialmente compleja: los entre lugares que nutren la parodia posibilitan diversas nuevas posibilidades interpretativas, diversas nuevas claves de entrada y de salida para las obras, que pueden ser muy importantes en el medio a las distorsiones y a los nuevos arreglos visuales resultantes de la reflexividad de la casa de los espejos que caracteriza los textos metaficcionales de la colección Devorando Shakespeare.Submitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2024-05-13T10:40:57Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CaioAntônioNóbrega_Tese.pdf: 1210029 bytes, checksum: f25f9d1a94487b56cb36501b559516c5 (MD5)Made available in DSpace on 2024-05-13T10:40:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CaioAntônioNóbrega_Tese.pdf: 1210029 bytes, checksum: f25f9d1a94487b56cb36501b559516c5 (MD5) Previous issue date: 2023-02-28Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqporUniversidade Federal da ParaíbaPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFPBBrasilLetrasAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASParódiaMetaficçãoLiteratura brasileira contemporâneaInterculturalidadeIntermidialidadeIntertextualidadeShakespeare, William, 1564-1616ParodyMetafictionContemporary brazilian literatureInterculturalityIntermedialityIntertextualityMetaficciónLiteratura brasileña contemporáneaInterculturalidadIntermedialidadIntertextualidadArticulações da paródia na coleção devorando Shakespeareinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAzerêdo, Genildahttp://lattes.cnpq.br/233628729961336409709453459http://lattes.cnpq.br/2808953833629703Nóbrega, Caio Antônioreponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTCaioAntônioNóbrega_Tese.pdf.txtCaioAntônioNóbrega_Tese.pdf.txtExtracted texttext/plain542275https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/30195/4/CaioAnt%c3%b4nioN%c3%b3brega_Tese.pdf.txt75036cd2b7459efc7583d7827af006d6MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/30195/3/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/30195/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52ORIGINALCaioAntônioNóbrega_Tese.pdfCaioAntônioNóbrega_Tese.pdfapplication/pdf1210029https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/30195/1/CaioAnt%c3%b4nioN%c3%b3brega_Tese.pdff25f9d1a94487b56cb36501b559516c5MD51123456789/301952024-05-14 03:09:58.724oai:repositorio.ufpb.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpb.br/oai/requestdiretoria@ufpb.bropendoar:25462024-05-14T06:09:58Repositório Institucional da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Articulações da paródia na coleção devorando Shakespeare
title Articulações da paródia na coleção devorando Shakespeare
spellingShingle Articulações da paródia na coleção devorando Shakespeare
Nóbrega, Caio Antônio
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Paródia
Metaficção
Literatura brasileira contemporânea
Interculturalidade
Intermidialidade
Intertextualidade
Shakespeare, William, 1564-1616
Parody
Metafiction
Contemporary brazilian literature
Interculturality
Intermediality
Intertextuality
Metaficción
Literatura brasileña contemporánea
Interculturalidad
Intermedialidad
Intertextualidad
title_short Articulações da paródia na coleção devorando Shakespeare
title_full Articulações da paródia na coleção devorando Shakespeare
title_fullStr Articulações da paródia na coleção devorando Shakespeare
title_full_unstemmed Articulações da paródia na coleção devorando Shakespeare
title_sort Articulações da paródia na coleção devorando Shakespeare
author Nóbrega, Caio Antônio
author_facet Nóbrega, Caio Antônio
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Azerêdo, Genilda
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2336287299613364
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 09709453459
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2808953833629703
dc.contributor.author.fl_str_mv Nóbrega, Caio Antônio
contributor_str_mv Azerêdo, Genilda
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Paródia
Metaficção
Literatura brasileira contemporânea
Interculturalidade
Intermidialidade
Intertextualidade
Shakespeare, William, 1564-1616
Parody
Metafiction
Contemporary brazilian literature
Interculturality
Intermediality
Intertextuality
Metaficción
Literatura brasileña contemporánea
Interculturalidad
Intermedialidad
Intertextualidad
dc.subject.por.fl_str_mv Paródia
Metaficção
Literatura brasileira contemporânea
Interculturalidade
Intermidialidade
Intertextualidade
Shakespeare, William, 1564-1616
Parody
Metafiction
Contemporary brazilian literature
Interculturality
Intermediality
Intertextuality
Metaficción
Literatura brasileña contemporánea
Interculturalidad
Intermedialidad
Intertextualidad
description Essa tese constitui um estudo acerca da paródia nos três romances que compõem a coleção Devorando Shakespeare, publicada no Brasil entre os anos 2006 e 2007. São eles: Trabalhos de amor perdidos (2006), de Jorge Furtado, que retoma a trama da peça homônima de Shakespeare; A décima segunda noite (2006), de Luis Fernando Verissimo, intertexto construído a partir da comédia Noite de Reis; Sonho de uma noite de verão (2007), de Adriana Falcão, escrito com base nos eventos da celebrada peça que empresta seu título à narrativa brasileira. Em relação a essas narrativas, são analisados desdobramentos metaficcionais em três níveis de articulação – cultural, textual-verbal e midiático. Além disso, argumentamos que cada um desses níveis está conectado a um ethos específico da paródia, o que resultou em discussões sobre devoração intercultural, crítica intertextual – na forma de uma ficção teórico-crítica – e memória intermidiática. Nosso referencial teórico-metodológico é composto especialmente pelas discussões de Hutcheon (2000), Rose (1979) e Dendith (2000), no que diz respeito à paródia; por Currie (1995), Hutcheon (1980) e Waugh (1984), em relação à metaficção; por Al-Shara (2009), Fux e Moreira (2008) e Greaney (2006), sobre os postulados da ficção teórico-crítica; e por Bruhn (2016), Rajewsky (2012) e Wolf (2011), em relação à intermidialidade. A partir das análises feitas, foi possível concluir que a paródia é uma estratégia criativa repleta de nuances e substancialmente complexa: os entre-lugares que nutrem a paródia possibilitam diversas novas possibilidades interpretativas, diversas novas chaves de entrada e de saída para as obras, que podem ser muito importantes em meio às distorções e aos novos arranjos visuais decorrentes da reflexividade da casa de espelhos que caracteriza os textos metaficcionais da coleção Devorando Shakespeare.
publishDate 2023
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-01
2024-05-13T10:40:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-02-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-05-13T10:40:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30195
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Repositório Institucional da UFPB
collection Repositório Institucional da UFPB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/30195/4/CaioAnt%c3%b4nioN%c3%b3brega_Tese.pdf.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/30195/3/license.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/30195/2/license_rdf
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/30195/1/CaioAnt%c3%b4nioN%c3%b3brega_Tese.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 75036cd2b7459efc7583d7827af006d6
e20ac18e101915e6935b82a641b985c0
c4c98de35c20c53220c07884f4def27c
f25f9d1a94487b56cb36501b559516c5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br
_version_ 1815449102718074880