O ensino de flauta transversal no curso de Licenciatura em uma Universidade Federa do Nordeste: um olhar a partir dos planos de ensino .

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Elen Firmino de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27616
Resumo: Nos últimos anos muito tem sido pesquisado e discutido sobre as práticas musicais que cercam os alunos de música. Não apenas no Brasil, como também em outros países, instituições de ensino de música estão buscando trazer seus currículos para mais próximo das realidades e vivências dos alunos, adicionando diferentes repertórios que fazem parte dos cenários em que eles estão inseridos. Nesse sentido, este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo geral verificar e compreender quais elementos e experiências são contempladas nas disciplinas de Flauta Transversal da Universidade X. O objetivo geral se desdobra em 4 objetivos específicos, que são: verificar e compreender a organização dos conhecimentos nas disciplinas de flauta a partir dos planos de curso; compreender e analisar os conhecimentos selecionados para as disciplinas de flauta; identificar o perfil e as características que norteiam o ensino nas disciplinas de flauta; e identificar quais são os repertórios e de materiais utilizados nas disciplinas de flauta. O trabalho foi construído a partir de pesquisa de caráter qualitativo, bibliográfico e documental, tendo como base os planos de ensino das disciplinas de Flauta Transversal da Universidade X. Através da análise desses dados, foi possível perceber que os caminhos percorridos nas disciplinas de Flauta Transversal da Universidade X tem como foco central o uso de métodos e repertórios vindos do continente europeu, não contemplando elementos da cultura popular, ou a inserção de materiais ou instrumentos que resguardem experiências músico-ancestrais dos alunos de flauta transversal.
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spelling 2023-08-08T13:46:34Z2023-06-162023-08-08T13:46:34Z2023-06-01https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27616Nos últimos anos muito tem sido pesquisado e discutido sobre as práticas musicais que cercam os alunos de música. Não apenas no Brasil, como também em outros países, instituições de ensino de música estão buscando trazer seus currículos para mais próximo das realidades e vivências dos alunos, adicionando diferentes repertórios que fazem parte dos cenários em que eles estão inseridos. Nesse sentido, este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo geral verificar e compreender quais elementos e experiências são contempladas nas disciplinas de Flauta Transversal da Universidade X. O objetivo geral se desdobra em 4 objetivos específicos, que são: verificar e compreender a organização dos conhecimentos nas disciplinas de flauta a partir dos planos de curso; compreender e analisar os conhecimentos selecionados para as disciplinas de flauta; identificar o perfil e as características que norteiam o ensino nas disciplinas de flauta; e identificar quais são os repertórios e de materiais utilizados nas disciplinas de flauta. O trabalho foi construído a partir de pesquisa de caráter qualitativo, bibliográfico e documental, tendo como base os planos de ensino das disciplinas de Flauta Transversal da Universidade X. Através da análise desses dados, foi possível perceber que os caminhos percorridos nas disciplinas de Flauta Transversal da Universidade X tem como foco central o uso de métodos e repertórios vindos do continente europeu, não contemplando elementos da cultura popular, ou a inserção de materiais ou instrumentos que resguardem experiências músico-ancestrais dos alunos de flauta transversal.In recent years, much has been researched and discussed about the musical practices that surround music students. Not only in Brazil, but also in other countries, music teaching institutions are seeking to bring their curricula closer to the students' realities and experiences, adding different repertoires that are part of the scenarios in which they are inserted. In this sense, this Course Completion Work has the general objective of verifying and understanding which elements and experiences are contemplated in the subjects of Transverse Flute at Universidade X. The general objective unfolds in 4 specific objectives, which are: to verify and understand the organization of knowledge in flute disciplines from the course plans; understand and analyze the knowledge selected for the flute disciplines; identify the profile and characteristics that guide teaching in flute disciplines; and identify which are the repertoires and materials used in the flute disciplines. The work was built from a qualitative, bibliographical and documental research, based on the teaching plans of the Transverse Flute disciplines at Universidade X. Through the analysis of these data, it was possible to perceive that the paths taken in the Transverse Flute disciplines of Universidade X has as its central focus the use of methods and repertoires from the European continent, not contemplating elements of popular culture, or the insertion of materials or instruments that safeguard the musical-ancestral experiences of transverse flute students.Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-08-08T13:46:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EFS16062023.pdf: 2153351 bytes, checksum: 5b093c81968b34f3911abfe226b83626 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-08T13:46:34Z (GMT). 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