Ensino de polígonos e quadriláteros: uma proposta metodológica para estudantes com transtorno do espectro autista
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27717 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo elaborar uma proposta metodológica para o ensino de Polígonos e Quadriláteros para estudantes com Transtorno do Espectro Autista a partir do mapeamento de metodologias já trabalhadas para os Anos Finais do Ensino Fundamental. Para esse desenvolvimento classificamos a pesquisa como aplicada, qualitativa, exploratória e bibliográfica, pois foi feito um levantamento de artigos e TCC que tivessem áreas comuns entre a Educação Matemática e o Transtorno do Espectro Autista, considerando as leituras dos títulos, resumos e, consequentemente, do texto. Dentre os trabalhos catalogados evidenciamos as metodologias neles existentes trabalhadas nas aulas de matemática e pautamos nossa pesquisa com as mais utilizadas. A fundamentação teórica abrange os aspectos legais para inclusão de alunos com autismo, o ensino, a inclusão e os desafios encontrados para inserir estudantes com Transtorno do Espectro Autista na sala de aula de matemática, além de apresentar a importância de práticas metodológicas lúdicas para o ensino e expor todas as etapas do levantamento bibliográfico de estudos sobre o tema. Desenvolvemos uma proposta de sequência didática e com base nas pesquisas realizadas consideramos que a metodologia com Materiais Didáticos Manipulativos Concretos contribui para aprendizagem e para o ensino de estudantes com autismo, propiciando uma autonomia e desenvolvendo seu pensamento. Por isso, adotamos essa metodologia para a nossa proposta, favorecendo um ensino com materiais acessíveis e que gerem resultados positivos. Esperamos que o material elaborado contribua para o ensino de professores e para as aprendizagens dos alunos. |
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A fundamentação teórica abrange os aspectos legais para inclusão de alunos com autismo, o ensino, a inclusão e os desafios encontrados para inserir estudantes com Transtorno do Espectro Autista na sala de aula de matemática, além de apresentar a importância de práticas metodológicas lúdicas para o ensino e expor todas as etapas do levantamento bibliográfico de estudos sobre o tema. Desenvolvemos uma proposta de sequência didática e com base nas pesquisas realizadas consideramos que a metodologia com Materiais Didáticos Manipulativos Concretos contribui para aprendizagem e para o ensino de estudantes com autismo, propiciando uma autonomia e desenvolvendo seu pensamento. Por isso, adotamos essa metodologia para a nossa proposta, favorecendo um ensino com materiais acessíveis e que gerem resultados positivos. Esperamos que o material elaborado contribua para o ensino de professores e para as aprendizagens dos alunos.The present work aims to develop a methodological proposal for the teaching of Polygons and Quadrilaterals for students with Autism Spectrum Disorder from the mapping of methodologies already worked for the Final Years of Elementary School. For this development, we classified the research as applied, qualitative, exploratory and bibliographical, since a survey of articles and dissertations that had common areas between Mathematics Education and Autism Spectrum Disorder was carried out, considering the readings of the titles, abstracts and, consequently, text. Among the cataloged works, we highlighted the existing methodologies used in mathematics classes and guided our research with the most used. The theoretical foundation covers the legal aspects for the inclusion of students with autism, teaching, inclusion and the challenges encountered to insert students with Autism Spectrum Disorder in the mathematics classroom, in addition to presenting the importance of playful methodological practices for teaching and expose all the stages of the bibliographic survey of studies on the subject. We developed a proposal for a didactic sequence and based on the research carried out, we consider that the methodology with Concrete Manipulative Didactic Materials contributes to the learning and teaching of students with autism, providing autonomy and developing their thinking. Therefore, we adopted this methodology for our proposal, favoring teaching with accessible materials that generate positive results. We hope that the material produced will contribute to the teaching of teachers and to the learning of students.Submitted by Raissa Brito (raissacbrito@ccae.ufpb.br) on 2023-08-11T17:18:00Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Juliannymarcellysilvadebrito_TCC.pdf: 3392570 bytes, checksum: 3b184da75e47751fdbf645f9c9fff249 (MD5) Juliannymarcellysilvadebrito_TERMO.pdf: 106863 bytes, checksum: 51295108b8a4a0480b967fe29dafb0e3 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-11T17:18:00Z (GMT). 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