Dias de ira : o ódio nas manifestações sociais a favor do golpe de 2016.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26799 |
Resumo: | O relatório do documentário Dias de Ira aborda inicialmente o contexto político-social que emoldurou o Golpe de 2016. Relacionamos o ensaio de Jessé Souza como a base teórica sociológica da formação da elite brasileira e suas engrenagens no funcionamento da tensão de classes no Brasil. Em seguida, identificamos os conceitos de documentário participativo, de Bill Nicholls, em que a intervenção do documentarista se realiza através da ação da entrevista no campo, e do Cinema Direto, de Fernão Pessoa Ramos, em que o real impregna a película do documentário. Por fim, amparamos nossa observação, formada ao longo da imersão nas manifestações sociais, sobre o conceito do afeto do ódio demonstrado pelas pessoas que participavam daqueles eventos, conceito este elaborado por André Glucksmann, assim como, referenciamos o conceito de psicologia das massas, elaborado por Sigmund Freud, e finalizamos o relatório abordando o ensaio de Comolli acerca da forma de relação entabulada entre o documentarista e a filmagem do inimigo durante a realização. |
id |
UFPB-2_94816aa1a0680a2113da70bfed3de3a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:123456789/26799 |
network_acronym_str |
UFPB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-04-26T15:12:39Z2023-04-122023-04-26T15:12:39Z2020-04-15https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26799O relatório do documentário Dias de Ira aborda inicialmente o contexto político-social que emoldurou o Golpe de 2016. Relacionamos o ensaio de Jessé Souza como a base teórica sociológica da formação da elite brasileira e suas engrenagens no funcionamento da tensão de classes no Brasil. Em seguida, identificamos os conceitos de documentário participativo, de Bill Nicholls, em que a intervenção do documentarista se realiza através da ação da entrevista no campo, e do Cinema Direto, de Fernão Pessoa Ramos, em que o real impregna a película do documentário. Por fim, amparamos nossa observação, formada ao longo da imersão nas manifestações sociais, sobre o conceito do afeto do ódio demonstrado pelas pessoas que participavam daqueles eventos, conceito este elaborado por André Glucksmann, assim como, referenciamos o conceito de psicologia das massas, elaborado por Sigmund Freud, e finalizamos o relatório abordando o ensaio de Comolli acerca da forma de relação entabulada entre o documentarista e a filmagem do inimigo durante a realização.No abstract.Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-04-26T15:12:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WAR12042023.pdf: 1206651 bytes, checksum: 381aaaa7973c0380c6327ac850d77b42 (MD5)Made available in DSpace on 2023-04-26T15:12:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WAR12042023.pdf: 1206651 bytes, checksum: 381aaaa7973c0380c6327ac850d77b42 (MD5) Previous issue date: 2020-04-15porUniversidade Federal da ParaíbaUFPBBrasilComunicaçãoAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOCinema.Documentário.Cinema direto.Dias de ira : o ódio nas manifestações sociais a favor do golpe de 2016.Days of anger: hatred in social demonstrations in favor of the 2016 coup.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisGomes, João de Lima82223602487Ramos, Wagner AlvaresCOMOLLI, Jean-Louis. Ver e Poder. A inocência perdida: cinema, televisão, ficção e documentário. Belo Horizonte: UFMG, 2008. DELEUZE, Gilles. A Imagem-Tempo. Tradução: Eloisa de Araújo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense. 1990 FREUD, Sigmund. Psicologia das Massas e Análise do Eu e Outros Textos [1920-1923]. Tradução: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. (Obras Completas, v. 15) GLUCKSMAN, André. O Discurso do Ódio. Rio de Janeiro: Difel, 2007 NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Tradução: Mônica Saddy Martins. 5 ed. Campinas/SP: Papirus, 2013. RAMOS, Fernão Pessoa. Mas afinal... o que é mesmo documentário? São Paulo: Senac/SP, 2008. SOUZA, Jessé. A Elite do Atraso. São Paulo: Leya, 2017.reponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTWAR12042023.pdf.txtWAR12042023.pdf.txtExtracted texttext/plain39615https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26799/4/WAR12042023.pdf.txta754add9141db9326d6fcb410eed394cMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26799/3/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26799/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52ORIGINALWAR12042023.pdfWAR12042023.pdfapplication/pdf1206651https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26799/1/WAR12042023.pdf381aaaa7973c0380c6327ac850d77b42MD51123456789/267992023-04-27 03:03:52.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Repositório InstitucionalPUB |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Dias de ira : o ódio nas manifestações sociais a favor do golpe de 2016. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Days of anger: hatred in social demonstrations in favor of the 2016 coup. |
title |
Dias de ira : o ódio nas manifestações sociais a favor do golpe de 2016. |
spellingShingle |
Dias de ira : o ódio nas manifestações sociais a favor do golpe de 2016. Ramos, Wagner Alvares CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Cinema. Documentário. Cinema direto. |
title_short |
Dias de ira : o ódio nas manifestações sociais a favor do golpe de 2016. |
title_full |
Dias de ira : o ódio nas manifestações sociais a favor do golpe de 2016. |
title_fullStr |
Dias de ira : o ódio nas manifestações sociais a favor do golpe de 2016. |
title_full_unstemmed |
Dias de ira : o ódio nas manifestações sociais a favor do golpe de 2016. |
title_sort |
Dias de ira : o ódio nas manifestações sociais a favor do golpe de 2016. |
author |
Ramos, Wagner Alvares |
author_facet |
Ramos, Wagner Alvares |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gomes, João de Lima |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
82223602487 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Wagner Alvares |
contributor_str_mv |
Gomes, João de Lima |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Cinema. Documentário. Cinema direto. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema. Documentário. Cinema direto. |
description |
O relatório do documentário Dias de Ira aborda inicialmente o contexto político-social que emoldurou o Golpe de 2016. Relacionamos o ensaio de Jessé Souza como a base teórica sociológica da formação da elite brasileira e suas engrenagens no funcionamento da tensão de classes no Brasil. Em seguida, identificamos os conceitos de documentário participativo, de Bill Nicholls, em que a intervenção do documentarista se realiza através da ação da entrevista no campo, e do Cinema Direto, de Fernão Pessoa Ramos, em que o real impregna a película do documentário. Por fim, amparamos nossa observação, formada ao longo da imersão nas manifestações sociais, sobre o conceito do afeto do ódio demonstrado pelas pessoas que participavam daqueles eventos, conceito este elaborado por André Glucksmann, assim como, referenciamos o conceito de psicologia das massas, elaborado por Sigmund Freud, e finalizamos o relatório abordando o ensaio de Comolli acerca da forma de relação entabulada entre o documentarista e a filmagem do inimigo durante a realização. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-04-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-26T15:12:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-04-12 2023-04-26T15:12:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26799 |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26799 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv |
COMOLLI, Jean-Louis. Ver e Poder. A inocência perdida: cinema, televisão, ficção e documentário. Belo Horizonte: UFMG, 2008. DELEUZE, Gilles. A Imagem-Tempo. Tradução: Eloisa de Araújo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense. 1990 FREUD, Sigmund. Psicologia das Massas e Análise do Eu e Outros Textos [1920-1923]. Tradução: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. (Obras Completas, v. 15) GLUCKSMAN, André. O Discurso do Ódio. Rio de Janeiro: Difel, 2007 NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Tradução: Mônica Saddy Martins. 5 ed. Campinas/SP: Papirus, 2013. RAMOS, Fernão Pessoa. Mas afinal... o que é mesmo documentário? São Paulo: Senac/SP, 2008. SOUZA, Jessé. A Elite do Atraso. São Paulo: Leya, 2017. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPB |
collection |
Repositório Institucional da UFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26799/4/WAR12042023.pdf.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26799/3/license.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26799/2/license_rdf https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26799/1/WAR12042023.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a754add9141db9326d6fcb410eed394c e20ac18e101915e6935b82a641b985c0 c4c98de35c20c53220c07884f4def27c 381aaaa7973c0380c6327ac850d77b42 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777562289556160512 |