Geografias de quilombos: memórias e histórias ancestrais do Matão - PB no contexto da educação geográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Marta Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29849
Resumo: Historicamente, as comunidades remanescentes quilombolas no Brasil enfrentam diversos obstáculos na garantia de direitos aos seus territórios ancestrais, bem como à manutenção destes e à reafirmação da identidade territorial. Nesse contexto de lutas identitárias, torna-se relevante discutir o ensino da Geografia em escolas quilombolas na perspectiva de valorização e reconhecimento da identidade territorial a partir das memórias e autobiografias das pessoas mais antigas do lugar. Para tanto, esta tese de doutorado em Geografia, na linha de pesquisa Educação Geográfica, da Universidade Federal da Paraíba, tem como objeto de estudo as memórias (auto) biográficas ancestrais da comunidade do Matão-PB, e suas repercussões para a Educação Geográfica na perspectiva de valorizar a identidade local. À procura de contribuir com a construção de novas práticas pedagógicas relativas a essa temática, estabeleci como objetivo desta pesquisa compreender como as narrativas (auto) biográficas das pessoas mais velhas do quilombo Matão-PB podem contribuir como base e referência para o fortalecimento da identidade local dos estudantes quilombolas, no âmbito da Educação Geográfica, a fim de (re) construir conhecimentos geográficos significativos sobre o quilombo. A tese foi desenvolvida sob a forma de uma pesquisa qualitativa, ancorada nos princípios teórico-metodológicos da pesquisa (auto) biográfica, inscrita e escrita a partir das memórias das oito (8) pessoas mais velhas, sendo dois (02) homens e seis (06) mulheres da comunidade remanescente quilombola do Matão, localizada no município de Gurinhém, agreste paraibano. Participaram também os seis (06) professores todos têm mais de dez (10) anos de experiência de trabalho na Escola de Ensino Fundamental José Rufino, escola do Matão. Além das narrativas, foram utilizados como referenciais teóricos para discutir questões de quilombo, memória, intergeração, identidade, currículo e Educação Geográfica os seguintes autores: Munanga (1999), Souza (2004), Halbwachs (2006), Chauí (1994), Pollak (1989), Bosi (2012), Freire (2000), Callai (2005), Pinheiro (2020), Portugal (2013), entre outros. O estudo evidencia que memórias e histórias de vida do povo do Matão-PB constituem saberes e fazeres geográficos específicos da realidade socioespacial quilombola, nos quais emergem eixos temáticos que se entrecruzam e assim originam as geografias de quilombos. Consequentemente, esta pesquisa defende a inclusão das memórias e histórias de vida ancestrais quilombolas como fonte e referência na formação geográfica escolar na perspectiva da Educação Geográfica, porque o estudo das geografias de quilombos, as quais são compostas de diversos conhecimentos geográficos, configuram-se como um dos caminhos educativos de perspectiva afirmativa da identidade territorial, em que oportunizam os alunos a compreender os saberes construídos no cotidiano, os quais são transmitidos (repassados) de geração a geração por meio da oralidade, que, consequentemente, contribuirá com um ensino significativo do mundo onde sua vida acontece. Portanto, esta tese servirá como referência para o estudo da Geografia na comunidade em estudo, bem como em outras comunidades quilombolas.
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À procura de contribuir com a construção de novas práticas pedagógicas relativas a essa temática, estabeleci como objetivo desta pesquisa compreender como as narrativas (auto) biográficas das pessoas mais velhas do quilombo Matão-PB podem contribuir como base e referência para o fortalecimento da identidade local dos estudantes quilombolas, no âmbito da Educação Geográfica, a fim de (re) construir conhecimentos geográficos significativos sobre o quilombo. A tese foi desenvolvida sob a forma de uma pesquisa qualitativa, ancorada nos princípios teórico-metodológicos da pesquisa (auto) biográfica, inscrita e escrita a partir das memórias das oito (8) pessoas mais velhas, sendo dois (02) homens e seis (06) mulheres da comunidade remanescente quilombola do Matão, localizada no município de Gurinhém, agreste paraibano. Participaram também os seis (06) professores todos têm mais de dez (10) anos de experiência de trabalho na Escola de Ensino Fundamental José Rufino, escola do Matão. Além das narrativas, foram utilizados como referenciais teóricos para discutir questões de quilombo, memória, intergeração, identidade, currículo e Educação Geográfica os seguintes autores: Munanga (1999), Souza (2004), Halbwachs (2006), Chauí (1994), Pollak (1989), Bosi (2012), Freire (2000), Callai (2005), Pinheiro (2020), Portugal (2013), entre outros. O estudo evidencia que memórias e histórias de vida do povo do Matão-PB constituem saberes e fazeres geográficos específicos da realidade socioespacial quilombola, nos quais emergem eixos temáticos que se entrecruzam e assim originam as geografias de quilombos. Consequentemente, esta pesquisa defende a inclusão das memórias e histórias de vida ancestrais quilombolas como fonte e referência na formação geográfica escolar na perspectiva da Educação Geográfica, porque o estudo das geografias de quilombos, as quais são compostas de diversos conhecimentos geográficos, configuram-se como um dos caminhos educativos de perspectiva afirmativa da identidade territorial, em que oportunizam os alunos a compreender os saberes construídos no cotidiano, os quais são transmitidos (repassados) de geração a geração por meio da oralidade, que, consequentemente, contribuirá com um ensino significativo do mundo onde sua vida acontece. Portanto, esta tese servirá como referência para o estudo da Geografia na comunidade em estudo, bem como em outras comunidades quilombolas.Historiccally, the remaining quilombola communities in Brazil face several obstacles to garante the rights and maintenance os their ancestral territories, and also in relation to the reaffirmation of territorial identity. In this context of identity struggles, it becomes relevant to discuss the teaching of geography in quilombola schools, within the perspective of valuing and recognizing territorial identity, based on the memories and (auto) biographies of the oldest people in that place. Therefore, this doctoral thesis in Geography, in the line of research “Geographic Education”, from the Federal University os Paraíba, has as object of study the ancestral (auto)biographical memories of the Matão-Paraíba community and its repercussions for Geographic Education in the perspective of to enhance local identity. Wanting to contribute to the construction of new pedagogical practices related to this theme, I established as an objective of this research to understand how (auto)biographical narratives can contribute as a basis and reference for the strengthening of the local identity of quilombola students, in the context Geographic Education, with the intention of (re)constructing significant geographic knowledge about the quilombo. The thesis was developed in the form of a qualitative research, anchored in the theoretical-methodological principles of (auto) biographical research, inscribed and written from the memories of eight (8) older people, two (02) men and six (02) 06) women from the remaining quilombola community of Matão, located in the municipality of Gurinhém, rural Paraíba. The six (06) teachers also participated, all of whom have more than ten (10) years of work experience at the José Rufino Elementary School, in Matão. In addition to narratives, were used as theorical references to discuss quilombo issues, memory, intergeneration, identity, curriculum and Geographic Education, with the following authors: Munanga (1999); Souza (2008); Halbwachs (2006); Chauí (1994); Pollak (1989); Bosi (2012); Freire (2000); Callai (2005), Pinheiro (2020), Portugal (2013) between others. The study evidences that memories and life stories of the people of Matão-PB constitute specific geographic knowledge and practices of reality quilombola socio-espacial. Consequently this research defends the inclusion of quilombola ancestral memories and life stories as a source and reference in school geographic training in the perspective of Geographic Education, because the study of quilombo geographies, in which they are composed of diverse geographical knowledge, it is configured as one of the educational paths of affirmative perspective of territorial identity, in which they allow students to understand the knowledge built in daily life, which are transmitted (passed on) from generation to generation through orality, which will consequently contribute to a meaningful teaching of the world where your life happens. Therefore, this thesis proposal will serve as a reference for the study of geography in the analyzed community, as well as as in other quilombola communities.Submitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-03-12T17:31:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MartaOliveiraBarros_Tese.pdf: 4016186 bytes, checksum: 3922c3dfdd2876e63aeb0192f938c0e6 (MD5)Made available in DSpace on 2024-03-12T17:31:17Z (GMT). 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