Utilização do software GeoGebra como ferramenta de ensino de funções trigonométricas no 2º ano do ensino médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27680 |
Resumo: | De forma geral, o ensino de funções trigonométricas tem causado dificuldades principalmente na compreensão teórica do que representa o seno, o cosseno e a tangente de um ângulo. Nesse sentido, o uso de ferramentas digitais pode auxiliar na compreensão destes conteúdos é algo fundamental para o ensino/aprendizagem de funções trigonométricas. Sendo assim este trabalho apresentou o software GeoGebra como um recurso didático que auxilia na compreensão dos conteúdos supracitados. Para isso, é apresentada uma proposta do ensino de funções trigonométricas a partir do uso de recursos de sequência didática no ensino de geometria dinâmica. Esta proposta foi aplicada com alunos do 2º ano de uma escola pública na cidade de Rio TintoPB. A metodologia utilizada na pesquisa, em relação aos objetivos foi a pesquisa exploratória e em relação aos seus procedimentos técnicos, caracterizou-se como estudo de caso. Vale salientar que o conteúdo já havia sido ministrado no método tradicional, usando quadro e giz. Ao final da atividade foi aplicada uma pesquisa onde o tamanho da amostra, foram 16 alunos do 2º ano, o instrumento empregado na coleta de dados da pesquisa foi uma atividade de sondagem que comprovou a eficácia da proposta entre os alunos no tocante a uma melhor compreensão do conteúdo abordado a partir do GeoGebra. Comprovando assim a ideia de que o uso de recursos tecnológicos é uma ferramenta indispensável no ensino de matemática. |
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2023-08-10T17:36:22Z2023-08-10T17:36:22Z2022-12-07https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27680De forma geral, o ensino de funções trigonométricas tem causado dificuldades principalmente na compreensão teórica do que representa o seno, o cosseno e a tangente de um ângulo. Nesse sentido, o uso de ferramentas digitais pode auxiliar na compreensão destes conteúdos é algo fundamental para o ensino/aprendizagem de funções trigonométricas. Sendo assim este trabalho apresentou o software GeoGebra como um recurso didático que auxilia na compreensão dos conteúdos supracitados. Para isso, é apresentada uma proposta do ensino de funções trigonométricas a partir do uso de recursos de sequência didática no ensino de geometria dinâmica. Esta proposta foi aplicada com alunos do 2º ano de uma escola pública na cidade de Rio TintoPB. A metodologia utilizada na pesquisa, em relação aos objetivos foi a pesquisa exploratória e em relação aos seus procedimentos técnicos, caracterizou-se como estudo de caso. Vale salientar que o conteúdo já havia sido ministrado no método tradicional, usando quadro e giz. Ao final da atividade foi aplicada uma pesquisa onde o tamanho da amostra, foram 16 alunos do 2º ano, o instrumento empregado na coleta de dados da pesquisa foi uma atividade de sondagem que comprovou a eficácia da proposta entre os alunos no tocante a uma melhor compreensão do conteúdo abordado a partir do GeoGebra. Comprovando assim a ideia de que o uso de recursos tecnológicos é uma ferramenta indispensável no ensino de matemática.In general, the teaching of trigonometric functions has caused difficulties mainly in the theoretical understanding of what the sine, cosine and tangent of an angle represent. In this sense, the use of digital tools can help in understanding these contents is fundamental for teaching/learning trigonometric functions. Thus, this work presented the GeoGebra software as a didactic resource that helps in understanding the contents mentioned above. For this, a proposal is presented of the teaching of trigonometric functions from the use of didactic sequence resources in the teaching of dynamic geometry. This proposal was applied to 2nd year students of a public school in the city of Rio Tinto-PB. The methodology used in the research, in relation to the objectives was exploratory research and in relation to its technical procedures, it was characterized as a case study. It is worth noting that the content had already been taught in the traditional method, using chalkboard and chalk. At the end of the activity, a research was applied where the sample size was 16 2nd year students, the instrument used in the survey data collection was a survey activity that proved the effectiveness of the proposal among students regarding a better understanding of the content addressed from GeoGebra. Thus proving the idea that the use of technological resources is an indispensable tool in the teaching of mathematics.Submitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-08-10T17:36:22Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Alexgomesdasilva_TCC.pdf: 1037452 bytes, checksum: 95f5509b8843cf95be6d0712d1d523e5 (MD5) Alexgomesdasilva_TERMO.pdf: 255997 bytes, checksum: c83d8cc2fde7d23730d464c9b2021206 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-10T17:36:22Z (GMT). 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