Giros da memória : escrevivências de uma mulher negra artista e docente da Dança.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Juliana Lima da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31094
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso foi desenvolvido com base nas proposições da autora Conceição Evaristo sobre Escrevivência, a escrita da vivência da mulher negra. Nesse contexto, essa escrevivência dançante desdobra-se a partir de minhas vivências como mulher negra periférica do Nordeste do Brasil, artista e docente da Dança. Assim, esta pesquisa atravessa os territórios de Chã de Bebedouro, Maceió-AL, João Pessoa e a Universidade Federal da Paraíba, compartilhando aprendizados sobre o coco Alagoano e componentes curriculares do curso de Licenciatura em Dança que contribuíram para uma formação afrocentrada, além de uma prática pedagógica na Organização de Sociedade Civil Casa Pequeno Davi. Ao resgatar memórias e vivências transmitidas pela minha ancestralidade, esse trabalho destaca a importância de valorizar e preservar as tradições culturais e identidades ancestrais. Contribui para uma educação antirracista e inclusiva, promovendo o autoconhecimento e a valorização das diversidades culturais através do Ensino da Dança.
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Ao resgatar memórias e vivências transmitidas pela minha ancestralidade, esse trabalho destaca a importância de valorizar e preservar as tradições culturais e identidades ancestrais. Contribui para uma educação antirracista e inclusiva, promovendo o autoconhecimento e a valorização das diversidades culturais através do Ensino da Dança.This course conclusion work was developed based on the author Conceição Evaristo's propositions about Escrevivência, the writing of the black woman's experience. In this context, this dancing writing unfolds from my experiences as aperipheral black woman from the Northeast of Brazil, artist and dance teacher. Thus, this research crosses the territories of Chã de Bebedouro, Maceió-AL, João Pessoa and the Federal University of Paraíba, sharing learning about the coco Alagoano and curricular components of the Dance Degree course that contributed to an Afro-centered training, in addition to a pedagogical practice at the Civil Society Organization Casa Pequeno Davi. By rescuing memories and experiences transmitted by my ancestry, this work highlights the importance of valuing and preserving cultural traditions and ancestral identities. It contributes to anti-racist and inclusive education, promoting self-knowledge and the appreciation of cultural diversities through Dance Teaching.Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2024-07-26T12:34:59Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JLS19062024.pdf: 9918631 bytes, checksum: c55f37db3f3ef93d18e7f05a65cffc70 (MD5)Made available in DSpace on 2024-07-26T12:34:59Z (GMT). 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