Sarapatel: cartografias dançadas de sabor, memória e identidade.
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31068 |
Resumo: | A presente monografia compartilha uma cartografia dançada pelo artista-docente Hugo Felix da Silva sobre sua trajetória entre os estados de São Paulo e Paraíba em busca de maior compreensão da própria identidade (Hall, 2020) através de suas raízes étnicas, tendo como objetivo geral cartografar (Rolnik, 2016), por meio da dança, a relação de pertencimento identitário entre o pesquisador, sua família e o sarapatel, prato tradicional familiar. Como aporte teórico-prático ligado ao conceito fundador africano de Ancestralidade, foram utilizadas como referências Inaicyra Falcão dos Santos (2021), Sandra Petit (2015), Leda Maria Martins (2021), Luís Anastácio (2021), Mestre Jogo de Dentro (Santos, 2020) e Tsumbe Maria Mussundza (2018), assim como foram estabelecidas discussões sobre Memória Social sob os pensamentos de Ecléa Bosi (2003). Dessa forma, o autor desenvolve um processo criativo em dança a partir de estados corporais (Laranjeira, 2015) relacionando à comida e à percepção (Silva, 2023), suas memórias afetivas ligadas à família e as memórias de sua mãe, avó e bisavó respectivamente, corroborando em uma frequência de dinâmicas corporais que surgem como materializadoras destas memórias e estados corporais, resultando no amadurecimento do processo criativo e trabalho em Dança Sarapatel. |
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2024-07-26T11:25:49Z2024-05-242024-07-26T11:25:49Z2024-05-10https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31068A presente monografia compartilha uma cartografia dançada pelo artista-docente Hugo Felix da Silva sobre sua trajetória entre os estados de São Paulo e Paraíba em busca de maior compreensão da própria identidade (Hall, 2020) através de suas raízes étnicas, tendo como objetivo geral cartografar (Rolnik, 2016), por meio da dança, a relação de pertencimento identitário entre o pesquisador, sua família e o sarapatel, prato tradicional familiar. Como aporte teórico-prático ligado ao conceito fundador africano de Ancestralidade, foram utilizadas como referências Inaicyra Falcão dos Santos (2021), Sandra Petit (2015), Leda Maria Martins (2021), Luís Anastácio (2021), Mestre Jogo de Dentro (Santos, 2020) e Tsumbe Maria Mussundza (2018), assim como foram estabelecidas discussões sobre Memória Social sob os pensamentos de Ecléa Bosi (2003). Dessa forma, o autor desenvolve um processo criativo em dança a partir de estados corporais (Laranjeira, 2015) relacionando à comida e à percepção (Silva, 2023), suas memórias afetivas ligadas à família e as memórias de sua mãe, avó e bisavó respectivamente, corroborando em uma frequência de dinâmicas corporais que surgem como materializadoras destas memórias e estados corporais, resultando no amadurecimento do processo criativo e trabalho em Dança Sarapatel.This monograph shares a danced cartography by artist-teacher Hugo Felix da Silva about his trajectory between the states of São Paulo and Paraíba in search of a greater understanding of his own identity (Hall, 2020) through his ethnic roots, with the general objective of mapping (Rolnik, 2016), through dance, the relationship of identity belonging between the researcher, his family and sarapatel, traditional family dish. As a theoretical-practical contribution linked to the founding African concept of Ancestry, were used as references Inaicyra Falcão dos Santos (2021), Sandra Petit (2015), Leda Maria Martins (2021), Luís Anastácio (2021), Mestre Jogo de Dentro (Santos, 2020) and Tsumbe Maria Mussundza (2018), as well as discussions on Social Memory based on the thoughts of Ecléa Bosi (2003). In this way, the author develops a creative process in dance based on bodily states (Laranjeira, 2015) relating it to food and perception (Silva, 2023), his affective memories linked to the family and the memories of his mother, grandmother and great-grandmother respectively, corroborating bodily dynamics (Domenici, 2015) that emerge as materializers of these memories and bodily states, resulting in the maturation of the creative process and perform Sarapatel dance.Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2024-07-26T11:25:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HFS24052024.pdf: 6885170 bytes, checksum: 0a40e2310a87b2b3213954c45771b98a (MD5)Made available in DSpace on 2024-07-26T11:25:49Z (GMT). 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