Dificuldade de alunos do 1° ano do ensino médio no conteúdo de funções afins
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25877 |
Resumo: | Este trabalho de pesquisa tem como objetivo geral analisar a dificuldade no conteúdo de função afim de alunos do 1° ano do ensino médio. Neste sentido, traçamos como objetivos específicos para essa pesquisa: i) identificar erros recorrentes nas respostas dos alunos quando resolvem questões relacionadas a função afim; ii) identificar as dificuldades apontadas pelos alunos do 1º ano do ensino médio sobre função afim. Como fundamentação teórica para essa pesquisa, inicialmente optamos em trazer um breve relato histórico sobre o conceito de função em geral e para isso nos apoiamos Roque (2012), adotamos também os estudos de Reymond Duval (2003; 2009; 2013) sobre a Teoria dos Registros de Representação Semiótica com a finalidade de alinhar os objetivos dessa pesquisa. A investigação, de natureza qualitativa, foi norteada por um teste de verificação com questões fechadas e abertas, aplicada com alunos do 1° ano do ensino médio de três escolas estaduais distintas, localizados na cidade de João Pessoa, na Paraíba, visando uma diversificação de análise dos resultados para cada questão. Com base nas análises dos resultados pudemos identificar importantes elementos no conhecimento dos alunos em relação ao conceito de função afim, como também suas principais dificuldades em questões envolvendo o objeto matemático em questão. Foi possível observar uma melhor compreensão por partes dos alunos nas questões contextualizadas e uma maior dificuldade nas questões onde havia a necessidade de fazer cálculos para solucionar os problemas propostos. Dessa forma, concluímos que, especialmente em se tratando dos conteúdos de função afim, que o uso de diferentes metodologias de ensino e a contextualização podem ser aliadas da prática docente no auxílio à construção de um aprendizado efetivo dos alunos. |
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2023-01-20T17:38:32Z2023-01-202023-01-20T17:38:32Z2022-12-16https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25877Este trabalho de pesquisa tem como objetivo geral analisar a dificuldade no conteúdo de função afim de alunos do 1° ano do ensino médio. Neste sentido, traçamos como objetivos específicos para essa pesquisa: i) identificar erros recorrentes nas respostas dos alunos quando resolvem questões relacionadas a função afim; ii) identificar as dificuldades apontadas pelos alunos do 1º ano do ensino médio sobre função afim. Como fundamentação teórica para essa pesquisa, inicialmente optamos em trazer um breve relato histórico sobre o conceito de função em geral e para isso nos apoiamos Roque (2012), adotamos também os estudos de Reymond Duval (2003; 2009; 2013) sobre a Teoria dos Registros de Representação Semiótica com a finalidade de alinhar os objetivos dessa pesquisa. A investigação, de natureza qualitativa, foi norteada por um teste de verificação com questões fechadas e abertas, aplicada com alunos do 1° ano do ensino médio de três escolas estaduais distintas, localizados na cidade de João Pessoa, na Paraíba, visando uma diversificação de análise dos resultados para cada questão. Com base nas análises dos resultados pudemos identificar importantes elementos no conhecimento dos alunos em relação ao conceito de função afim, como também suas principais dificuldades em questões envolvendo o objeto matemático em questão. Foi possível observar uma melhor compreensão por partes dos alunos nas questões contextualizadas e uma maior dificuldade nas questões onde havia a necessidade de fazer cálculos para solucionar os problemas propostos. Dessa forma, concluímos que, especialmente em se tratando dos conteúdos de função afim, que o uso de diferentes metodologias de ensino e a contextualização podem ser aliadas da prática docente no auxílio à construção de um aprendizado efetivo dos alunos.The general objective of this research work is to analyze the difficulty in the affine function content of 1st year high school students. In this sense, we outlined as specific objectives for this research: i) identify recurring errors in students' answers when solving questions related to affine function; ii) identify the difficulties pointed out by 1st year high school students about affine function. As a theoretical foundation for this research, initially we chose to bring a brief historical report on the concept of function in general and for this we supported Roque (2012), we also adopted the studies of Reymond Duval (2003; 2009; 2013) on the Theory of Semiotic Representation Registers in order to align the objectives of this research. The research, qualitative in nature, was guided by a verification test with closed and open questions, applied with 1st year high school students from three different state schools, located in the city of João Pessoa, Paraíba, aiming a diversification of analysis of the results for each question. Based on the analysis of the results we were able to identify important elements in the students' knowledge about the concept of affine function, as well as their main difficulties in questions involving the mathematical object in question. It was possible to observe a better understanding by the students in the contextualized questions and a greater difficulty in questions wher e there was a need to do calculations to solve the proposed problems. Thus, we conclude that, especially when it comes to the content of affine function, the use of different teaching methodologies and contextualization can be allies of teaching practice i n helping to build effective student learning.Submitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2023-01-20T17:38:32Z No. of bitstreams: 1 JLFC20012023 .pdf: 1132164 bytes, checksum: 8d2ae49aa0f1a8d663f8402a0a703841 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-20T17:38:32Z (GMT). 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