A taxa de variação na compreensão da função afim por estudantes do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortes, Lizeane Borges
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/37126
Resumo: Esse trabalho tem o objetivo de investigar a contribuição da abordagem do conceito de taxa de variação no estudo da função afim no Ensino Médio. Para isso foi implementada, em caráter experimental, a aplicação de uma sequência didática em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Porto Alegre. A elaboração dessa sequência teve como referencial a teoria de Raymond Duval sobre os registros de representações semióticas. Analisando os dados coletados na pesquisa, obtidos através das produções dos estudantes relativas à resolução de quatro atividades propostas, foi possível concluir que o estudo do conceito de taxa de variação contribui para a compreensão da função afim como relação entre duas variáveis.
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