Música e matemática : possibilidades no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lange, Carlos Henrique
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/198483
Resumo: Este trabalho versa sobre algumas relações existentes entre Matemática e Música e a viabilidade de levá-las para a sala de aula por meio de oficinas interdisciplinares, utilizando a Teoria dos Registros de Representações Semióticas de Raymond Duval. Planejou-se uma sequência de atividades com comentários ao professor, abordando pontos que consideramos importantes sobre frações, razão, incomensurabilidade, ondulatória, acústica e teoria musical. O objetivo geral do trabalho é buscar entender algumas relações entre Música e Matemática e de que forma essas relações podem acrescentar de conhecimento matemático a alunos do Ensino Médio. Constatou-se na implementação das atividades que os alunos mobilizaram diversos registros de representação em suas respostas. Com as oficinas, consideramos atingidos nossos objetivos.
id URGS_0b80279a273badfe016e89c25566b1fd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198483
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Lange, Carlos HenriqueRipoll, Cydara Cavedon2019-08-29T02:34:28Z2019http://hdl.handle.net/10183/198483001100042Este trabalho versa sobre algumas relações existentes entre Matemática e Música e a viabilidade de levá-las para a sala de aula por meio de oficinas interdisciplinares, utilizando a Teoria dos Registros de Representações Semióticas de Raymond Duval. Planejou-se uma sequência de atividades com comentários ao professor, abordando pontos que consideramos importantes sobre frações, razão, incomensurabilidade, ondulatória, acústica e teoria musical. O objetivo geral do trabalho é buscar entender algumas relações entre Música e Matemática e de que forma essas relações podem acrescentar de conhecimento matemático a alunos do Ensino Médio. Constatou-se na implementação das atividades que os alunos mobilizaram diversos registros de representação em suas respostas. Com as oficinas, consideramos atingidos nossos objetivos.This paper deals with some relations between Mathematics and Music, and the viability of bringing them to the classroom through interdisciplinary workshops, using the Theory by Raymond Duval, Registers of Semiotic Representation. A sequence of activities with comments to the teacher was planned, addressing points that we consider important about fractions, ratio, incommensurability, sound waves, acoustic and musical theory. The general objective of this paper is to understand some relations between Music and Mathematics and how these relations can add mathematical knowledge to high school students. It was found in the implementation of the activities that the students mobilized several registers of representation in their answers. With the workshops, we consider our goals achieved.application/pdfporEnsino de matemáticaSemióticaMúsica : MatemáticaMathematics TeachingInterdisciplinarityRegisters of Semiotic RepresentationMusicMúsica e matemática : possibilidades no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001100042.pdf.txt001100042.pdf.txtExtracted Texttext/plain263319http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198483/2/001100042.pdf.txtfc6bcbd54b57702b7b400f25c965e3e5MD52ORIGINAL001100042.pdfTexto completoapplication/pdf92967804http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198483/1/001100042.pdfe49d08352ecf7d2bc1997eefc3d5d958MD5110183/1984832022-02-22 04:44:53.307916oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198483Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T07:44:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Música e matemática : possibilidades no ensino médio
title Música e matemática : possibilidades no ensino médio
spellingShingle Música e matemática : possibilidades no ensino médio
Lange, Carlos Henrique
Ensino de matemática
Semiótica
Música : Matemática
Mathematics Teaching
Interdisciplinarity
Registers of Semiotic Representation
Music
title_short Música e matemática : possibilidades no ensino médio
title_full Música e matemática : possibilidades no ensino médio
title_fullStr Música e matemática : possibilidades no ensino médio
title_full_unstemmed Música e matemática : possibilidades no ensino médio
title_sort Música e matemática : possibilidades no ensino médio
author Lange, Carlos Henrique
author_facet Lange, Carlos Henrique
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lange, Carlos Henrique
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ripoll, Cydara Cavedon
contributor_str_mv Ripoll, Cydara Cavedon
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matemática
Semiótica
Música : Matemática
topic Ensino de matemática
Semiótica
Música : Matemática
Mathematics Teaching
Interdisciplinarity
Registers of Semiotic Representation
Music
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics Teaching
Interdisciplinarity
Registers of Semiotic Representation
Music
description Este trabalho versa sobre algumas relações existentes entre Matemática e Música e a viabilidade de levá-las para a sala de aula por meio de oficinas interdisciplinares, utilizando a Teoria dos Registros de Representações Semióticas de Raymond Duval. Planejou-se uma sequência de atividades com comentários ao professor, abordando pontos que consideramos importantes sobre frações, razão, incomensurabilidade, ondulatória, acústica e teoria musical. O objetivo geral do trabalho é buscar entender algumas relações entre Música e Matemática e de que forma essas relações podem acrescentar de conhecimento matemático a alunos do Ensino Médio. Constatou-se na implementação das atividades que os alunos mobilizaram diversos registros de representação em suas respostas. Com as oficinas, consideramos atingidos nossos objetivos.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-29T02:34:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/198483
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001100042
url http://hdl.handle.net/10183/198483
identifier_str_mv 001100042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198483/2/001100042.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198483/1/001100042.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fc6bcbd54b57702b7b400f25c965e3e5
e49d08352ecf7d2bc1997eefc3d5d958
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309151545425920