Acessibilidade comunicacional para deficientes visuais: um estudo na Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Adriana de Brito
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26853
Resumo: No Brasil, a educação é um direito de todos garantido na Constituição federal de 1988, sendo um instrumento que serve para melhorar a qualidade de vida das pessoas. É por meio dela que se criam novas mentalidades e conceitos sobre as diferenças que existem entre as pessoas, sendo assim, investir em educação está relacionado diretamente à melhoria do bem-estar da sociedade. Nesse sentido, essa pesquisa teve como objetivo analisar a acessibilidade comunicacional no âmbito da Biblioteca Central da UFPB no que concerne a oferta de serviços analógicos ou digitais para usuários cegos ou com baixa visão. tratou-se de uma pesquisa aplicada, cuja abordagem do problema foi de natureza qualitativa e, quanto aos objetivos, teve caráter exploratório e descritivo. Quanto aos procedimentos técnicos, utilizamos os seguintes métodos de coleta de dados: Pesquisa bibliográfica, documental, questionário e teste de usabilidade, também se utilizou da técnica da observação direta e, para a análise dos dados, seguiu o método da análise de conteúdo, de Bardin (1977). Na apresentação dos resultados, em um primeiro momento, foram analisados os principais dispositivos legais no Brasil e acordos internacionais referentes à pessoa com deficiência, em seguida verificou-se os serviços ofertados pela Biblioteca Central da UFPB dentro do contexto da acessibilidade comunicacional. No segundo momento, foram apresentados e analisados os dados coletados através dos questionários e dos testes de usabilidade realizados pelos alunos cegos ou que possuem baixa visão, relacionados a itens de acessibilidade nos serviços digitais ofertados pela Biblioteca Central da UFPB. A partir dos dados coletados concluiu-se que, a Biblioteca Central em consonância com o PDI vigente da UFPB vem buscando aprimorar seus serviços a fim de cumprir a lei de acessibilidade no que concerne à acessibilidade comunicacional, porém ela não atende a todas as recomendações de acessibilidade comunicacionais previstas nas diretrizes internacionais, necessitando de ajustes e melhorias em questões importantes, que hoje representam barreiras aos seus usuários cegos ou que possuem baixa visão.
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Quanto aos procedimentos técnicos, utilizamos os seguintes métodos de coleta de dados: Pesquisa bibliográfica, documental, questionário e teste de usabilidade, também se utilizou da técnica da observação direta e, para a análise dos dados, seguiu o método da análise de conteúdo, de Bardin (1977). Na apresentação dos resultados, em um primeiro momento, foram analisados os principais dispositivos legais no Brasil e acordos internacionais referentes à pessoa com deficiência, em seguida verificou-se os serviços ofertados pela Biblioteca Central da UFPB dentro do contexto da acessibilidade comunicacional. No segundo momento, foram apresentados e analisados os dados coletados através dos questionários e dos testes de usabilidade realizados pelos alunos cegos ou que possuem baixa visão, relacionados a itens de acessibilidade nos serviços digitais ofertados pela Biblioteca Central da UFPB. A partir dos dados coletados concluiu-se que, a Biblioteca Central em consonância com o PDI vigente da UFPB vem buscando aprimorar seus serviços a fim de cumprir a lei de acessibilidade no que concerne à acessibilidade comunicacional, porém ela não atende a todas as recomendações de acessibilidade comunicacionais previstas nas diretrizes internacionais, necessitando de ajustes e melhorias em questões importantes, que hoje representam barreiras aos seus usuários cegos ou que possuem baixa visão.In Brazil, education is everyone’s right guaranteed in the Federal Constitution of 1988, being an instrument that serves to improve people’s quality of life. It is through it that new mindsets and concepts about the differences that exist between people are created, therefore, investing in education is directly related to improving the well-being of society. In this sense, this research aimed to analyze communication accessibility within the scope of the UFPB Central Library regarding the provision of analog or digital services for blind or low vision users. It was applied research, whose approach to the problem was of a qualitative nature and, regarding the objectives, it had an exploratory and descriptive character. As for the technical procedures, we used the following data collection methods: Bibliographical and documental research, questionnaire and usability test, we also used the technique of direct observation and, for data analysis, we followed the method of content analysis, Bardin (1977).In the presentation of the results, at first, the main legal provisions in Brazil and international agreements regarding people with disabilities were analyzed, then the services offered by the UFPB Central Library were verified within the context of communication accessibility. In the second moment, the data collected through questionnaires and usability tests carried out by blind students or those with low vision, related to accessibility items in the digital services offered by the UFPB Central Library, were presented and analyzed. From the data collected, it was concluded that the Central Library, in line with the current PDI of the UFPB, has been seeking to improve its services in order to comply with the accessibility law with regard to communication accessibility, but it does not meet all the recommendations of communication accessibility provided for in international, guidelines, requiring adjustments and improvements in important issues, which today represent barriers to its blind users or those with low vision.Submitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2023-05-02T17:44:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AdrianaDeBritoCardoso_Dissert.pdf: 2287893 bytes, checksum: 6fd4bc2d8ca8dd86f02ca07c2cb5ce72 (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-02T17:44:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AdrianaDeBritoCardoso_Dissert.pdf: 2287893 bytes, checksum: 6fd4bc2d8ca8dd86f02ca07c2cb5ce72 (MD5) Previous issue date: 2023-02-28NenhumaporUniversidade Federal da ParaíbaMestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da EducaçãoUFPBBrasilEducaçãoAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOBiblioteca universitáriaAcessibilidade comunicacionalPessoa com deficiência visualUniversity libraryCommunication accessibilityVisually impaired personAcessibilidade comunicacional para deficientes visuais: um estudo na Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíbainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCastro Neto, Marianohttp://lattes.cnpq.br/070479669471278506562368413http://lattes.cnpq.br/1249882663706819Cardoso, Adriana de Britoreponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTAdrianaDeBritoCardoso_Dissert.pdf.txtAdrianaDeBritoCardoso_Dissert.pdf.txtExtracted texttext/plain166338https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26853/4/AdrianaDeBritoCardoso_Dissert.pdf.txt0cb5cf0009cebbd515d61eea77c3132dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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