Novas tecnologias e ensino de espanhol: reflexões acerca da gamificação no processo de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Vaniedna Da Costa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31800
Resumo: Com a necessidade dos docentes que trabalham com línguas estrangeiras se aproximarem das novas tecnologias e tornarem suas aulas especificamente de Língua Espanholas mais atrativas e dinLâmicas; a gamificação apresenta-se como uma estratégia metodológica de ensino e uma experiência motivadora por meio do ensino-aprendizagem, sendo uma abordagem significativa, isto é um método para engajar indivíduos digitalmente em vez de pessoalmente. A pesquisa se deu por levantamentos bibliográficos, tendo como objeto principal a reflexão quanto a aplicação das Tecnologias Ativas no ensino da Língua Espanhola, compreendendo que o estudante esteja no centro do processo de aprendizagem, participando ativamente e sendo responsável pela construção do seu conhecimento mediante a utilização da gamificação e de jogos como estratégia do professor de Língua Espanhola.
id UFPB-2_b173e538d7f387daad2d614d02812e87
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/31800
network_acronym_str UFPB-2
network_name_str Repositório Institucional da UFPB
repository_id_str 2546
spelling 2024-09-10T13:52:37Z2024-09-10T13:52:37Z2020-11-24https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31800Com a necessidade dos docentes que trabalham com línguas estrangeiras se aproximarem das novas tecnologias e tornarem suas aulas especificamente de Língua Espanholas mais atrativas e dinLâmicas; a gamificação apresenta-se como uma estratégia metodológica de ensino e uma experiência motivadora por meio do ensino-aprendizagem, sendo uma abordagem significativa, isto é um método para engajar indivíduos digitalmente em vez de pessoalmente. A pesquisa se deu por levantamentos bibliográficos, tendo como objeto principal a reflexão quanto a aplicação das Tecnologias Ativas no ensino da Língua Espanhola, compreendendo que o estudante esteja no centro do processo de aprendizagem, participando ativamente e sendo responsável pela construção do seu conhecimento mediante a utilização da gamificação e de jogos como estratégia do professor de Língua Espanhola.Con la necesidad de que los profesores que trabajan con lenguas extranjeras se acerquen a las nuevas tecnologías y hagan más atractivas y dinámicas sus clases específicamente en lengua española; la gamificación se presenta como una estrategia metodológica de enseñanza y una experiencia motivadora a través de la enseñanza-aprendizaje, siendo un enfoque significativo, es decir, un método para involucrar a los individuos digitalmente en lugar de personalmente. La investigación se llevó a cabo mediante encuestas bibliográficas, teniendo como objeto principal la reflexión sobre la aplicación de las Tecnologías Activas en la enseñanza de la Lengua Española, entendiendo que el estudiante está en el centro del proceso de aprendizaje, participando activamente y siendo responsable de la construcción de su conocimiento mediante el uso del juego y los juegos como estrategia del profesor de Lengua Española.Submitted by Karol Cipriano (karolcipriano2@gmail.com) on 2024-09-10T13:46:44Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) VaniednaDaCostaXavier_TCC.pdf: 421580 bytes, checksum: 1efc2e4405e89fe6b7308c411f50cbfd (MD5) VaniednaDaCostaXavier_TERMO.pdf: 228987 bytes, checksum: ca687e18f976424b08fa618e5ea26584 (MD5)Approved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2024-09-10T13:52:37Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) VaniednaDaCostaXavier_TCC.pdf: 421580 bytes, checksum: 1efc2e4405e89fe6b7308c411f50cbfd (MD5) VaniednaDaCostaXavier_TERMO.pdf: 228987 bytes, checksum: ca687e18f976424b08fa618e5ea26584 (MD5)Made available in DSpace on 2024-09-10T13:52:37Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) VaniednaDaCostaXavier_TCC.pdf: 421580 bytes, checksum: 1efc2e4405e89fe6b7308c411f50cbfd (MD5) VaniednaDaCostaXavier_TERMO.pdf: 228987 bytes, checksum: ca687e18f976424b08fa618e5ea26584 (MD5) Previous issue date: 2020-11-24porUniversidade Federal da ParaíbaUFPBBrasilLetrasAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASGamificaçãoTecnologias AtivasLíngua EspanholaEstudanteJogosNovas tecnologias e ensino de espanhol: reflexões acerca da gamificação no processo de ensino-aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisRibeiro, Silvia Renata025.904.754-62http://lattes.cnpq.br/4833595069314338107.246.654-63Lattes não recuperado em 10/09/2024Xavier, Vaniedna Da Costareponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTVaniednaDaCostaXavier_TCC.pdf.txtVaniednaDaCostaXavier_TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain67787https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/31800/5/VaniednaDaCostaXavier_TCC.pdf.txt20126759fce6d3f849ca27b4c4545d0dMD55VaniednaDaCostaXavier_TERMO.pdf.txtVaniednaDaCostaXavier_TERMO.pdf.txtExtracted texttext/plain1https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/31800/6/VaniednaDaCostaXavier_TERMO.pdf.txt68b329da9893e34099c7d8ad5cb9c940MD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/31800/4/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/31800/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53ORIGINALVaniednaDaCostaXavier_TCC.pdfVaniednaDaCostaXavier_TCC.pdfTCCapplication/pdf421580https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/31800/1/VaniednaDaCostaXavier_TCC.pdf1efc2e4405e89fe6b7308c411f50cbfdMD51VaniednaDaCostaXavier_TERMO.pdfVaniednaDaCostaXavier_TERMO.pdfTERMOapplication/pdf228987https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/31800/2/VaniednaDaCostaXavier_TERMO.pdfca687e18f976424b08fa618e5ea26584MD52123456789/318002024-09-11 03:05:33.287oai:repositorio.ufpb.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpb.br/oai/requestdiretoria@ufpb.bropendoar:25462024-09-11T06:05:33Repositório Institucional da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Novas tecnologias e ensino de espanhol: reflexões acerca da gamificação no processo de ensino-aprendizagem
title Novas tecnologias e ensino de espanhol: reflexões acerca da gamificação no processo de ensino-aprendizagem
spellingShingle Novas tecnologias e ensino de espanhol: reflexões acerca da gamificação no processo de ensino-aprendizagem
Xavier, Vaniedna Da Costa
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Gamificação
Tecnologias Ativas
Língua Espanhola
Estudante
Jogos
title_short Novas tecnologias e ensino de espanhol: reflexões acerca da gamificação no processo de ensino-aprendizagem
title_full Novas tecnologias e ensino de espanhol: reflexões acerca da gamificação no processo de ensino-aprendizagem
title_fullStr Novas tecnologias e ensino de espanhol: reflexões acerca da gamificação no processo de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Novas tecnologias e ensino de espanhol: reflexões acerca da gamificação no processo de ensino-aprendizagem
title_sort Novas tecnologias e ensino de espanhol: reflexões acerca da gamificação no processo de ensino-aprendizagem
author Xavier, Vaniedna Da Costa
author_facet Xavier, Vaniedna Da Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Silvia Renata
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 025.904.754-62
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4833595069314338
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 107.246.654-63
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv Lattes não recuperado em 10/09/2024
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Vaniedna Da Costa
contributor_str_mv Ribeiro, Silvia Renata
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Gamificação
Tecnologias Ativas
Língua Espanhola
Estudante
Jogos
dc.subject.por.fl_str_mv Gamificação
Tecnologias Ativas
Língua Espanhola
Estudante
Jogos
description Com a necessidade dos docentes que trabalham com línguas estrangeiras se aproximarem das novas tecnologias e tornarem suas aulas especificamente de Língua Espanholas mais atrativas e dinLâmicas; a gamificação apresenta-se como uma estratégia metodológica de ensino e uma experiência motivadora por meio do ensino-aprendizagem, sendo uma abordagem significativa, isto é um método para engajar indivíduos digitalmente em vez de pessoalmente. A pesquisa se deu por levantamentos bibliográficos, tendo como objeto principal a reflexão quanto a aplicação das Tecnologias Ativas no ensino da Língua Espanhola, compreendendo que o estudante esteja no centro do processo de aprendizagem, participando ativamente e sendo responsável pela construção do seu conhecimento mediante a utilização da gamificação e de jogos como estratégia do professor de Língua Espanhola.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-11-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-09-10T13:52:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-09-10T13:52:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31800
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Repositório Institucional da UFPB
collection Repositório Institucional da UFPB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/31800/5/VaniednaDaCostaXavier_TCC.pdf.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/31800/6/VaniednaDaCostaXavier_TERMO.pdf.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/31800/4/license.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/31800/3/license_rdf
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/31800/1/VaniednaDaCostaXavier_TCC.pdf
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/31800/2/VaniednaDaCostaXavier_TERMO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 20126759fce6d3f849ca27b4c4545d0d
68b329da9893e34099c7d8ad5cb9c940
e20ac18e101915e6935b82a641b985c0
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
1efc2e4405e89fe6b7308c411f50cbfd
ca687e18f976424b08fa618e5ea26584
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br
_version_ 1815449124792696832