Sequência didática no modelo de rotação por estações para o ensino de química usando como temática o uso e descarte consciente de medicamentos
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27435 |
Resumo: | Este Trabalho visou a produção, aplicação e avaliação do modelo Híbrido de Rotação por Estações dentro de uma Sequência Didática que problematizou o tema “Uso e Descarte Consciente de Medicamentos”, uma vez que um grande problema de saúde pública atualmente é a automedicação e o descarte incorreto de medicamentos pode gerar sérios problemas ambientais e a contaminação de pessoas e animais. O estudo foi aplicado com 15 alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma Escola Cidadã Integral do município de João Pessoa – PB e possui caráter qualitativo. A sequência didática ocorreu em cinco aulas de 50 minutos e abordou o conteúdo de funções orgânicas oxigenadas e nitrogenadas. Desse modo, para a problematização do tema e desenvolvimento do conteúdo químico foi utilizado o modelo de Rotação por Estações que ocorreu em três espaços escolares diferentes: a sala de vídeo, a sala de aula e o laboratório de Ciências. Para isso, foram criadas cinco estações: a Estação Leitura, a Estação Cinema, a Estação Videoaula, a Estação Experimental e a Estação Identificando os Grupos Funcionais. Com base nesse estudo, conclui-se que o modelo de Rotação por Estações se mostrou eficaz para o Ensino de Química, pois melhorou a relação ensino-aprendizagem, além de ter sido avaliado como ótimo ou excelente pela maioria dos alunos. Além disso, o modelo de Rotação por Estações é um grande aliado na personalização do ensino, levando em consideração que as pessoas têm formas diferentes de aprender. Vale ressaltar, que o uso da Sequência Didática auxiliou na organização das estações e permitiu aos discentes enxergar a Química presente em seu cotidiano de forma crítica, sensibilizando a turma para práticas mais conscientes e contribuindo com a formação de cidadãos responsáveis com sua saúde, de outros cidadãos e do meio ambiente. |
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2023-07-10T14:56:00Z2023-07-102023-07-10T14:56:00Z2023-06-20https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27435Este Trabalho visou a produção, aplicação e avaliação do modelo Híbrido de Rotação por Estações dentro de uma Sequência Didática que problematizou o tema “Uso e Descarte Consciente de Medicamentos”, uma vez que um grande problema de saúde pública atualmente é a automedicação e o descarte incorreto de medicamentos pode gerar sérios problemas ambientais e a contaminação de pessoas e animais. O estudo foi aplicado com 15 alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma Escola Cidadã Integral do município de João Pessoa – PB e possui caráter qualitativo. A sequência didática ocorreu em cinco aulas de 50 minutos e abordou o conteúdo de funções orgânicas oxigenadas e nitrogenadas. Desse modo, para a problematização do tema e desenvolvimento do conteúdo químico foi utilizado o modelo de Rotação por Estações que ocorreu em três espaços escolares diferentes: a sala de vídeo, a sala de aula e o laboratório de Ciências. Para isso, foram criadas cinco estações: a Estação Leitura, a Estação Cinema, a Estação Videoaula, a Estação Experimental e a Estação Identificando os Grupos Funcionais. Com base nesse estudo, conclui-se que o modelo de Rotação por Estações se mostrou eficaz para o Ensino de Química, pois melhorou a relação ensino-aprendizagem, além de ter sido avaliado como ótimo ou excelente pela maioria dos alunos. Além disso, o modelo de Rotação por Estações é um grande aliado na personalização do ensino, levando em consideração que as pessoas têm formas diferentes de aprender. Vale ressaltar, que o uso da Sequência Didática auxiliou na organização das estações e permitiu aos discentes enxergar a Química presente em seu cotidiano de forma crítica, sensibilizando a turma para práticas mais conscientes e contribuindo com a formação de cidadãos responsáveis com sua saúde, de outros cidadãos e do meio ambiente.This work aimed the production, application and evaluation of the Hybrid model of Rotation by Stations within a Teaching Sequence that problematized the theme "Use and Conscious Disposal of Medicines", since a major public health problem today is self-medication and the incorrect disposal of medicines can generate serious environmental problems and the contamination of people and animals. The study was applied with 15 students from the 3rd year of high school in a Comprehensive Citizen School in the city of João Pessoa - PB and has a qualitative character. The didactic sequence occurred in five classes of 50 minutes and addressed the content of oxygenated and nitrogenated organic functions. Thus, for the problematization of the theme and the development of the chemical content it was used the model of Rotation by Stations that occurred in three different school spaces: the video room, the classroom and the science lab. For this, five stations were created: the Reading Station, the Movie Theater Station, the Video Classroom Station, the Experimental Station, and the Station Identifying the Functional Groups. Based on this study, it was concluded that the Rotation by Stations model proved to be effective for the teaching of chemistry, as it improved the teachinglearning relationship, and was evaluated as great or excellent by most of the students. Moreover, the Rotation by Stations model is a great ally in personalizing teaching, taking into account that people have different ways of learning. It is noteworthy that the use of the Teaching Sequence helped in the organization of the stations and allowed students to see the chemistry present in their daily lives in a critical way, raising awareness of the class for more conscious practices and contributing to the formation of citizens responsible for their health, other citizens and the environment.Submitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2023-07-10T14:56:00Z No. of bitstreams: 1 EHMNP10072023 .pdf: 751217 bytes, checksum: 25d8475e48252ad18a9e573231542630 (MD5)Made available in DSpace on 2023-07-10T14:56:00Z (GMT). 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