O estágio não obrigatório no curso de pedagogia: da intensificação à formação do professor
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27251 |
Resumo: | O estágio não obrigatório é uma experiência formativa prevista no Projeto Pedagógico dos cursos de graduação, concebido como atividade de natureza teórico-prática que pode ser desenvolvida pelo estudante, em compatibilidade com suas atividades acadêmicas. Neste estudo, buscamos analisar a compreensão dos estudantes do curso de pedagogia da Universidade Federal da Paraíba em relação a essa modalidade de estágio realizado em Escolas Privadas. Nosso trabalho se configura como de natureza qualitativa, desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, tendo por base alguns autores, como: Pimenta e Lima (2008), Bianchi (2005), Gaspar e Silva (2019), dentre outros. A parte empírica se deu com a aplicação de questionários, via google forms, com estudantes do 3º período do referido curso, sendo os dados gerados submetidos à análise de conteúdo (BARDIN, 2009). Os resultados apontam para a importância dessa experiência formativa para os estudantes, em que pese alguns terem apontado sinais de que as atividades realizadas não se alinham a uma perspectiva formadora, bem como muitos de seus direitos não estão sendo garantidos. Nesse sentido, paradoxalmente, o estágio não obrigatório é destacado como importante como uma iniciação profissional que cumpre a uma exigência de experiência comprovada, inserindo os estudantes numa primeira aproximação do campo de atuação do pedagogo, ao passo em que remete à perspectiva de uma experiência marcada pela intensificação e precarização na formação inicial por meio do estágio em escolas privadas. |
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2023-06-27T14:52:32Z2023-06-202023-06-27T14:52:32Z2023-06-06https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27251O estágio não obrigatório é uma experiência formativa prevista no Projeto Pedagógico dos cursos de graduação, concebido como atividade de natureza teórico-prática que pode ser desenvolvida pelo estudante, em compatibilidade com suas atividades acadêmicas. Neste estudo, buscamos analisar a compreensão dos estudantes do curso de pedagogia da Universidade Federal da Paraíba em relação a essa modalidade de estágio realizado em Escolas Privadas. Nosso trabalho se configura como de natureza qualitativa, desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, tendo por base alguns autores, como: Pimenta e Lima (2008), Bianchi (2005), Gaspar e Silva (2019), dentre outros. A parte empírica se deu com a aplicação de questionários, via google forms, com estudantes do 3º período do referido curso, sendo os dados gerados submetidos à análise de conteúdo (BARDIN, 2009). Os resultados apontam para a importância dessa experiência formativa para os estudantes, em que pese alguns terem apontado sinais de que as atividades realizadas não se alinham a uma perspectiva formadora, bem como muitos de seus direitos não estão sendo garantidos. Nesse sentido, paradoxalmente, o estágio não obrigatório é destacado como importante como uma iniciação profissional que cumpre a uma exigência de experiência comprovada, inserindo os estudantes numa primeira aproximação do campo de atuação do pedagogo, ao passo em que remete à perspectiva de uma experiência marcada pela intensificação e precarização na formação inicial por meio do estágio em escolas privadas.The non-mandatory internship is a formative experience provided in the Pedagogical Project of undergraduate courses, conceived as a theoretical-practical activity that can be developed by the student, in compatibility with their academic activities. In this study, we sought to analyze the understanding of students from the Pedagogy course at the Federal University of Paraíba in relation to this internship modality carried out in private schools. Our work is of a qualitative nature, developed through bibliographic research, based on some authors, such as: Pimenta and Lima (2008), Bianchi (2005), Gaspar and Silva (2019), among others. The empirical part occurred with the application of questionnaires, via google forms, with students from the 3rd period of the course, and the data generated were submitted to content analysis (BARDIN, 2009). The results point to the importance of this formative experience for students, although some students point to signs that the activities performed are not aligned with a formative perspective, as well as many of their rights are not being guaranteed. In this sense, paradoxically, the non-mandatory internship is highlighted as important as a professional initiation that fulfills a requirement of proven experience, inserting the students in a first approach to the pedagogical field, while it refers to the perspective of an experience marked by intensification and precariousness in the initial formation through the internship in private schools.Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-06-27T14:52:32Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JGS20062023.pdf: 385607 bytes, checksum: ad87b299522149e76d9909d050aa97fd (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-27T14:52:32Z (GMT). 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