Realidade, comoção e catarse: a função dos recursos dramáticos no docudrama televisivo ‘Por toda minha vida’
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26346 |
Resumo: | A seguinte dissertação propõe-se a investigar a reelaboração do melodrama moderno no programa Por toda a minha vida e as implicações que decorrem do seu formato de docudrama (por definição, um formato que une tradições diferentes com pactos espectatoriais diferentes). A hipótese é que, diferentemente do que é propagandeado, o documental (os depoimentos, uso de material de arquivo, vídeos caseiros) serve como mero suporte para a ficção e, assim, colabora com a elaboração melodramática, fornece uma chancela de verdade para a história e aumenta o raio de eficácia da comoção. Trabalhando sob o prisma da Imaginação Melodramática fundamentada por Peter Brooks, a ideia é abordar o objeto de estudo combinando à análise plano a plano com uma análise estrutural do pós- roteiro dos episódios. |
id |
UFPB-2_cafa91b08e068885eaf88e52eb2bc399 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:123456789/26346 |
network_acronym_str |
UFPB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-02-23T17:19:31Z2022-06-152023-02-23T17:19:31Z2015-03-10https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26346A seguinte dissertação propõe-se a investigar a reelaboração do melodrama moderno no programa Por toda a minha vida e as implicações que decorrem do seu formato de docudrama (por definição, um formato que une tradições diferentes com pactos espectatoriais diferentes). A hipótese é que, diferentemente do que é propagandeado, o documental (os depoimentos, uso de material de arquivo, vídeos caseiros) serve como mero suporte para a ficção e, assim, colabora com a elaboração melodramática, fornece uma chancela de verdade para a história e aumenta o raio de eficácia da comoção. Trabalhando sob o prisma da Imaginação Melodramática fundamentada por Peter Brooks, a ideia é abordar o objeto de estudo combinando à análise plano a plano com uma análise estrutural do pós- roteiro dos episódios.This thesis aims to investigate the re-elaboration of the modern melodrama in the TV show All my life _ and the implications that result from its docudrama form (by definition, a form that combines two different traditions with different spectatorial pacts). The hypothesis is that, contrary to what is advertised, the documentary (the testimonies, uses of archival material and, homemade videos) serves as mere support for fiction and thus collaborates with the melodramatic elaboration, provides a real seal for history and enhances the emotion of the viewer. Considering the plot and form through the prism of Imagination melodramatic founded by Peter Brooks, the idea is to approach the object of study combining the analysis plane by plane with a structural analysis of post-script of the episodes.Submitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2023-02-23T10:17:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DéboraLaísFerrazDosSantos_Dissert.pdf: 3695758 bytes, checksum: b455ff1300003b853e7f57eed8a6e40d (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2023-02-23T17:19:31Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DéboraLaísFerrazDosSantos_Dissert.pdf: 3695758 bytes, checksum: b455ff1300003b853e7f57eed8a6e40d (MD5)Made available in DSpace on 2023-02-23T17:19:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DéboraLaísFerrazDosSantos_Dissert.pdf: 3695758 bytes, checksum: b455ff1300003b853e7f57eed8a6e40d (MD5) Previous issue date: 2015-03-10Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal da ParaíbaPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoUFPBBrasilComunicaçãoAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAODocudrama televisivoLinha narrativaImaginação melodramáticaDocudramaStorytellingMelodramatic imaginationRealidade, comoção e catarse: a função dos recursos dramáticos no docudrama televisivo ‘Por toda minha vida’info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLira, Bertrand de Souzahttp://lattes.cnpq.br/336264671002725805417330442http://lattes.cnpq.br/4415303729130857Santos, Débora Laís Ferraz dosreponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTDéboraLaísFerrazDosSantos_Dissert.pdf.txtDéboraLaísFerrazDosSantos_Dissert.pdf.txtExtracted texttext/plain411422https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26346/4/D%c3%a9boraLa%c3%adsFerrazDosSantos_Dissert.pdf.txtc89bddf4861797dffb20c6b9d104e067MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26346/3/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26346/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52ORIGINALDéboraLaísFerrazDosSantos_Dissert.pdfDéboraLaísFerrazDosSantos_Dissert.pdfapplication/pdf3695758https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26346/1/D%c3%a9boraLa%c3%adsFerrazDosSantos_Dissert.pdfb455ff1300003b853e7f57eed8a6e40dMD51123456789/263462023-05-22 09:40:54.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Repositório InstitucionalPUB |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Realidade, comoção e catarse: a função dos recursos dramáticos no docudrama televisivo ‘Por toda minha vida’ |
title |
Realidade, comoção e catarse: a função dos recursos dramáticos no docudrama televisivo ‘Por toda minha vida’ |
spellingShingle |
Realidade, comoção e catarse: a função dos recursos dramáticos no docudrama televisivo ‘Por toda minha vida’ Santos, Débora Laís Ferraz dos CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Docudrama televisivo Linha narrativa Imaginação melodramática Docudrama Storytelling Melodramatic imagination |
title_short |
Realidade, comoção e catarse: a função dos recursos dramáticos no docudrama televisivo ‘Por toda minha vida’ |
title_full |
Realidade, comoção e catarse: a função dos recursos dramáticos no docudrama televisivo ‘Por toda minha vida’ |
title_fullStr |
Realidade, comoção e catarse: a função dos recursos dramáticos no docudrama televisivo ‘Por toda minha vida’ |
title_full_unstemmed |
Realidade, comoção e catarse: a função dos recursos dramáticos no docudrama televisivo ‘Por toda minha vida’ |
title_sort |
Realidade, comoção e catarse: a função dos recursos dramáticos no docudrama televisivo ‘Por toda minha vida’ |
author |
Santos, Débora Laís Ferraz dos |
author_facet |
Santos, Débora Laís Ferraz dos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lira, Bertrand de Souza |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3362646710027258 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
05417330442 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4415303729130857 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Débora Laís Ferraz dos |
contributor_str_mv |
Lira, Bertrand de Souza |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Docudrama televisivo Linha narrativa Imaginação melodramática Docudrama Storytelling Melodramatic imagination |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docudrama televisivo Linha narrativa Imaginação melodramática Docudrama Storytelling Melodramatic imagination |
description |
A seguinte dissertação propõe-se a investigar a reelaboração do melodrama moderno no programa Por toda a minha vida e as implicações que decorrem do seu formato de docudrama (por definição, um formato que une tradições diferentes com pactos espectatoriais diferentes). A hipótese é que, diferentemente do que é propagandeado, o documental (os depoimentos, uso de material de arquivo, vídeos caseiros) serve como mero suporte para a ficção e, assim, colabora com a elaboração melodramática, fornece uma chancela de verdade para a história e aumenta o raio de eficácia da comoção. Trabalhando sob o prisma da Imaginação Melodramática fundamentada por Peter Brooks, a ideia é abordar o objeto de estudo combinando à análise plano a plano com uma análise estrutural do pós- roteiro dos episódios. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-10 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-06-15 2023-02-23T17:19:31Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-23T17:19:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26346 |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26346 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPB |
collection |
Repositório Institucional da UFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26346/4/D%c3%a9boraLa%c3%adsFerrazDosSantos_Dissert.pdf.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26346/3/license.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26346/2/license_rdf https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26346/1/D%c3%a9boraLa%c3%adsFerrazDosSantos_Dissert.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c89bddf4861797dffb20c6b9d104e067 e20ac18e101915e6935b82a641b985c0 c4c98de35c20c53220c07884f4def27c b455ff1300003b853e7f57eed8a6e40d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777562284241977344 |