Estudo de usuário do Núcleo de Documentação de Pessoal e Informação da Universidade Federal da Paraíba
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26891 |
Resumo: | Estudos de usuário são avaliações para melhorar a qualidade dos serviços e da estrutura geral de centros de informação. Considerada nessa temática, esta pesquisa identifica o perfil e a satisfação dos usuários do Núcleo de Documentação de Pessoal e Informação – NDPI, da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Para obter os dados foi aplicado um questionário composto de perguntas entre os usuários que frequentaram o arquivo no mês de Outubro de 2016, é portanto uma pesquisa quantitativa, embora com a contribuição de algumas falas dos gestores do referido núcleo. O referencial teórico aborda estudos de usuários e conceitos sobre arquivo, documento e seus usuários. Após a análise dos dados chegou-se a um perfil de usuários, e diagnostico do grau de satisfação encontrado em relação ao atendimento, serviços, estado de conservação dos documentos; área de consulta, e a partir da análise dos dados coletados, identificam-se pontos que demandam aperfeiçoamento. Esse estudo deve ser visto como uma oportunidade de se conhecer melhor o usuário e, através dele, avaliar o desempenho dos serviços a ele oferecidos. |
id |
UFPB-2_d8d0377e450aa9e30eff51de23c3c70e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:123456789/26891 |
network_acronym_str |
UFPB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-05-09T19:12:51Z2023-05-09T19:12:51Z2016-11-30https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26891Estudos de usuário são avaliações para melhorar a qualidade dos serviços e da estrutura geral de centros de informação. Considerada nessa temática, esta pesquisa identifica o perfil e a satisfação dos usuários do Núcleo de Documentação de Pessoal e Informação – NDPI, da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Para obter os dados foi aplicado um questionário composto de perguntas entre os usuários que frequentaram o arquivo no mês de Outubro de 2016, é portanto uma pesquisa quantitativa, embora com a contribuição de algumas falas dos gestores do referido núcleo. O referencial teórico aborda estudos de usuários e conceitos sobre arquivo, documento e seus usuários. Após a análise dos dados chegou-se a um perfil de usuários, e diagnostico do grau de satisfação encontrado em relação ao atendimento, serviços, estado de conservação dos documentos; área de consulta, e a partir da análise dos dados coletados, identificam-se pontos que demandam aperfeiçoamento. Esse estudo deve ser visto como uma oportunidade de se conhecer melhor o usuário e, através dele, avaliar o desempenho dos serviços a ele oferecidos.User studies are evaluations to improve the quality of services and the overall structure of information centers. Considered in this theme, this research identifies the profile and satisfaction of users of the Documentation and Information Center - NDPI, Federal University of Paraíba - UFPB. To obtain the data, a questionnaire composed of questions was applied among the users who attended the archive in October 2016, is therefore a quantitative research, although with the contribution of some statements of the managers of said nucleus. The theoretical framework deals with user studies and concepts about the file, document and its users. After analyzing the data, a user profile was obtained, and a diagnosis of the degree of satisfaction found in relation to the service, services, conservation status of the documents; Area, and from the analysis of the data collected, points are identified that require improvement. This study should be seen as an opportunity to get to know the user better and, through him, to evaluate the performance of the services offered to him.Submitted by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2023-05-09T19:12:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KKAF09052023.pdf: 888617 bytes, checksum: 93265af61a0d31fd11568391a6872683 (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-09T19:12:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KKAF09052023.pdf: 888617 bytes, checksum: 93265af61a0d31fd11568391a6872683 (MD5) Previous issue date: 2016-11-30porUniversidade Federal da ParaíbaUFPBBrasilCiência da InformaçãoAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::ARQUIVOLOGIAArquivo.Estudo de usuário.Usuário de arquivo.Perfil de usuários.Satisfação de usuários.Núcleo de Documentação de Pessoal e Informação (NDPI).Estudo de usuário do Núcleo de Documentação de Pessoal e Informação da Universidade Federal da Paraíbainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisGarcia, Joana Coeli Ribeiro.Felix, Karlla Karollina Almeida.reponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTKKAF09052023.pdf.txtKKAF09052023.pdf.txtExtracted texttext/plain47341https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26891/4/KKAF09052023.pdf.txt6fc7252a312266261845fb6a797eea51MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26891/3/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26891/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52ORIGINALKKAF09052023.pdfKKAF09052023.pdfapplication/pdf888617https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26891/1/KKAF09052023.pdf93265af61a0d31fd11568391a6872683MD51123456789/268912023-05-10 03:06:20.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Repositório InstitucionalPUB |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudo de usuário do Núcleo de Documentação de Pessoal e Informação da Universidade Federal da Paraíba |
title |
Estudo de usuário do Núcleo de Documentação de Pessoal e Informação da Universidade Federal da Paraíba |
spellingShingle |
Estudo de usuário do Núcleo de Documentação de Pessoal e Informação da Universidade Federal da Paraíba Felix, Karlla Karollina Almeida. CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::ARQUIVOLOGIA Arquivo. Estudo de usuário. Usuário de arquivo. Perfil de usuários. Satisfação de usuários. Núcleo de Documentação de Pessoal e Informação (NDPI). |
title_short |
Estudo de usuário do Núcleo de Documentação de Pessoal e Informação da Universidade Federal da Paraíba |
title_full |
Estudo de usuário do Núcleo de Documentação de Pessoal e Informação da Universidade Federal da Paraíba |
title_fullStr |
Estudo de usuário do Núcleo de Documentação de Pessoal e Informação da Universidade Federal da Paraíba |
title_full_unstemmed |
Estudo de usuário do Núcleo de Documentação de Pessoal e Informação da Universidade Federal da Paraíba |
title_sort |
Estudo de usuário do Núcleo de Documentação de Pessoal e Informação da Universidade Federal da Paraíba |
author |
Felix, Karlla Karollina Almeida. |
author_facet |
Felix, Karlla Karollina Almeida. |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Garcia, Joana Coeli Ribeiro. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Felix, Karlla Karollina Almeida. |
contributor_str_mv |
Garcia, Joana Coeli Ribeiro. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::ARQUIVOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::ARQUIVOLOGIA Arquivo. Estudo de usuário. Usuário de arquivo. Perfil de usuários. Satisfação de usuários. Núcleo de Documentação de Pessoal e Informação (NDPI). |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arquivo. Estudo de usuário. Usuário de arquivo. Perfil de usuários. Satisfação de usuários. Núcleo de Documentação de Pessoal e Informação (NDPI). |
description |
Estudos de usuário são avaliações para melhorar a qualidade dos serviços e da estrutura geral de centros de informação. Considerada nessa temática, esta pesquisa identifica o perfil e a satisfação dos usuários do Núcleo de Documentação de Pessoal e Informação – NDPI, da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Para obter os dados foi aplicado um questionário composto de perguntas entre os usuários que frequentaram o arquivo no mês de Outubro de 2016, é portanto uma pesquisa quantitativa, embora com a contribuição de algumas falas dos gestores do referido núcleo. O referencial teórico aborda estudos de usuários e conceitos sobre arquivo, documento e seus usuários. Após a análise dos dados chegou-se a um perfil de usuários, e diagnostico do grau de satisfação encontrado em relação ao atendimento, serviços, estado de conservação dos documentos; área de consulta, e a partir da análise dos dados coletados, identificam-se pontos que demandam aperfeiçoamento. Esse estudo deve ser visto como uma oportunidade de se conhecer melhor o usuário e, através dele, avaliar o desempenho dos serviços a ele oferecidos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-11-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-09T19:12:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-05-09T19:12:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26891 |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26891 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Ciência da Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPB |
collection |
Repositório Institucional da UFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26891/4/KKAF09052023.pdf.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26891/3/license.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26891/2/license_rdf https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26891/1/KKAF09052023.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6fc7252a312266261845fb6a797eea51 e20ac18e101915e6935b82a641b985c0 c4c98de35c20c53220c07884f4def27c 93265af61a0d31fd11568391a6872683 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777562290727419904 |