Estratégias de comunicação no combate à desinformação na campanha presidencial brasileira de 2022.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27606 |
Resumo: | A motivação para a realização dessa pesquisa partiu da inquietação ao observar as incessantes fake news presentes no processo eleitoral brasileiro em 2022, mais especificamente no pleito para presidente da República contra o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Inácio Lula da Silva. As redes sociais digitais serviram de plataforma para a proliferação de conteúdos enganosos, maliciosos, pejorativos e falsos, que são prejudiciais não só aos candidatos, mas ao processo eleitoral como um todo. A fundamentação teórica deste estudo baseia-se nos conceitos de comunicação política e eleitoral e desinformação. Como objetivo geral, propõe-se analisar as estratégias de comunicação utilizadas pela assessoria de comunicação do candidato do PT para combater as fake news. Para tal, identificou-se as principais desinformações circulantes e analisou-se o material utilizado pela assessoria do PT para combater tais desinformações nas redes sociais Instagram, Twitter e Tik Tok. Assim, foi possível categorizar os padrões utilizados e verificar as estratégias recorrentes. Os resultados encontrados demonstram que houve uma estratégia central no trabalho de combate às fake news, além de ressaltar um preocupante cenário sobre ética em todo o processo comunicacional. |
id |
UFPB-2_e0889fb9d4f1c7b2ec670c34bf18c502 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:123456789/27606 |
network_acronym_str |
UFPB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-08-07T17:22:12Z2023-06-162023-08-07T17:22:12Z2023-06-01https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27606A motivação para a realização dessa pesquisa partiu da inquietação ao observar as incessantes fake news presentes no processo eleitoral brasileiro em 2022, mais especificamente no pleito para presidente da República contra o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Inácio Lula da Silva. As redes sociais digitais serviram de plataforma para a proliferação de conteúdos enganosos, maliciosos, pejorativos e falsos, que são prejudiciais não só aos candidatos, mas ao processo eleitoral como um todo. A fundamentação teórica deste estudo baseia-se nos conceitos de comunicação política e eleitoral e desinformação. Como objetivo geral, propõe-se analisar as estratégias de comunicação utilizadas pela assessoria de comunicação do candidato do PT para combater as fake news. Para tal, identificou-se as principais desinformações circulantes e analisou-se o material utilizado pela assessoria do PT para combater tais desinformações nas redes sociais Instagram, Twitter e Tik Tok. Assim, foi possível categorizar os padrões utilizados e verificar as estratégias recorrentes. Os resultados encontrados demonstram que houve uma estratégia central no trabalho de combate às fake news, além de ressaltar um preocupante cenário sobre ética em todo o processo comunicacional.The motivation for this research came from the concern to observe the incessant fake news present in the Brazilian electoral process in 2022, more specifically in the election for president of the Republic against the candidate of the Workers Party (PT)Luiz Inácio Lula da Silva. Digital social networks have served as a platform for the proliferation of misleading, malicious, derogatory and false content, which is harmful not only to candidates, but to the electoral process as a whole. The theoretical basis of this study is based on the concepts of political and electoral communication and disinformation. As a general objective, it is proposed to analyze the communication strategies used by the communication advisory of the PT candidate to combat fake news. To this end, we identified the main circulating disinformation and analyzed the material used by the PT advisory to combat such disinformation in the social networks Instagram, Twitter and Tik Tok. Thus, it was possible to categorize the patterns used and verify the recurrent strategies. The results show that there was a central strategy in the work to combat fake news, and highlight a worrying scenario about ethics throughout the communication process.Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-08-07T17:22:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KPS16062023.pdf: 2294832 bytes, checksum: 887a7523ff7973b3f5c56306347f61c0 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-07T17:22:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KPS16062023.pdf: 2294832 bytes, checksum: 887a7523ff7973b3f5c56306347f61c0 (MD5) Previous issue date: 2023-06-01porUniversidade Federal da ParaíbaUFPBBrasilComunicaçãoAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDARelações PúblicasComunicação eleitoralCampanha eleitoralDesinformaçãoComunicação - EstratégiasEstratégias de comunicação no combate à desinformação na campanha presidencial brasileira de 2022.Communication strategies in the fight against disinformation in the 2022 Brazilian presidential campaign.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisOliveira, Maria Lívia Pachêco de11960627490Santos, Kalyne PereiraARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Infodemia, desinformação, pós-verdade: o desafio de conceituar os fenômenos envolvidos com os novos regimes de informação. The International Review of Information Ethics, v. 30, n. 1, 2021. BEZERRA, Arthur Coelho; SCHNEIDER, Marcos. Competência crítica em informação - teoria, consciência e práxis. In: OLIVEIRA, Maria Lívia Pachêco de; SOUZA, Edivânio Duarte de. Competência crítica e desordem da informação: da atuação dos agentes ao protagonismo social. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 2022. p. 77-86. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05.10.1988. Brasília, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/19501969/l5377.htm#:~:text=de%20sua%20fiscaliza%C3%A7%C3%A3o-,Art.,Par%C3%A1grafo%20%C3%BAnico. Acesso em: 20 out. 2022. BORDENAVE, Juan E. Díaz. Além dos meios e mensagens. Petrópolis: Vozes, 2002. BORDENAVE, Juan Díaz. O que é comunicação? São Paulo: Brasiliense. 2003. CASAGRANDE, Eduardo Pieniz; FACHINETTO, Fabiana. O uso dos gatilhos mentais para influência e persuasão sobre consumidores. Salão do Conhecimento UNIJUÍ, Ijuí, RS. v.1, n.1, p. 1-4, out. 2018. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/salaoconhecimento/article/view/9458. Acesso em: 09 set. 2022. DONATELLI, Marcelo. CNN Brasil lança sinal aberto para todo o Brasil. CNN Brasil, 2023. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/cnn-brasil-lanca-sinal-aberto-para todo-o-brasil/. Acesso em: 25 mar. 2023. CORREIA, João Carlos; FERREIRA, Gil Baptista; SANTO, Paula do Espírito. Conceitos de comunicação política. Covilhã: LabCom, 2010. DE MATOS, Heloiza Helena Gomes. Comunicação política e comunicação pública. Organicom, v. 3, n. 4, p. 58-73, 2006. ENGRÁCIO, Handerson Webber Aguiar. Relações Públicas: para uma atualização de funções e instrumentos. [S.l]: Repositório Universidade Nova. 2015. FERREIRA, João Rodrigo Santos; LIMA, Paulo Ricardo Silva; SOUZA, Edivanio Duarte. Desinformação, infodemia e caos social: impactos negativos das fake news no cenário da COVID-19. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 1, p. 30-58, 2021. Doi: 10.19132/1808- 5245271.30-58 FONTELLES, M. J.; SIMÕES, M. G.; FARIAS, S. H.; FONTELLES, R. G. S. Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. Revista paraense de medicina, v. 23, n.3, p. 1-8, 2009. FORNI, João José. Gestão de Crises e Comunicação. 3. ed. São Paulo: Atlas. 2019. KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. Rio de Janeiro: Summus. 2003. LOVATO, Anderson Benites et al. Relações públicas: funções e estratégias na comunicação e relacionamento do Senac-RS com seus públicos. [S.l]: Repositório institucional da Unipampa. 2015. LULA não disse que vai fechar igrejas caso seja eleito, como sugere mensagem. Comprova, 10 jul. 2022. Disponível em: https://projetocomprova.com.br/publica%C3%A7%C3%B5es/lula-nao-disse-que-vai-fechar igrejas-caso-seja-eleito-como-sugere-mensagem/. Acesso em: 06 maio 2023. LUPETTI, Marcélia. Gestão estratégica da comunicação mercadológica: planejamento. 2.ed. São Paulo: Cengage, 2015. MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999. NASSER, Ana Cristina (Trad). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008. OLIVEIRA, M. L. P.; SOUZA, E. D. A competência crítica em informação no contexto das fake news: os desafios do sujeito informacional no ciberespaço. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina. Anais [...]. Londrina: UEL, 2018. OLIVEIRA, M. L. P. de; COLPO, C. D. Comunicação organizacional e desinformação: uma reflexão sobre comunicação pública no Brasil durante a pandemia da covid 19. Organicom, [S. l.], v. 18, n. 37, p. 49-61, 2021. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.187930. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/187930. Acesso em: 11 nov. 2023. PEREIRA, Renato Lopes. Conceito de Comunicação. e-Com, v. 6, n. 2, 2013. RIBEIRO, Amanda; PACHECO, Priscila. Lula não disse em debate que MEI vai acabar; modalidade foi criada no governo do petista. Aos fatos, 2022. Disponível em: https://www.aosfatos.org/noticias/lula-nao-disse-mei-vai-acabar-debate-globo/. Acesso em: 06 maio 2023. SIMÕES, Roberto Porto. Relações públicas: função política. 3.ed. São Paulo: Summus, c1995. 250p. BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. Sistemas eleitorais brasileiros. Brasília: TSE, [s.d]. Disponível em: https://www.tse.jus.br/o- tse/escola-judiciaria-eleitoral/publicacoes/revistas da eje/artigos/revista-eletronica-eje-n.-4- ano-4/sistemas-eleitorais-brasileiros. Acesso em: 09 nov. 2022. TERRA, C. F. O que as organizações precisam fazer para serem bem vistas nas mídias sociais sob a ótica da comunicação organizacional e das relações públicas. In: CONGRESSO CIENTÍFICO DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E RELAÇÕES PÚBLICAS, 5., 2001, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: ABRACORP, 2011. p. 1-15. WARDLE, C.; DERAKHSHAN, H. Reflexão sobre a desordem da desinformação: formatos da informação incorreta, desinformação e má informação. In: IRETON, C.; POSETTI, J. (orgs.). Jornalismo, fake news& desinformação: manual para educação e treinamento em jornalismo. [S. l.]: UNESCO, 2019. p. 46-58. YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. 212 p. ISBN: 8536304626reponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTKPS16062023.pdf.txtKPS16062023.pdf.txtExtracted texttext/plain106361https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27606/4/KPS16062023.pdf.txt4b447dcf2f156da66bfb98c2e9debfbbMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27606/3/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27606/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52ORIGINALKPS16062023.pdfKPS16062023.pdfapplication/pdf2294832https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27606/1/KPS16062023.pdf887a7523ff7973b3f5c56306347f61c0MD51123456789/276062023-08-08 03:03:29.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Repositório InstitucionalPUB |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias de comunicação no combate à desinformação na campanha presidencial brasileira de 2022. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Communication strategies in the fight against disinformation in the 2022 Brazilian presidential campaign. |
title |
Estratégias de comunicação no combate à desinformação na campanha presidencial brasileira de 2022. |
spellingShingle |
Estratégias de comunicação no combate à desinformação na campanha presidencial brasileira de 2022. Santos, Kalyne Pereira CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Relações Públicas Comunicação eleitoral Campanha eleitoral Desinformação Comunicação - Estratégias |
title_short |
Estratégias de comunicação no combate à desinformação na campanha presidencial brasileira de 2022. |
title_full |
Estratégias de comunicação no combate à desinformação na campanha presidencial brasileira de 2022. |
title_fullStr |
Estratégias de comunicação no combate à desinformação na campanha presidencial brasileira de 2022. |
title_full_unstemmed |
Estratégias de comunicação no combate à desinformação na campanha presidencial brasileira de 2022. |
title_sort |
Estratégias de comunicação no combate à desinformação na campanha presidencial brasileira de 2022. |
author |
Santos, Kalyne Pereira |
author_facet |
Santos, Kalyne Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Maria Lívia Pachêco de |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
11960627490 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Kalyne Pereira |
contributor_str_mv |
Oliveira, Maria Lívia Pachêco de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Relações Públicas Comunicação eleitoral Campanha eleitoral Desinformação Comunicação - Estratégias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações Públicas Comunicação eleitoral Campanha eleitoral Desinformação Comunicação - Estratégias |
description |
A motivação para a realização dessa pesquisa partiu da inquietação ao observar as incessantes fake news presentes no processo eleitoral brasileiro em 2022, mais especificamente no pleito para presidente da República contra o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Inácio Lula da Silva. As redes sociais digitais serviram de plataforma para a proliferação de conteúdos enganosos, maliciosos, pejorativos e falsos, que são prejudiciais não só aos candidatos, mas ao processo eleitoral como um todo. A fundamentação teórica deste estudo baseia-se nos conceitos de comunicação política e eleitoral e desinformação. Como objetivo geral, propõe-se analisar as estratégias de comunicação utilizadas pela assessoria de comunicação do candidato do PT para combater as fake news. Para tal, identificou-se as principais desinformações circulantes e analisou-se o material utilizado pela assessoria do PT para combater tais desinformações nas redes sociais Instagram, Twitter e Tik Tok. Assim, foi possível categorizar os padrões utilizados e verificar as estratégias recorrentes. Os resultados encontrados demonstram que houve uma estratégia central no trabalho de combate às fake news, além de ressaltar um preocupante cenário sobre ética em todo o processo comunicacional. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-07T17:22:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-16 2023-08-07T17:22:12Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-06-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27606 |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27606 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv |
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Infodemia, desinformação, pós-verdade: o desafio de conceituar os fenômenos envolvidos com os novos regimes de informação. The International Review of Information Ethics, v. 30, n. 1, 2021. BEZERRA, Arthur Coelho; SCHNEIDER, Marcos. Competência crítica em informação - teoria, consciência e práxis. In: OLIVEIRA, Maria Lívia Pachêco de; SOUZA, Edivânio Duarte de. Competência crítica e desordem da informação: da atuação dos agentes ao protagonismo social. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 2022. p. 77-86. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05.10.1988. Brasília, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/19501969/l5377.htm#:~:text=de%20sua%20fiscaliza%C3%A7%C3%A3o-,Art.,Par%C3%A1grafo%20%C3%BAnico. Acesso em: 20 out. 2022. BORDENAVE, Juan E. Díaz. Além dos meios e mensagens. Petrópolis: Vozes, 2002. BORDENAVE, Juan Díaz. O que é comunicação? São Paulo: Brasiliense. 2003. CASAGRANDE, Eduardo Pieniz; FACHINETTO, Fabiana. O uso dos gatilhos mentais para influência e persuasão sobre consumidores. Salão do Conhecimento UNIJUÍ, Ijuí, RS. v.1, n.1, p. 1-4, out. 2018. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/salaoconhecimento/article/view/9458. Acesso em: 09 set. 2022. DONATELLI, Marcelo. CNN Brasil lança sinal aberto para todo o Brasil. CNN Brasil, 2023. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/cnn-brasil-lanca-sinal-aberto-para todo-o-brasil/. Acesso em: 25 mar. 2023. CORREIA, João Carlos; FERREIRA, Gil Baptista; SANTO, Paula do Espírito. Conceitos de comunicação política. Covilhã: LabCom, 2010. DE MATOS, Heloiza Helena Gomes. Comunicação política e comunicação pública. Organicom, v. 3, n. 4, p. 58-73, 2006. ENGRÁCIO, Handerson Webber Aguiar. Relações Públicas: para uma atualização de funções e instrumentos. [S.l]: Repositório Universidade Nova. 2015. FERREIRA, João Rodrigo Santos; LIMA, Paulo Ricardo Silva; SOUZA, Edivanio Duarte. Desinformação, infodemia e caos social: impactos negativos das fake news no cenário da COVID-19. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 1, p. 30-58, 2021. Doi: 10.19132/1808- 5245271.30-58 FONTELLES, M. J.; SIMÕES, M. G.; FARIAS, S. H.; FONTELLES, R. G. S. Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. Revista paraense de medicina, v. 23, n.3, p. 1-8, 2009. FORNI, João José. Gestão de Crises e Comunicação. 3. ed. São Paulo: Atlas. 2019. KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. Rio de Janeiro: Summus. 2003. LOVATO, Anderson Benites et al. Relações públicas: funções e estratégias na comunicação e relacionamento do Senac-RS com seus públicos. [S.l]: Repositório institucional da Unipampa. 2015. LULA não disse que vai fechar igrejas caso seja eleito, como sugere mensagem. Comprova, 10 jul. 2022. Disponível em: https://projetocomprova.com.br/publica%C3%A7%C3%B5es/lula-nao-disse-que-vai-fechar igrejas-caso-seja-eleito-como-sugere-mensagem/. Acesso em: 06 maio 2023. LUPETTI, Marcélia. Gestão estratégica da comunicação mercadológica: planejamento. 2.ed. São Paulo: Cengage, 2015. MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999. NASSER, Ana Cristina (Trad). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008. OLIVEIRA, M. L. P.; SOUZA, E. D. A competência crítica em informação no contexto das fake news: os desafios do sujeito informacional no ciberespaço. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina. Anais [...]. Londrina: UEL, 2018. OLIVEIRA, M. L. P. de; COLPO, C. D. Comunicação organizacional e desinformação: uma reflexão sobre comunicação pública no Brasil durante a pandemia da covid 19. Organicom, [S. l.], v. 18, n. 37, p. 49-61, 2021. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.187930. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/187930. Acesso em: 11 nov. 2023. PEREIRA, Renato Lopes. Conceito de Comunicação. e-Com, v. 6, n. 2, 2013. RIBEIRO, Amanda; PACHECO, Priscila. Lula não disse em debate que MEI vai acabar; modalidade foi criada no governo do petista. Aos fatos, 2022. Disponível em: https://www.aosfatos.org/noticias/lula-nao-disse-mei-vai-acabar-debate-globo/. Acesso em: 06 maio 2023. SIMÕES, Roberto Porto. Relações públicas: função política. 3.ed. São Paulo: Summus, c1995. 250p. BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. Sistemas eleitorais brasileiros. Brasília: TSE, [s.d]. Disponível em: https://www.tse.jus.br/o- tse/escola-judiciaria-eleitoral/publicacoes/revistas da eje/artigos/revista-eletronica-eje-n.-4- ano-4/sistemas-eleitorais-brasileiros. Acesso em: 09 nov. 2022. TERRA, C. F. O que as organizações precisam fazer para serem bem vistas nas mídias sociais sob a ótica da comunicação organizacional e das relações públicas. In: CONGRESSO CIENTÍFICO DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E RELAÇÕES PÚBLICAS, 5., 2001, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: ABRACORP, 2011. p. 1-15. WARDLE, C.; DERAKHSHAN, H. Reflexão sobre a desordem da desinformação: formatos da informação incorreta, desinformação e má informação. In: IRETON, C.; POSETTI, J. (orgs.). Jornalismo, fake news& desinformação: manual para educação e treinamento em jornalismo. [S. l.]: UNESCO, 2019. p. 46-58. YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. 212 p. ISBN: 8536304626 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPB |
collection |
Repositório Institucional da UFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27606/4/KPS16062023.pdf.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27606/3/license.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27606/2/license_rdf https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27606/1/KPS16062023.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4b447dcf2f156da66bfb98c2e9debfbb e20ac18e101915e6935b82a641b985c0 c4c98de35c20c53220c07884f4def27c 887a7523ff7973b3f5c56306347f61c0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777562299261779968 |