Estratégias de comunicação no combate à desinformação na campanha presidencial brasileira de 2022.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Kalyne Pereira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27606
Resumo: A motivação para a realização dessa pesquisa partiu da inquietação ao observar as incessantes fake news presentes no processo eleitoral brasileiro em 2022, mais especificamente no pleito para presidente da República contra o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Inácio Lula da Silva. As redes sociais digitais serviram de plataforma para a proliferação de conteúdos enganosos, maliciosos, pejorativos e falsos, que são prejudiciais não só aos candidatos, mas ao processo eleitoral como um todo. A fundamentação teórica deste estudo baseia-se nos conceitos de comunicação política e eleitoral e desinformação. Como objetivo geral, propõe-se analisar as estratégias de comunicação utilizadas pela assessoria de comunicação do candidato do PT para combater as fake news. Para tal, identificou-se as principais desinformações circulantes e analisou-se o material utilizado pela assessoria do PT para combater tais desinformações nas redes sociais Instagram, Twitter e Tik Tok. Assim, foi possível categorizar os padrões utilizados e verificar as estratégias recorrentes. Os resultados encontrados demonstram que houve uma estratégia central no trabalho de combate às fake news, além de ressaltar um preocupante cenário sobre ética em todo o processo comunicacional.
id UFPB-2_e0889fb9d4f1c7b2ec670c34bf18c502
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/27606
network_acronym_str UFPB-2
network_name_str Repositório Institucional da UFPB
repository_id_str
spelling 2023-08-07T17:22:12Z2023-06-162023-08-07T17:22:12Z2023-06-01https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27606A motivação para a realização dessa pesquisa partiu da inquietação ao observar as incessantes fake news presentes no processo eleitoral brasileiro em 2022, mais especificamente no pleito para presidente da República contra o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Inácio Lula da Silva. As redes sociais digitais serviram de plataforma para a proliferação de conteúdos enganosos, maliciosos, pejorativos e falsos, que são prejudiciais não só aos candidatos, mas ao processo eleitoral como um todo. A fundamentação teórica deste estudo baseia-se nos conceitos de comunicação política e eleitoral e desinformação. Como objetivo geral, propõe-se analisar as estratégias de comunicação utilizadas pela assessoria de comunicação do candidato do PT para combater as fake news. Para tal, identificou-se as principais desinformações circulantes e analisou-se o material utilizado pela assessoria do PT para combater tais desinformações nas redes sociais Instagram, Twitter e Tik Tok. Assim, foi possível categorizar os padrões utilizados e verificar as estratégias recorrentes. Os resultados encontrados demonstram que houve uma estratégia central no trabalho de combate às fake news, além de ressaltar um preocupante cenário sobre ética em todo o processo comunicacional.The motivation for this research came from the concern to observe the incessant fake news present in the Brazilian electoral process in 2022, more specifically in the election for president of the Republic against the candidate of the Workers Party (PT)Luiz Inácio Lula da Silva. Digital social networks have served as a platform for the proliferation of misleading, malicious, derogatory and false content, which is harmful not only to candidates, but to the electoral process as a whole. The theoretical basis of this study is based on the concepts of political and electoral communication and disinformation. As a general objective, it is proposed to analyze the communication strategies used by the communication advisory of the PT candidate to combat fake news. To this end, we identified the main circulating disinformation and analyzed the material used by the PT advisory to combat such disinformation in the social networks Instagram, Twitter and Tik Tok. Thus, it was possible to categorize the patterns used and verify the recurrent strategies. The results show that there was a central strategy in the work to combat fake news, and highlight a worrying scenario about ethics throughout the communication process.Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-08-07T17:22:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KPS16062023.pdf: 2294832 bytes, checksum: 887a7523ff7973b3f5c56306347f61c0 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-07T17:22:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KPS16062023.pdf: 2294832 bytes, checksum: 887a7523ff7973b3f5c56306347f61c0 (MD5) Previous issue date: 2023-06-01porUniversidade Federal da ParaíbaUFPBBrasilComunicaçãoAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDARelações PúblicasComunicação eleitoralCampanha eleitoralDesinformaçãoComunicação - EstratégiasEstratégias de comunicação no combate à desinformação na campanha presidencial brasileira de 2022.Communication strategies in the fight against disinformation in the 2022 Brazilian presidential campaign.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisOliveira, Maria Lívia Pachêco de11960627490Santos, Kalyne PereiraARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Infodemia, desinformação, pós-verdade: o desafio de conceituar os fenômenos envolvidos com os novos regimes de informação. The International Review of Information Ethics, v. 30, n. 1, 2021. BEZERRA, Arthur Coelho; SCHNEIDER, Marcos. Competência crítica em informação - teoria, consciência e práxis. In: OLIVEIRA, Maria Lívia Pachêco de; SOUZA, Edivânio Duarte de. Competência crítica e desordem da informação: da atuação dos agentes ao protagonismo social. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 2022. p. 77-86. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05.10.1988. Brasília, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/19501969/l5377.htm#:~:text=de%20sua%20fiscaliza%C3%A7%C3%A3o-,Art.,Par%C3%A1grafo%20%C3%BAnico. Acesso em: 20 out. 2022. BORDENAVE, Juan E. Díaz. Além dos meios e mensagens. Petrópolis: Vozes, 2002. BORDENAVE, Juan Díaz. O que é comunicação? São Paulo: Brasiliense. 2003. CASAGRANDE, Eduardo Pieniz; FACHINETTO, Fabiana. O uso dos gatilhos mentais para influência e persuasão sobre consumidores. Salão do Conhecimento UNIJUÍ, Ijuí, RS. v.1, n.1, p. 1-4, out. 2018. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/salaoconhecimento/article/view/9458. Acesso em: 09 set. 2022. DONATELLI, Marcelo. CNN Brasil lança sinal aberto para todo o Brasil. CNN Brasil, 2023. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/cnn-brasil-lanca-sinal-aberto-para todo-o-brasil/. Acesso em: 25 mar. 2023. CORREIA, João Carlos; FERREIRA, Gil Baptista; SANTO, Paula do Espírito. Conceitos de comunicação política. Covilhã: LabCom, 2010. DE MATOS, Heloiza Helena Gomes. Comunicação política e comunicação pública. Organicom, v. 3, n. 4, p. 58-73, 2006. ENGRÁCIO, Handerson Webber Aguiar. Relações Públicas: para uma atualização de funções e instrumentos. [S.l]: Repositório Universidade Nova. 2015. FERREIRA, João Rodrigo Santos; LIMA, Paulo Ricardo Silva; SOUZA, Edivanio Duarte. Desinformação, infodemia e caos social: impactos negativos das fake news no cenário da COVID-19. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 1, p. 30-58, 2021. Doi: 10.19132/1808- 5245271.30-58 FONTELLES, M. J.; SIMÕES, M. G.; FARIAS, S. H.; FONTELLES, R. G. S. Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. Revista paraense de medicina, v. 23, n.3, p. 1-8, 2009. FORNI, João José. Gestão de Crises e Comunicação. 3. ed. São Paulo: Atlas. 2019. KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. Rio de Janeiro: Summus. 2003. LOVATO, Anderson Benites et al. Relações públicas: funções e estratégias na comunicação e relacionamento do Senac-RS com seus públicos. [S.l]: Repositório institucional da Unipampa. 2015. LULA não disse que vai fechar igrejas caso seja eleito, como sugere mensagem. Comprova, 10 jul. 2022. Disponível em: https://projetocomprova.com.br/publica%C3%A7%C3%B5es/lula-nao-disse-que-vai-fechar igrejas-caso-seja-eleito-como-sugere-mensagem/. Acesso em: 06 maio 2023. LUPETTI, Marcélia. Gestão estratégica da comunicação mercadológica: planejamento. 2.ed. São Paulo: Cengage, 2015. MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999. NASSER, Ana Cristina (Trad). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008. OLIVEIRA, M. L. P.; SOUZA, E. D. A competência crítica em informação no contexto das fake news: os desafios do sujeito informacional no ciberespaço. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina. Anais [...]. Londrina: UEL, 2018. OLIVEIRA, M. L. P. de; COLPO, C. D. Comunicação organizacional e desinformação: uma reflexão sobre comunicação pública no Brasil durante a pandemia da covid 19. Organicom, [S. l.], v. 18, n. 37, p. 49-61, 2021. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.187930. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/187930. Acesso em: 11 nov. 2023. PEREIRA, Renato Lopes. Conceito de Comunicação. e-Com, v. 6, n. 2, 2013. RIBEIRO, Amanda; PACHECO, Priscila. Lula não disse em debate que MEI vai acabar; modalidade foi criada no governo do petista. Aos fatos, 2022. Disponível em: https://www.aosfatos.org/noticias/lula-nao-disse-mei-vai-acabar-debate-globo/. Acesso em: 06 maio 2023. SIMÕES, Roberto Porto. Relações públicas: função política. 3.ed. São Paulo: Summus, c1995. 250p. BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. Sistemas eleitorais brasileiros. Brasília: TSE, [s.d]. Disponível em: https://www.tse.jus.br/o- tse/escola-judiciaria-eleitoral/publicacoes/revistas da eje/artigos/revista-eletronica-eje-n.-4- ano-4/sistemas-eleitorais-brasileiros. Acesso em: 09 nov. 2022. TERRA, C. F. O que as organizações precisam fazer para serem bem vistas nas mídias sociais sob a ótica da comunicação organizacional e das relações públicas. In: CONGRESSO CIENTÍFICO DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E RELAÇÕES PÚBLICAS, 5., 2001, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: ABRACORP, 2011. p. 1-15. WARDLE, C.; DERAKHSHAN, H. Reflexão sobre a desordem da desinformação: formatos da informação incorreta, desinformação e má informação. In: IRETON, C.; POSETTI, J. (orgs.). Jornalismo, fake news& desinformação: manual para educação e treinamento em jornalismo. [S. l.]: UNESCO, 2019. p. 46-58. YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. 212 p. ISBN: 8536304626reponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTKPS16062023.pdf.txtKPS16062023.pdf.txtExtracted texttext/plain106361https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27606/4/KPS16062023.pdf.txt4b447dcf2f156da66bfb98c2e9debfbbMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27606/3/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27606/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52ORIGINALKPS16062023.pdfKPS16062023.pdfapplication/pdf2294832https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27606/1/KPS16062023.pdf887a7523ff7973b3f5c56306347f61c0MD51123456789/276062023-08-08 03:03:29.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Repositório InstitucionalPUB
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de comunicação no combate à desinformação na campanha presidencial brasileira de 2022.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Communication strategies in the fight against disinformation in the 2022 Brazilian presidential campaign.
title Estratégias de comunicação no combate à desinformação na campanha presidencial brasileira de 2022.
spellingShingle Estratégias de comunicação no combate à desinformação na campanha presidencial brasileira de 2022.
Santos, Kalyne Pereira
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Relações Públicas
Comunicação eleitoral
Campanha eleitoral
Desinformação
Comunicação - Estratégias
title_short Estratégias de comunicação no combate à desinformação na campanha presidencial brasileira de 2022.
title_full Estratégias de comunicação no combate à desinformação na campanha presidencial brasileira de 2022.
title_fullStr Estratégias de comunicação no combate à desinformação na campanha presidencial brasileira de 2022.
title_full_unstemmed Estratégias de comunicação no combate à desinformação na campanha presidencial brasileira de 2022.
title_sort Estratégias de comunicação no combate à desinformação na campanha presidencial brasileira de 2022.
author Santos, Kalyne Pereira
author_facet Santos, Kalyne Pereira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Maria Lívia Pachêco de
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 11960627490
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Kalyne Pereira
contributor_str_mv Oliveira, Maria Lívia Pachêco de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Relações Públicas
Comunicação eleitoral
Campanha eleitoral
Desinformação
Comunicação - Estratégias
dc.subject.por.fl_str_mv Relações Públicas
Comunicação eleitoral
Campanha eleitoral
Desinformação
Comunicação - Estratégias
description A motivação para a realização dessa pesquisa partiu da inquietação ao observar as incessantes fake news presentes no processo eleitoral brasileiro em 2022, mais especificamente no pleito para presidente da República contra o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Inácio Lula da Silva. As redes sociais digitais serviram de plataforma para a proliferação de conteúdos enganosos, maliciosos, pejorativos e falsos, que são prejudiciais não só aos candidatos, mas ao processo eleitoral como um todo. A fundamentação teórica deste estudo baseia-se nos conceitos de comunicação política e eleitoral e desinformação. Como objetivo geral, propõe-se analisar as estratégias de comunicação utilizadas pela assessoria de comunicação do candidato do PT para combater as fake news. Para tal, identificou-se as principais desinformações circulantes e analisou-se o material utilizado pela assessoria do PT para combater tais desinformações nas redes sociais Instagram, Twitter e Tik Tok. Assim, foi possível categorizar os padrões utilizados e verificar as estratégias recorrentes. Os resultados encontrados demonstram que houve uma estratégia central no trabalho de combate às fake news, além de ressaltar um preocupante cenário sobre ética em todo o processo comunicacional.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-07T17:22:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-16
2023-08-07T17:22:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27606
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Infodemia, desinformação, pós-verdade: o desafio de conceituar os fenômenos envolvidos com os novos regimes de informação. The International Review of Information Ethics, v. 30, n. 1, 2021. BEZERRA, Arthur Coelho; SCHNEIDER, Marcos. Competência crítica em informação - teoria, consciência e práxis. In: OLIVEIRA, Maria Lívia Pachêco de; SOUZA, Edivânio Duarte de. Competência crítica e desordem da informação: da atuação dos agentes ao protagonismo social. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 2022. p. 77-86. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05.10.1988. Brasília, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/19501969/l5377.htm#:~:text=de%20sua%20fiscaliza%C3%A7%C3%A3o-,Art.,Par%C3%A1grafo%20%C3%BAnico. Acesso em: 20 out. 2022. BORDENAVE, Juan E. Díaz. Além dos meios e mensagens. Petrópolis: Vozes, 2002. BORDENAVE, Juan Díaz. O que é comunicação? São Paulo: Brasiliense. 2003. CASAGRANDE, Eduardo Pieniz; FACHINETTO, Fabiana. O uso dos gatilhos mentais para influência e persuasão sobre consumidores. Salão do Conhecimento UNIJUÍ, Ijuí, RS. v.1, n.1, p. 1-4, out. 2018. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/salaoconhecimento/article/view/9458. Acesso em: 09 set. 2022. DONATELLI, Marcelo. CNN Brasil lança sinal aberto para todo o Brasil. CNN Brasil, 2023. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/cnn-brasil-lanca-sinal-aberto-para todo-o-brasil/. Acesso em: 25 mar. 2023. CORREIA, João Carlos; FERREIRA, Gil Baptista; SANTO, Paula do Espírito. Conceitos de comunicação política. Covilhã: LabCom, 2010. DE MATOS, Heloiza Helena Gomes. Comunicação política e comunicação pública. Organicom, v. 3, n. 4, p. 58-73, 2006. ENGRÁCIO, Handerson Webber Aguiar. Relações Públicas: para uma atualização de funções e instrumentos. [S.l]: Repositório Universidade Nova. 2015. FERREIRA, João Rodrigo Santos; LIMA, Paulo Ricardo Silva; SOUZA, Edivanio Duarte. Desinformação, infodemia e caos social: impactos negativos das fake news no cenário da COVID-19. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 1, p. 30-58, 2021. Doi: 10.19132/1808- 5245271.30-58 FONTELLES, M. J.; SIMÕES, M. G.; FARIAS, S. H.; FONTELLES, R. G. S. Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. Revista paraense de medicina, v. 23, n.3, p. 1-8, 2009. FORNI, João José. Gestão de Crises e Comunicação. 3. ed. São Paulo: Atlas. 2019. KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. Rio de Janeiro: Summus. 2003. LOVATO, Anderson Benites et al. Relações públicas: funções e estratégias na comunicação e relacionamento do Senac-RS com seus públicos. [S.l]: Repositório institucional da Unipampa. 2015. LULA não disse que vai fechar igrejas caso seja eleito, como sugere mensagem. Comprova, 10 jul. 2022. Disponível em: https://projetocomprova.com.br/publica%C3%A7%C3%B5es/lula-nao-disse-que-vai-fechar igrejas-caso-seja-eleito-como-sugere-mensagem/. Acesso em: 06 maio 2023. LUPETTI, Marcélia. Gestão estratégica da comunicação mercadológica: planejamento. 2.ed. São Paulo: Cengage, 2015. MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999. NASSER, Ana Cristina (Trad). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008. OLIVEIRA, M. L. P.; SOUZA, E. D. A competência crítica em informação no contexto das fake news: os desafios do sujeito informacional no ciberespaço. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina. Anais [...]. Londrina: UEL, 2018. OLIVEIRA, M. L. P. de; COLPO, C. D. Comunicação organizacional e desinformação: uma reflexão sobre comunicação pública no Brasil durante a pandemia da covid 19. Organicom, [S. l.], v. 18, n. 37, p. 49-61, 2021. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.187930. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/187930. Acesso em: 11 nov. 2023. PEREIRA, Renato Lopes. Conceito de Comunicação. e-Com, v. 6, n. 2, 2013. RIBEIRO, Amanda; PACHECO, Priscila. Lula não disse em debate que MEI vai acabar; modalidade foi criada no governo do petista. Aos fatos, 2022. Disponível em: https://www.aosfatos.org/noticias/lula-nao-disse-mei-vai-acabar-debate-globo/. Acesso em: 06 maio 2023. SIMÕES, Roberto Porto. Relações públicas: função política. 3.ed. São Paulo: Summus, c1995. 250p. BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. Sistemas eleitorais brasileiros. Brasília: TSE, [s.d]. Disponível em: https://www.tse.jus.br/o- tse/escola-judiciaria-eleitoral/publicacoes/revistas da eje/artigos/revista-eletronica-eje-n.-4- ano-4/sistemas-eleitorais-brasileiros. Acesso em: 09 nov. 2022. TERRA, C. F. O que as organizações precisam fazer para serem bem vistas nas mídias sociais sob a ótica da comunicação organizacional e das relações públicas. In: CONGRESSO CIENTÍFICO DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E RELAÇÕES PÚBLICAS, 5., 2001, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: ABRACORP, 2011. p. 1-15. WARDLE, C.; DERAKHSHAN, H. Reflexão sobre a desordem da desinformação: formatos da informação incorreta, desinformação e má informação. In: IRETON, C.; POSETTI, J. (orgs.). Jornalismo, fake news& desinformação: manual para educação e treinamento em jornalismo. [S. l.]: UNESCO, 2019. p. 46-58. YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. 212 p. ISBN: 8536304626
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Repositório Institucional da UFPB
collection Repositório Institucional da UFPB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27606/4/KPS16062023.pdf.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27606/3/license.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27606/2/license_rdf
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27606/1/KPS16062023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4b447dcf2f156da66bfb98c2e9debfbb
e20ac18e101915e6935b82a641b985c0
c4c98de35c20c53220c07884f4def27c
887a7523ff7973b3f5c56306347f61c0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777562299261779968