O computador no ensino da Matemática: uma contribuição para o estudo das concepções e práticas dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, António Filipe Rodrigues
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/303
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento
id RCAP_be4d158744b8ce15fcd7d3e02f9d8f30
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/303
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O computador no ensino da Matemática: uma contribuição para o estudo das concepções e práticas dos professoresProfessoresMatemáticaEnsino da MatemáticaComputadorConcepçõesPráticasDissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e DesenvolvimentoEste estudo investigou as concepções de professores acerca da Matemática e da utilização de computadores, procurando destacar e discutir eventuais relações entre essas concepções e as práticas lectivas. Foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa, entrevistando oito professores de Matemática e acompanhando-os num programa de formação, no âmbito do qual se observaram reuniões e aulas onde foram utilizados os computadores. Os resultados do estudo sugerem que os computadores são encarados como um instrumento a ser integrado na sala de aula, motivadores para os estudantes, proporcionando-lhes uma aprendizagem mais autónoma, embora subsistam algumas preocupações relativas ao papel do professor. As aulas com computadores resultaram de um trabalho conjunto de um grupo de professores, sendo encaradas como mais trabalhosas do que as outras, sendo a Geometria o tópico de Matemática referido como o mais adequado para utilizar o computador na sala de aula. Por outro lado, a Matemática foi encarada de forma diferenciada. Surgiram, ainda, evidências de que as práticas desses professores reflectiam as suas ideias, preocupações ou concepções acerca da utilização de computadores na sala de aula.Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e TecnologiaAmbrósio, TeresaMatos, José Manuel Leonardo deRUNAzevedo, António Filipe Rodrigues2006-04-19T09:38:27Z19931993-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis8316608 bytesapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/303porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:31:02Zoai:run.unl.pt:10362/303Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:14:35.304937Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O computador no ensino da Matemática: uma contribuição para o estudo das concepções e práticas dos professores
title O computador no ensino da Matemática: uma contribuição para o estudo das concepções e práticas dos professores
spellingShingle O computador no ensino da Matemática: uma contribuição para o estudo das concepções e práticas dos professores
Azevedo, António Filipe Rodrigues
Professores
Matemática
Ensino da Matemática
Computador
Concepções
Práticas
title_short O computador no ensino da Matemática: uma contribuição para o estudo das concepções e práticas dos professores
title_full O computador no ensino da Matemática: uma contribuição para o estudo das concepções e práticas dos professores
title_fullStr O computador no ensino da Matemática: uma contribuição para o estudo das concepções e práticas dos professores
title_full_unstemmed O computador no ensino da Matemática: uma contribuição para o estudo das concepções e práticas dos professores
title_sort O computador no ensino da Matemática: uma contribuição para o estudo das concepções e práticas dos professores
author Azevedo, António Filipe Rodrigues
author_facet Azevedo, António Filipe Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ambrósio, Teresa
Matos, José Manuel Leonardo de
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, António Filipe Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Professores
Matemática
Ensino da Matemática
Computador
Concepções
Práticas
topic Professores
Matemática
Ensino da Matemática
Computador
Concepções
Práticas
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993
1993-01-01T00:00:00Z
2006-04-19T09:38:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/303
url http://hdl.handle.net/10362/303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 8316608 bytes
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137798391857152