A psicologia social do complexo de vira-lata: contribuições para o estudo da identidade nacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25824 |
Resumo: | O Complexo de Vira-Lata foi descrito em 1958 pelo escritor e jornalista Nelson Rodrigues como uma característica nacional representada na “inferioridade a qual o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face ao resto do mundo”. Estudos recentes têm mostrado que esse fenômeno é seletivo: brasileiros brancos favorecem europeus em relação aos brasileiros (i.e., favorecimento exogrupal), mas desvalorizam os africanos (i.e., favorecimento endogrupal). O presente trabalho analisa o papel da cor da pele dos participantes e de fatores identitários propondo a hipótese de um complexo de vira-lata seletivo (CVL) no comportamento dos brasileiros brancos, mas não de negros; e explora a relação entre a identificação nacional com esse fenômeno. No Estudo 1 (N = 410), variamos a cor da pele (Branca vs. Negra) de um alvo de violência policial e a origem cultural deste alvo (Europa vs. Brasil) e demonstramos existir um CVL no comportamento dos participantes brancos, enquanto os participantes negros mostraram favorecimento endogrupal. O Estudo 2 (N = 423) replicou esse paradigma experimental e adicionou uma nova origem cultural do alvo (América Latina) com o objetivo de verificar a seletividade do CVL frente a um alvo de origem latino-americana. Os resultados mostraram diferenças entre a atribuição de indenização à vítima de violência onde o alvo de origem europeia foi mais valorizado que o brasileiro e latino-americano. O Estudo 3 (N = 413) introduziu um novo paradigma ao estudo do CVL onde a situação experimental abordou a contratação de um candidato ao emprego, variando sua cor de pele (Negra vs. Branca) e sua origem cultural (Europa vs. Brasil vs. América Latina), além de analisar o papel da identidade nacional dos participantes juntamente a ascendência cultural. Os resultados deste estudo mostraram a presença de um CVL seletivo no comportamento dos brasileiros que valorizaram os europeus em detrimento dos brasileiros, e valorizam os brasileiros em detrimento dos latinoamericanos. Diferente do que prevíamos, esse padrão se fez presente sobretudo nos participantes negros. A discussão destes estudos sugere que o CVL é consistente com os postulados da teoria da justificação do sistema, mas também pode representar uma estratégia de gestão da identidade nacional por meio da qual os brasileiros buscam distanciar-se de sua origem africana e nativo-americana. |
id |
UFPB-2_ebda5fdcd27c4ca53e7e04d775150413 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:123456789/25824 |
network_acronym_str |
UFPB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-01-19T18:13:25Z2022-06-132023-01-19T18:13:25Z2022-03-03https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25824O Complexo de Vira-Lata foi descrito em 1958 pelo escritor e jornalista Nelson Rodrigues como uma característica nacional representada na “inferioridade a qual o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face ao resto do mundo”. Estudos recentes têm mostrado que esse fenômeno é seletivo: brasileiros brancos favorecem europeus em relação aos brasileiros (i.e., favorecimento exogrupal), mas desvalorizam os africanos (i.e., favorecimento endogrupal). O presente trabalho analisa o papel da cor da pele dos participantes e de fatores identitários propondo a hipótese de um complexo de vira-lata seletivo (CVL) no comportamento dos brasileiros brancos, mas não de negros; e explora a relação entre a identificação nacional com esse fenômeno. No Estudo 1 (N = 410), variamos a cor da pele (Branca vs. Negra) de um alvo de violência policial e a origem cultural deste alvo (Europa vs. Brasil) e demonstramos existir um CVL no comportamento dos participantes brancos, enquanto os participantes negros mostraram favorecimento endogrupal. O Estudo 2 (N = 423) replicou esse paradigma experimental e adicionou uma nova origem cultural do alvo (América Latina) com o objetivo de verificar a seletividade do CVL frente a um alvo de origem latino-americana. Os resultados mostraram diferenças entre a atribuição de indenização à vítima de violência onde o alvo de origem europeia foi mais valorizado que o brasileiro e latino-americano. O Estudo 3 (N = 413) introduziu um novo paradigma ao estudo do CVL onde a situação experimental abordou a contratação de um candidato ao emprego, variando sua cor de pele (Negra vs. Branca) e sua origem cultural (Europa vs. Brasil vs. América Latina), além de analisar o papel da identidade nacional dos participantes juntamente a ascendência cultural. Os resultados deste estudo mostraram a presença de um CVL seletivo no comportamento dos brasileiros que valorizaram os europeus em detrimento dos brasileiros, e valorizam os brasileiros em detrimento dos latinoamericanos. Diferente do que prevíamos, esse padrão se fez presente sobretudo nos participantes negros. A discussão destes estudos sugere que o CVL é consistente com os postulados da teoria da justificação do sistema, mas também pode representar uma estratégia de gestão da identidade nacional por meio da qual os brasileiros buscam distanciar-se de sua origem africana e nativo-americana.The "mongrel complex" was described in 1958 by the writer and journalist Nelson Rodrigues as a national characteristic that manifests itself in the "inferiority to which Brazilians voluntarily place themselves in the face of the rest of the world.". Recent studies have shown that this is a selective phenomenon: white Brazilians favor Europeans over Brazilians (i.e., outgroup favoritism), but devalue Africans (i.e., ingroup favoritism). In the present study, we analyze the role of participants' skin color and identity factors and hypothesize that the behavior of white but not black Brazilians is influenced by a selective "mongrel complex" (SMC). We also examine the relationship between national identification and this phenomenon. In Study 1 (N = 410), we varied the skin color (White vs. Black) of a target of police violence and the cultural origin of that target (Europe vs. Brazil) and demonstrated that White participants' behavior was SMC while Black participants were ingroup favorites. Study 2 (N = 423) repeated this experimental paradigm and added a new cultural origin of the target (Latin America) to test SMC's selectivity toward a target of Latin American origin. Results showed differences in attribution of compensation to the victim of violence, with the target of European origin scoring higher than Brazilian and Latin American. Study 3 (N = 413) introduced a new paradigm to the study of SMC. The experimental situation concerned the hiring of an applicant, varying skin color (black vs. white) and cultural origin (Europe vs. Brazil vs. Latin America), in addition to analyzing the role of participants' national identity along with cultural origin. The results of this study showed the presence of a SMC in the behavior of Brazilians who valued Europeans over Brazilians; and Brazilians over Latin Americans. Contrary to what we expected, this pattern was present mainly among black participants. Discussion of these studies suggests that the SMC is consistent with the postulates of system justification theory. However, it is also possible that this is a national identity coping strategy used by Brazilians to distance themselves from their African and Native American origins.Submitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2023-01-05T13:51:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TacianaSilvaNegreiros_Dissert.pdf: 1557254 bytes, checksum: ecb9f58e4e9bc2adb70f74da04fc62de (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2023-01-19T18:13:25Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TacianaSilvaNegreiros_Dissert.pdf: 1557254 bytes, checksum: ecb9f58e4e9bc2adb70f74da04fc62de (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-19T18:13:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TacianaSilvaNegreiros_Dissert.pdf: 1557254 bytes, checksum: ecb9f58e4e9bc2adb70f74da04fc62de (MD5) Previous issue date: 2022-03-03Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqporUniversidade Federal da ParaíbaPrograma de Pós-Graduação em Psicologia SocialUFPBBrasilPsicologia SocialAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAPsicologia socialComplexo de vira-lataIdentidade nacionalJustificação do sistemaRacismoSocial PsychologyMongrel complexNational identitySystem justificationRacismA psicologia social do complexo de vira-lata: contribuições para o estudo da identidade nacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPereira, Cícero Robertohttp://lattes.cnpq.br/796080386568588585861283508http://lattes.cnpq.br/2824396748553103Negreiros, Taciana Silvareponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTTacianaSilvaNegreiros_Dissert.pdf.txtTacianaSilvaNegreiros_Dissert.pdf.txtExtracted texttext/plain122006https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25824/4/TacianaSilvaNegreiros_Dissert.pdf.txt2bb81d9fe8d22a70129a851351c8cbadMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25824/3/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25824/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52ORIGINALTacianaSilvaNegreiros_Dissert.pdfTacianaSilvaNegreiros_Dissert.pdfapplication/pdf1557254https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25824/1/TacianaSilvaNegreiros_Dissert.pdfecb9f58e4e9bc2adb70f74da04fc62deMD51123456789/258242023-05-22 14:04:09.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Repositório InstitucionalPUB |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A psicologia social do complexo de vira-lata: contribuições para o estudo da identidade nacional |
title |
A psicologia social do complexo de vira-lata: contribuições para o estudo da identidade nacional |
spellingShingle |
A psicologia social do complexo de vira-lata: contribuições para o estudo da identidade nacional Negreiros, Taciana Silva CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Psicologia social Complexo de vira-lata Identidade nacional Justificação do sistema Racismo Social Psychology Mongrel complex National identity System justification Racism |
title_short |
A psicologia social do complexo de vira-lata: contribuições para o estudo da identidade nacional |
title_full |
A psicologia social do complexo de vira-lata: contribuições para o estudo da identidade nacional |
title_fullStr |
A psicologia social do complexo de vira-lata: contribuições para o estudo da identidade nacional |
title_full_unstemmed |
A psicologia social do complexo de vira-lata: contribuições para o estudo da identidade nacional |
title_sort |
A psicologia social do complexo de vira-lata: contribuições para o estudo da identidade nacional |
author |
Negreiros, Taciana Silva |
author_facet |
Negreiros, Taciana Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pereira, Cícero Roberto |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7960803865685885 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
85861283508 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2824396748553103 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Negreiros, Taciana Silva |
contributor_str_mv |
Pereira, Cícero Roberto |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Psicologia social Complexo de vira-lata Identidade nacional Justificação do sistema Racismo Social Psychology Mongrel complex National identity System justification Racism |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia social Complexo de vira-lata Identidade nacional Justificação do sistema Racismo Social Psychology Mongrel complex National identity System justification Racism |
description |
O Complexo de Vira-Lata foi descrito em 1958 pelo escritor e jornalista Nelson Rodrigues como uma característica nacional representada na “inferioridade a qual o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face ao resto do mundo”. Estudos recentes têm mostrado que esse fenômeno é seletivo: brasileiros brancos favorecem europeus em relação aos brasileiros (i.e., favorecimento exogrupal), mas desvalorizam os africanos (i.e., favorecimento endogrupal). O presente trabalho analisa o papel da cor da pele dos participantes e de fatores identitários propondo a hipótese de um complexo de vira-lata seletivo (CVL) no comportamento dos brasileiros brancos, mas não de negros; e explora a relação entre a identificação nacional com esse fenômeno. No Estudo 1 (N = 410), variamos a cor da pele (Branca vs. Negra) de um alvo de violência policial e a origem cultural deste alvo (Europa vs. Brasil) e demonstramos existir um CVL no comportamento dos participantes brancos, enquanto os participantes negros mostraram favorecimento endogrupal. O Estudo 2 (N = 423) replicou esse paradigma experimental e adicionou uma nova origem cultural do alvo (América Latina) com o objetivo de verificar a seletividade do CVL frente a um alvo de origem latino-americana. Os resultados mostraram diferenças entre a atribuição de indenização à vítima de violência onde o alvo de origem europeia foi mais valorizado que o brasileiro e latino-americano. O Estudo 3 (N = 413) introduziu um novo paradigma ao estudo do CVL onde a situação experimental abordou a contratação de um candidato ao emprego, variando sua cor de pele (Negra vs. Branca) e sua origem cultural (Europa vs. Brasil vs. América Latina), além de analisar o papel da identidade nacional dos participantes juntamente a ascendência cultural. Os resultados deste estudo mostraram a presença de um CVL seletivo no comportamento dos brasileiros que valorizaram os europeus em detrimento dos brasileiros, e valorizam os brasileiros em detrimento dos latinoamericanos. Diferente do que prevíamos, esse padrão se fez presente sobretudo nos participantes negros. A discussão destes estudos sugere que o CVL é consistente com os postulados da teoria da justificação do sistema, mas também pode representar uma estratégia de gestão da identidade nacional por meio da qual os brasileiros buscam distanciar-se de sua origem africana e nativo-americana. |
publishDate |
2022 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-06-13 2023-01-19T18:13:25Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-03-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-19T18:13:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25824 |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25824 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Psicologia Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPB |
collection |
Repositório Institucional da UFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25824/4/TacianaSilvaNegreiros_Dissert.pdf.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25824/3/license.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25824/2/license_rdf https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25824/1/TacianaSilvaNegreiros_Dissert.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2bb81d9fe8d22a70129a851351c8cbad e20ac18e101915e6935b82a641b985c0 c4c98de35c20c53220c07884f4def27c ecb9f58e4e9bc2adb70f74da04fc62de |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777562276425891840 |