O uso das tecnologias para aprendizagem da língua Inglesa: uma revisão sistemática de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, José Jalisom da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28311
Resumo: O uso das tecnologias para a aprendizagem da língua inglesa tornou-se uma parte integrante do processo de ensino-aprendizagem. Percebe-se que as tecnologias no âmbito educacional têm ganhado a cada dia mais espaço, e assim vêm contribuindo para o processo de ensinoaprendizagem, influenciando a forma como os professores ensinam. Essas tecnologias têm sido usadas para ajudar e melhorar o ensino, permitindo que os docentes quantifiquem e qualifiquem as suas atividades em sala de aula, aprimorando o processo de aprendizagem. Nesse contexto, o presente estudo enfoca o uso das tecnologias para aprendizagem da língua inglesa. Apresentou-se a importância das tecnologias na educação, o uso da tecnologia móvel e aplicativos direcionados para a aprendizagem de língua inglesa. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma revisão de literatura, apoiada em um levantamento na base de dados Google Acadêmico, buscando-se evidenciar as pesquisas que versam sobre o uso de tecnologias no ensino da língua inglesa. Os dados foram apresentados em tabelas e gráficos, com tratamento de estatística simples. Os resultados revelaram que existem diferentes tecnologias utilizadas no ensino da língua inglesa, tanto no âmbito escolar, quanto no ensino superior, notadamente os dispositivos móveis e seus aplicativos conectados à internet. As pesquisas analisadas indicaram que o uso efetivo de novas tecnologias aprimora as habilidades de aprendizado de língua inglesa dos alunos e fomenta uma maior interação entre eles.
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Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma revisão de literatura, apoiada em um levantamento na base de dados Google Acadêmico, buscando-se evidenciar as pesquisas que versam sobre o uso de tecnologias no ensino da língua inglesa. Os dados foram apresentados em tabelas e gráficos, com tratamento de estatística simples. Os resultados revelaram que existem diferentes tecnologias utilizadas no ensino da língua inglesa, tanto no âmbito escolar, quanto no ensino superior, notadamente os dispositivos móveis e seus aplicativos conectados à internet. As pesquisas analisadas indicaram que o uso efetivo de novas tecnologias aprimora as habilidades de aprendizado de língua inglesa dos alunos e fomenta uma maior interação entre eles.The use of technologies for English language learning has become an integral part of the teaching-learning process. Realize that technologies in the educational field have been gaining more space every day, thus contributing to the teaching-learning process, influencing the way teachers teach. These technologies have been used to help and improve teaching, enabling teachers to quantify and qualify their classroom activities, enhancing the learning process. In this context, the present study focuses on the use of technologies for learning the English language. The importance of technology in education, the use of mobile technology, and targeted applications for English language learning were presented. Regarding the methodological procedures, this is a literature review, supported by a survey in the Google Scholar database, seeking to highlight the research that deals with the use of technologies in the 2 teaching of the English language. Data were presented in tables and graphs, with simple statistical treatment. The results revealed that there are different technologies used in the teaching of the English language, both in school and in higher education, notably mobile devices and their applications connected to the internet. Research reviewed indicated that effective use of new technologies enhances students' English language learning skills and fosters greater interaction between them.Submitted by Raissa Brito (raissacbrito@ccae.ufpb.br) on 2023-09-06T17:34:57Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoseJalisomdaSilva__TERMO.pdf: 706287 bytes, checksum: 011400118b55cebfe7d52b73e4629b68 (MD5) JoséJalisondaSilva__TCC.pdf: 870762 bytes, checksum: 22b4b75ae8e8d4aa6d656c3fc7da743b (MD5)Approved for entry into archive by Raissa Brito (raissacbrito@ccae.ufpb.br) on 2023-09-06T17:35:08Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoseJalisomdaSilva__TERMO.pdf: 706287 bytes, checksum: 011400118b55cebfe7d52b73e4629b68 (MD5) JoséJalisondaSilva__TCC.pdf: 870762 bytes, checksum: 22b4b75ae8e8d4aa6d656c3fc7da743b (MD5)Made available in DSpace on 2023-09-06T17:35:08Z (GMT). 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