Rastreabilidade de anomalias na montagem de veículos de passeio: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcelo Medeiros da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31901
Resumo: A indústria automobilística moderna enfrenta o desafio de garantir ao cliente a qualidade dos veículos produzidos, enquanto mantém um ritmo eficiente de produção. Este trabalho aborda o processo de rastreabilidade e recuperação de anomalias em componentes elétricos no processo de montagem de veículos de passeio. O objetivo é possibilitar antecipadamente a detecção de anomalias mediante a verificação de cada componente elétrico no processo de montagem, possibilitando sua imediata recuperação e/ou substituição, contribuindo assim na melhoria da qualidade dos veículos produzidos. Nesse processo a rastreabilidade desempenha um papel crucial ao longo da cadeia produtiva, permitindo o monitoramento e acompanhamento de cada componente na trajetória do processo de montagem, de cada peça em cada veículo, inclusive na sua distribuição até a chegada ao cliente final. Foi utilizada a metodologia da “pesquisa-ação”, pois, no cerne da questão busca averiguar as interações entre o pesquisador e os sujeitos envolvidos nos fatos e visa transformar a realidade por meio da colaboração entre ambos no processo em estudo. No caso da indústria automobilística a ocorrência de não conformidades na linha de montagem se faz presente rotineiramente, fato que deve ser reduzido a sua mínima expressão, evitando que automóveis com alguma falha cheguem aos clientes. No ambiente da pesquisa a detecção de falhas nos componentes elétricos são utilizados: a) Módulo de Controle do Corpo (BCM); b) Módulo de Controle do Motor (ECM) e, c) Central de rádio e Central de ureia, realizando-se teste dos veículos usando o equipamento de diagnose automotivo (DSA). Desta feita, trata-se de transferir o equipamento de diagnose automotivo (DSA) para a linha de produção designada como chassis 4, onde é feito o abastecimento dos fluidos (ureia, conexão da bateria), posteriormente o veículo é ligado para verificar o correto funcionamento dos componentes elétricos. Quando há presença de falha no componente elétrico a equipe de produção poderá tomar medidas corretivas (consertando o componente ou substituindo-o por outro) permitindo que as ações de produção mais eficientes. Esta pesquisa acarretou ganhos significativos tanto para o pesquisador quanto para a empresa. Para o pesquisador, proporcionou uma oportunidade valiosa de aprimorar suas habilidades e conhecimentos, especialmente no campo da diagnose automotiva e gestão da qualidade na produção de veículos. Também, propiciou a ocasião de desenvolver a capacidade de identificar e solucionar precocemente falhas nos componentes elétricos, isso constitui uma competência valorizada que poderá impulsionar a carreira do pesquisador no setor automotivo. Por sua vez, a empresa colhe benefícios substanciais, com a implementação bem-sucedida deste novo procedimento. Isso se traduz em uma produção mais eficiente, resultando em economia de tempo e recursos. Esse novo procedimento consiste em: a) Realocação do Equipamento de Diagnose Automotiva (DSA); b) Verificação dos Componentes Elétricos na nova localização (chassis 4); c) Identificação de Anomalias em Tempo Real; d) Tomada de Medidas Corretivas Eficientes; e) Economia de Tempo e Recursos (as correções serão feitas antes de o veículo progredir no processo de montagem). Essa melhoria na qualidade fortalece a reputação da empresa, contribui para a satisfação do cliente e, consequentemente, pode impulsionar maior participação no mercado.
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spelling 2024-09-17T16:10:04Z2023-11-132024-09-17T16:10:04Z2023-11-07https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31901A indústria automobilística moderna enfrenta o desafio de garantir ao cliente a qualidade dos veículos produzidos, enquanto mantém um ritmo eficiente de produção. Este trabalho aborda o processo de rastreabilidade e recuperação de anomalias em componentes elétricos no processo de montagem de veículos de passeio. O objetivo é possibilitar antecipadamente a detecção de anomalias mediante a verificação de cada componente elétrico no processo de montagem, possibilitando sua imediata recuperação e/ou substituição, contribuindo assim na melhoria da qualidade dos veículos produzidos. Nesse processo a rastreabilidade desempenha um papel crucial ao longo da cadeia produtiva, permitindo o monitoramento e acompanhamento de cada componente na trajetória do processo de montagem, de cada peça em cada veículo, inclusive na sua distribuição até a chegada ao cliente final. Foi utilizada a metodologia da “pesquisa-ação”, pois, no cerne da questão busca averiguar as interações entre o pesquisador e os sujeitos envolvidos nos fatos e visa transformar a realidade por meio da colaboração entre ambos no processo em estudo. No caso da indústria automobilística a ocorrência de não conformidades na linha de montagem se faz presente rotineiramente, fato que deve ser reduzido a sua mínima expressão, evitando que automóveis com alguma falha cheguem aos clientes. No ambiente da pesquisa a detecção de falhas nos componentes elétricos são utilizados: a) Módulo de Controle do Corpo (BCM); b) Módulo de Controle do Motor (ECM) e, c) Central de rádio e Central de ureia, realizando-se teste dos veículos usando o equipamento de diagnose automotivo (DSA). Desta feita, trata-se de transferir o equipamento de diagnose automotivo (DSA) para a linha de produção designada como chassis 4, onde é feito o abastecimento dos fluidos (ureia, conexão da bateria), posteriormente o veículo é ligado para verificar o correto funcionamento dos componentes elétricos. Quando há presença de falha no componente elétrico a equipe de produção poderá tomar medidas corretivas (consertando o componente ou substituindo-o por outro) permitindo que as ações de produção mais eficientes. Esta pesquisa acarretou ganhos significativos tanto para o pesquisador quanto para a empresa. Para o pesquisador, proporcionou uma oportunidade valiosa de aprimorar suas habilidades e conhecimentos, especialmente no campo da diagnose automotiva e gestão da qualidade na produção de veículos. Também, propiciou a ocasião de desenvolver a capacidade de identificar e solucionar precocemente falhas nos componentes elétricos, isso constitui uma competência valorizada que poderá impulsionar a carreira do pesquisador no setor automotivo. Por sua vez, a empresa colhe benefícios substanciais, com a implementação bem-sucedida deste novo procedimento. Isso se traduz em uma produção mais eficiente, resultando em economia de tempo e recursos. Esse novo procedimento consiste em: a) Realocação do Equipamento de Diagnose Automotiva (DSA); b) Verificação dos Componentes Elétricos na nova localização (chassis 4); c) Identificação de Anomalias em Tempo Real; d) Tomada de Medidas Corretivas Eficientes; e) Economia de Tempo e Recursos (as correções serão feitas antes de o veículo progredir no processo de montagem). Essa melhoria na qualidade fortalece a reputação da empresa, contribui para a satisfação do cliente e, consequentemente, pode impulsionar maior participação no mercado.The modern automotive industry faces the challenge of ensuring vehicle quality while maintaining an efficient production pace. This work addresses the traceability and anomaly recovery process in electrical components during the assembly of passenger vehicles. The objective is to enable early detection of anomalies by verifying each electrical component in the assembly process, allowing for immediate recovery and/or replacement, thus contributing to the improvement of the quality of the vehicles produced. Traceability plays a crucial role in the production chain, allowing for the monitoring and tracking of each component throughout the assembly process, from each part in each vehicle to its distribution to the final customer. The research-action methodology was used as it seeks to investigate the interactions between the researcher and the subjects involved in the events and aims to transform reality through collaboration between both in the study process. In the case of the automotive industry, non- conformities in the assembly line are a routine occurrence, which must be reduced to a minimum, preventing cars with any faults from reaching customers. In the research environment, the detection of faults in electrical components is carried out using: a) Body Control Module (BCM); b) Engine Control Module (ECM); and c) Radio and Urea Control Unit, with vehicle testing conducted using automotive diagnostic equipment (DSA). Therefore, the proposal is to transfer the automotive diagnostic equipment (DSA) to the production line designated as chassis 4, where fluid filling (urea, battery connection) is performed, and then the vehicle is started to verify the correct functioning of the electrical components. When there is a fault in the electrical component, the production team can take corrective actions (repairing the component or replacing it with another one), allowing for more efficient production actions. This research has brought significant gains both to the researcher and the company. For the researcher, it provided a valuable opportunity to enhance skills and knowledge, especially in the field of automotive diagnostics and quality management in vehicle production. It also provided the opportunity to develop the ability to identify and address electrical component faults early, which is a valued competence that can boost the researcher's career in the automotive sector. In turn, the company reaps substantial benefits from the successful implementation of this new procedure. This translates into more efficient production, resulting in time and resource savings. This new procedure consists of: a) Relocation of the Automotive Diagnostic Equipment (DSA); b) Verification of Electrical Components in the new location (chassis 4); c) Real-time Anomaly Identification; d) Efficient Corrective Measures; e) Time and Resource Savings (corrections will be made before the vehicle progresses in the assembly process). This quality improvement strengthens the company's reputation, contributes to customer satisfaction, and, consequently, may boost greater market share.Submitted by Germana Laura (germanalaura@hotmail.com) on 2024-09-17T16:10:04Z No. of bitstreams: 1 TCC_MARCELO MEDEIROS DA SILVA.pdf: 2464575 bytes, checksum: 91249d002ba3eefc9d5bd16c34b9c8ab (MD5)Made available in DSpace on 2024-09-17T16:10:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_MARCELO MEDEIROS DA SILVA.pdf: 2464575 bytes, checksum: 91249d002ba3eefc9d5bd16c34b9c8ab (MD5) Previous issue date: 2023-11-07porUniversidade Federal da ParaíbaUFPBBrasilEngenharia de ProduçãoCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAORastreabilidadeProcesso de MontagemAnomaliasQualidadeRastreabilidade de anomalias na montagem de veículos de passeio: estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisIdrogo, Aurelia Altemira AcuñaSilva, Marcelo Medeiros dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTTCC_MARCELO MEDEIROS DA SILVA.pdf.txtTCC_MARCELO MEDEIROS DA SILVA.pdf.txtExtracted texttext/plain148469https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/31901/3/TCC_MARCELO%20MEDEIROS%20DA%20SILVA.pdf.txta6cd68f097a7cc12a50fc910705cc7d7MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/31901/2/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD52ORIGINALTCC_MARCELO MEDEIROS DA SILVA.pdfTCC_MARCELO MEDEIROS DA SILVA.pdfapplication/pdf2464575https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/31901/1/TCC_MARCELO%20MEDEIROS%20DA%20SILVA.pdf91249d002ba3eefc9d5bd16c34b9c8abMD51123456789/319012024-09-18 03:04:08.284oai:repositorio.ufpb.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpb.br/oai/requestdiretoria@ufpb.bropendoar:25462024-09-18T06:04:08Repositório Institucional da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
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