O recreio escolar e a sua relação com o processo de aprendizagens e desenvolvimento das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alfredo, Maria Graziely de Andrade
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30611
Resumo: O recreio escolar é um momento de pausa e descontração durante o período escolar, o qual pode ser essencial para o desenvolvimento físico, social e emocional das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Assim, esta pesquisa teve como objetivo geral compreender como o recreio escolar pode ou não contribuir no processo de aprendizagens e desenvolvimento das crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Com os objetivos específicos procuramos, analisar qual a concepção que os professores e crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental têm sobre o recreio escolar, caracterizar como acontece o recreio escolar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e quais sujeitos participam desse momento, além de identificar quais contribuições o recreio escolar vivenciado em um contexto escolar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pode proporcionar para os seus envolvidos e, por último, analisar quais as possibilidades e dificuldades vivenciadas no recreio escolar por professores e crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como metodologia de pesquisa, a abordagem qualitativa foi a escolhida, destacamos que o estudo de caso foi necessário; utilizamos como procedimentos de geração de dados entrevistas semiestruturadas, a observação participante e a análise documental. Contribuíram como participantes da pesquisa as professoras do 1°, 2° e 3° ano do ensino fundamental e as crianças atuantes nesses anos, em uma escola da zona rural da cidade de Araçagi–PB. Encontramos apoio teórico nos estudos de Neuenfeld (2003), Delalande (2001, 2009, 2012), Souza (2009) e outros/as autores/as, os quais contribuíram para reflexões nos eixos do recreio escolar, nos processos de aprendizagens e desenvolvimento da criança e do brincar nos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados desta pesquisa mostram que as professoras veem o recreio como um momento importante para as crianças, mas ainda com uma visão limitada, mostrando a necessidade de mais discussões, formação continuada e palestras sobre a temática. As crianças afirmam ser um dos momentos favoritos delas na escola, apontam ser o período em que podem brincar livremente, descansar e interagir com os colegas. Percebemos a importância de mais discussões e planejamento na hora do recreio para ser possível proporcionar um melhor desfrute desse período tão essencial para o desenvolvimento das crianças. Desse modo, esperamos que o estudo realizado possa contribuir para que os docentes que atuam no ensino fundamental possam se aperfeiçoar e aprofundar seus conhecimentos sobre o recreio escolar, vendo-o como espaço para o desenvolvimento e as aprendizagens das crianças.
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Com os objetivos específicos procuramos, analisar qual a concepção que os professores e crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental têm sobre o recreio escolar, caracterizar como acontece o recreio escolar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e quais sujeitos participam desse momento, além de identificar quais contribuições o recreio escolar vivenciado em um contexto escolar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pode proporcionar para os seus envolvidos e, por último, analisar quais as possibilidades e dificuldades vivenciadas no recreio escolar por professores e crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como metodologia de pesquisa, a abordagem qualitativa foi a escolhida, destacamos que o estudo de caso foi necessário; utilizamos como procedimentos de geração de dados entrevistas semiestruturadas, a observação participante e a análise documental. Contribuíram como participantes da pesquisa as professoras do 1°, 2° e 3° ano do ensino fundamental e as crianças atuantes nesses anos, em uma escola da zona rural da cidade de Araçagi–PB. Encontramos apoio teórico nos estudos de Neuenfeld (2003), Delalande (2001, 2009, 2012), Souza (2009) e outros/as autores/as, os quais contribuíram para reflexões nos eixos do recreio escolar, nos processos de aprendizagens e desenvolvimento da criança e do brincar nos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados desta pesquisa mostram que as professoras veem o recreio como um momento importante para as crianças, mas ainda com uma visão limitada, mostrando a necessidade de mais discussões, formação continuada e palestras sobre a temática. As crianças afirmam ser um dos momentos favoritos delas na escola, apontam ser o período em que podem brincar livremente, descansar e interagir com os colegas. Percebemos a importância de mais discussões e planejamento na hora do recreio para ser possível proporcionar um melhor desfrute desse período tão essencial para o desenvolvimento das crianças. Desse modo, esperamos que o estudo realizado possa contribuir para que os docentes que atuam no ensino fundamental possam se aperfeiçoar e aprofundar seus conhecimentos sobre o recreio escolar, vendo-o como espaço para o desenvolvimento e as aprendizagens das crianças.The school playground is a moment of pause and relaxation during the school period, which can be essential for the physical, social and emotional development of children in the early years of elementary school. Thus, this research had as general objective to understand how the school playground can or not contribute to the learning process and development of children in the early years of elementary school. With the specific objectives we seek to analyze what the conception that teachers and children of the early years of elementary school have about the school playground, school playground in the Early Years of Elementary School and which subjects participate in this moment, contributions the school playground experienced in a school context in the Early Years of Elementary School can provide for their stakeholders and, therefore, the finally, to analyze the possibilities and difficulties experienced in the school playground by teachers and children in the early years of elementary school. As a research methodology, the qualitative approach was chosen, we highlight that the case study was necessary; we used as data generation procedures semi-structured interviews, participant observation and document analysis. The participants of the research were the teachers of the 1st, 2nd and 3rd year of elementary school and the children working in these years, in a school in the rural area of the city of Araçagi-PB. We found theoretical support in the studies of Neuenfeld (2003), Delalande (2001, 2009, 2012), Souza (2009) and others/the authors/them, which contributed to reflections on the axes of school playground, learning and development of children and play in the early years of elementary school. The results of this research show that teachers see the playground as an important moment for children, but still with a limited vision, showing the need for more discussions, continuing education and lectures on the subject. The children claim to be one of their favorite moments in school, point out to be the period when they can play freely, rest and interact with peers. We realized the importance of more discussions and planning at recess time so that it is possible to provide a better enjoyment of this period so essential for the development of children. Thus, we hope that the study can contribute to the teachers who work in elementary school, can improve and deepen their knowledge about the school playground seeing it as a space for development and learning of children.Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-07-09T14:44:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MGAA03062024.pdf: 759583 bytes, checksum: bc0785cf0b5cf85c5b0cb7684b75cd9f (MD5)Made available in DSpace on 2024-07-09T14:44:25Z (GMT). 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