Processo de inclusão escolar de um aluno com síndrome de down em uma escola pública municipal da cidade de REMÍGIO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/123456789/754 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso procurou compreender como tem sido o processo de inclusão escolar de um aluno com Síndrome de Down no ensino regular na cidade de Remígio, Estado da Paraíba. O aluno estudante da primeira série da Educação de Jovens e Adultos – EJA é o único aluno adulto com a síndrome matriculado no ensino regular do município até o momento. A SD apresenta aspectos cognitivos e motores característicos e com graus diferenciados de acordo com cada indivíduo. A educação inclusiva tem o propósito de oferecer um ensino de boa qualidade e que possa atender a todos. Nesta pesquisa pode-se identificar, por meio de um estudo qualitativo, através de questionários e entrevistas semiestruturadas, que se torna necessário um interesse maior dos responsáveis que compõem o ambiente escolar a respeito do que é SD e sobre as necessidades específicas que as pessoas com necessidades especiais apresentam durante o processo educacional. Os dados foram categorizados de acordo com Bogdan e Bikle (1994) e analisados de acordo com fundamentos teóricos e aspectos legais. Pode-se perceber que ainda há um desconhecimento sobre a SD que acaba gerando certa insegurança por parte dos componentes da escola como a professora. O processo de inclusão é longo, mas necessário e pode ser alcançado por meio de adaptações curriculares, reformulação do Projeto Político Pedagógico - PPP, e oferecimento de formação continuada permanentemente. |
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2014-09-05T14:19:23Z2014-09-05T14:19:23Z2014-09-05https://repositorio.ufpb.br/123456789/754O presente trabalho de conclusão de curso procurou compreender como tem sido o processo de inclusão escolar de um aluno com Síndrome de Down no ensino regular na cidade de Remígio, Estado da Paraíba. O aluno estudante da primeira série da Educação de Jovens e Adultos – EJA é o único aluno adulto com a síndrome matriculado no ensino regular do município até o momento. A SD apresenta aspectos cognitivos e motores característicos e com graus diferenciados de acordo com cada indivíduo. A educação inclusiva tem o propósito de oferecer um ensino de boa qualidade e que possa atender a todos. Nesta pesquisa pode-se identificar, por meio de um estudo qualitativo, através de questionários e entrevistas semiestruturadas, que se torna necessário um interesse maior dos responsáveis que compõem o ambiente escolar a respeito do que é SD e sobre as necessidades específicas que as pessoas com necessidades especiais apresentam durante o processo educacional. Os dados foram categorizados de acordo com Bogdan e Bikle (1994) e analisados de acordo com fundamentos teóricos e aspectos legais. Pode-se perceber que ainda há um desconhecimento sobre a SD que acaba gerando certa insegurança por parte dos componentes da escola como a professora. O processo de inclusão é longo, mas necessário e pode ser alcançado por meio de adaptações curriculares, reformulação do Projeto Político Pedagógico - PPP, e oferecimento de formação continuada permanentemente.The present End of Course Project sought to understand how has been the school inclusion process of a student with Down syndrome in the regular education at Remígio city, in the state of Paraiba. The pupil student of the first grade of the Youth and Adults Education is the only adult student with Down syndrome enrolled in the regular teaching of the city until this moment. The DS presents cognitive and motor hallmark and with different degrees according to each individual. The inclusive education has the purpose of offer a teaching of good quality and that be able to attend to everybody. In this research can identify, by means of a qualitative study, through questionnaires and semi-structured interviews, that make necessary a bigger interest of the responsible that make up the school environment about what is DS and on the specific needs that the people with special needs present during the educational process. The data was categorized according to Bogdan e Bikle (1994), and analyzed according to the theoretical fundamentals and legal aspects. One can noticed that there is still ignorance about the DS that ends up creating some insecurity by the part of component of the school, as a teacher. The process of inclusion is long, but necessary and can be achieved through curricular adaptations, reformulation of Political-Pedagogic Project, and offering a continuing formation permanently.Submitted by Jadson Pamplona (jadsonpamplona@hotmail.com) on 2014-09-05T14:19:23Z No. of bitstreams: 2 LRD22072014.pdf: 563738 bytes, checksum: 493faa44916aaf07dfe7ad427ea526ac (MD5) LRD22072014.pdf: 563738 bytes, checksum: 493faa44916aaf07dfe7ad427ea526ac (MD5)Made available in DSpace on 2014-09-05T14:19:23Z (GMT). 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