O Professor-Gestor em Universidades Federais: alguns apontamentos e reflexões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Milka Alves Correia
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Mendonça, José Ricardo Costa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática em Administração
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/18175
Resumo: Neste artigo buscou-se discutir que o professor de ensino superior nas universidades federais agora não é apenas docente e pesquisador, mas tem de ser, por vezes, professor-gestor (academic manager). Nessas situações ele enfrenta desafios, alguns decorrentes de lacunas no desenvolvimento de suas competências gerenciais, os quais mereceram algumas reflexões. Como possível caminho são apontados modelos de competências gerenciais para o professor de ensino superior, com ênfase no framework analítico de Mendonça et al (2012). Considera-se que preparar professores de ensino superior para atuarem como dirigentes das universidades federais implica em formá-los considerando as competências gerenciais que se esperam deles como professor-gestor. Esse movimento não é importante somente para o alcance de níveis de excelência no ensino, pesquisa e extensão no sistema de ensino superior no Brasil, mas também para que as universidades federais possam cumprir sua missão junto à sociedade.
id UFPB-8_4511f2d7bda6140d19effe9d94d700fe
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/18175
network_acronym_str UFPB-8
network_name_str Teoria e Prática em Administração
repository_id_str
spelling O Professor-Gestor em Universidades Federais: alguns apontamentos e reflexõesNeste artigo buscou-se discutir que o professor de ensino superior nas universidades federais agora não é apenas docente e pesquisador, mas tem de ser, por vezes, professor-gestor (academic manager). Nessas situações ele enfrenta desafios, alguns decorrentes de lacunas no desenvolvimento de suas competências gerenciais, os quais mereceram algumas reflexões. Como possível caminho são apontados modelos de competências gerenciais para o professor de ensino superior, com ênfase no framework analítico de Mendonça et al (2012). Considera-se que preparar professores de ensino superior para atuarem como dirigentes das universidades federais implica em formá-los considerando as competências gerenciais que se esperam deles como professor-gestor. Esse movimento não é importante somente para o alcance de níveis de excelência no ensino, pesquisa e extensão no sistema de ensino superior no Brasil, mas também para que as universidades federais possam cumprir sua missão junto à sociedade.Universidade Federal da Paraíba2015-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/1817510.21714/2238-104X2014v4i2-18175Theory and Practice in Administration - TPA; Vol. 4 No. 2 (2014): Jul/Dez; 131-154Teoria e Prática em Administração; v. 4 n. 2 (2014): Jul/Dez; 131-1542238-104Xreponame:Teoria e Prática em Administraçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/18175/12532Barbosa, Milka Alves CorreiaMendonça, José Ricardo Costa deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-24T13:58:51Zoai:periodicos.ufpb.br:article/18175Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpaPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/oaipjacome@sti.ufpb.br || tpa@ccsa.ufpb.br || marcelodesouzabispo@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com2238-104X2238-104Xopendoar:2020-08-24T13:58:51Teoria e Prática em Administração - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv O Professor-Gestor em Universidades Federais: alguns apontamentos e reflexões
title O Professor-Gestor em Universidades Federais: alguns apontamentos e reflexões
spellingShingle O Professor-Gestor em Universidades Federais: alguns apontamentos e reflexões
Barbosa, Milka Alves Correia
title_short O Professor-Gestor em Universidades Federais: alguns apontamentos e reflexões
title_full O Professor-Gestor em Universidades Federais: alguns apontamentos e reflexões
title_fullStr O Professor-Gestor em Universidades Federais: alguns apontamentos e reflexões
title_full_unstemmed O Professor-Gestor em Universidades Federais: alguns apontamentos e reflexões
title_sort O Professor-Gestor em Universidades Federais: alguns apontamentos e reflexões
author Barbosa, Milka Alves Correia
author_facet Barbosa, Milka Alves Correia
Mendonça, José Ricardo Costa de
author_role author
author2 Mendonça, José Ricardo Costa de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Milka Alves Correia
Mendonça, José Ricardo Costa de
description Neste artigo buscou-se discutir que o professor de ensino superior nas universidades federais agora não é apenas docente e pesquisador, mas tem de ser, por vezes, professor-gestor (academic manager). Nessas situações ele enfrenta desafios, alguns decorrentes de lacunas no desenvolvimento de suas competências gerenciais, os quais mereceram algumas reflexões. Como possível caminho são apontados modelos de competências gerenciais para o professor de ensino superior, com ênfase no framework analítico de Mendonça et al (2012). Considera-se que preparar professores de ensino superior para atuarem como dirigentes das universidades federais implica em formá-los considerando as competências gerenciais que se esperam deles como professor-gestor. Esse movimento não é importante somente para o alcance de níveis de excelência no ensino, pesquisa e extensão no sistema de ensino superior no Brasil, mas também para que as universidades federais possam cumprir sua missão junto à sociedade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/18175
10.21714/2238-104X2014v4i2-18175
url https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/18175
identifier_str_mv 10.21714/2238-104X2014v4i2-18175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/18175/12532
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv Theory and Practice in Administration - TPA; Vol. 4 No. 2 (2014): Jul/Dez; 131-154
Teoria e Prática em Administração; v. 4 n. 2 (2014): Jul/Dez; 131-154
2238-104X
reponame:Teoria e Prática em Administração
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Teoria e Prática em Administração
collection Teoria e Prática em Administração
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática em Administração - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv pjacome@sti.ufpb.br || tpa@ccsa.ufpb.br || marcelodesouzabispo@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com
_version_ 1799712000938344448