O Professor-Gestor em Universidades Federais: alguns apontamentos e reflexões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática em Administração |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/18175 |
Resumo: | Neste artigo buscou-se discutir que o professor de ensino superior nas universidades federais agora não é apenas docente e pesquisador, mas tem de ser, por vezes, professor-gestor (academic manager). Nessas situações ele enfrenta desafios, alguns decorrentes de lacunas no desenvolvimento de suas competências gerenciais, os quais mereceram algumas reflexões. Como possível caminho são apontados modelos de competências gerenciais para o professor de ensino superior, com ênfase no framework analítico de Mendonça et al (2012). Considera-se que preparar professores de ensino superior para atuarem como dirigentes das universidades federais implica em formá-los considerando as competências gerenciais que se esperam deles como professor-gestor. Esse movimento não é importante somente para o alcance de níveis de excelência no ensino, pesquisa e extensão no sistema de ensino superior no Brasil, mas também para que as universidades federais possam cumprir sua missão junto à sociedade. |
id |
UFPB-8_4511f2d7bda6140d19effe9d94d700fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpb.br:article/18175 |
network_acronym_str |
UFPB-8 |
network_name_str |
Teoria e Prática em Administração |
repository_id_str |
|
spelling |
O Professor-Gestor em Universidades Federais: alguns apontamentos e reflexõesNeste artigo buscou-se discutir que o professor de ensino superior nas universidades federais agora não é apenas docente e pesquisador, mas tem de ser, por vezes, professor-gestor (academic manager). Nessas situações ele enfrenta desafios, alguns decorrentes de lacunas no desenvolvimento de suas competências gerenciais, os quais mereceram algumas reflexões. Como possível caminho são apontados modelos de competências gerenciais para o professor de ensino superior, com ênfase no framework analítico de Mendonça et al (2012). Considera-se que preparar professores de ensino superior para atuarem como dirigentes das universidades federais implica em formá-los considerando as competências gerenciais que se esperam deles como professor-gestor. Esse movimento não é importante somente para o alcance de níveis de excelência no ensino, pesquisa e extensão no sistema de ensino superior no Brasil, mas também para que as universidades federais possam cumprir sua missão junto à sociedade.Universidade Federal da Paraíba2015-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/1817510.21714/2238-104X2014v4i2-18175Theory and Practice in Administration - TPA; Vol. 4 No. 2 (2014): Jul/Dez; 131-154Teoria e Prática em Administração; v. 4 n. 2 (2014): Jul/Dez; 131-1542238-104Xreponame:Teoria e Prática em Administraçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/18175/12532Barbosa, Milka Alves CorreiaMendonça, José Ricardo Costa deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-24T13:58:51Zoai:periodicos.ufpb.br:article/18175Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpaPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/oaipjacome@sti.ufpb.br || tpa@ccsa.ufpb.br || marcelodesouzabispo@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com2238-104X2238-104Xopendoar:2020-08-24T13:58:51Teoria e Prática em Administração - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Professor-Gestor em Universidades Federais: alguns apontamentos e reflexões |
title |
O Professor-Gestor em Universidades Federais: alguns apontamentos e reflexões |
spellingShingle |
O Professor-Gestor em Universidades Federais: alguns apontamentos e reflexões Barbosa, Milka Alves Correia |
title_short |
O Professor-Gestor em Universidades Federais: alguns apontamentos e reflexões |
title_full |
O Professor-Gestor em Universidades Federais: alguns apontamentos e reflexões |
title_fullStr |
O Professor-Gestor em Universidades Federais: alguns apontamentos e reflexões |
title_full_unstemmed |
O Professor-Gestor em Universidades Federais: alguns apontamentos e reflexões |
title_sort |
O Professor-Gestor em Universidades Federais: alguns apontamentos e reflexões |
author |
Barbosa, Milka Alves Correia |
author_facet |
Barbosa, Milka Alves Correia Mendonça, José Ricardo Costa de |
author_role |
author |
author2 |
Mendonça, José Ricardo Costa de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Milka Alves Correia Mendonça, José Ricardo Costa de |
description |
Neste artigo buscou-se discutir que o professor de ensino superior nas universidades federais agora não é apenas docente e pesquisador, mas tem de ser, por vezes, professor-gestor (academic manager). Nessas situações ele enfrenta desafios, alguns decorrentes de lacunas no desenvolvimento de suas competências gerenciais, os quais mereceram algumas reflexões. Como possível caminho são apontados modelos de competências gerenciais para o professor de ensino superior, com ênfase no framework analítico de Mendonça et al (2012). Considera-se que preparar professores de ensino superior para atuarem como dirigentes das universidades federais implica em formá-los considerando as competências gerenciais que se esperam deles como professor-gestor. Esse movimento não é importante somente para o alcance de níveis de excelência no ensino, pesquisa e extensão no sistema de ensino superior no Brasil, mas também para que as universidades federais possam cumprir sua missão junto à sociedade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/18175 10.21714/2238-104X2014v4i2-18175 |
url |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/18175 |
identifier_str_mv |
10.21714/2238-104X2014v4i2-18175 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/18175/12532 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Theory and Practice in Administration - TPA; Vol. 4 No. 2 (2014): Jul/Dez; 131-154 Teoria e Prática em Administração; v. 4 n. 2 (2014): Jul/Dez; 131-154 2238-104X reponame:Teoria e Prática em Administração instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Teoria e Prática em Administração |
collection |
Teoria e Prática em Administração |
repository.name.fl_str_mv |
Teoria e Prática em Administração - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
pjacome@sti.ufpb.br || tpa@ccsa.ufpb.br || marcelodesouzabispo@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com |
_version_ |
1799712000938344448 |