Impacto de Treinamento no Trabalho: um estudo de caso na Fundação Hemominas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática em Administração |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/15383 |
Resumo: | Este artigo teve como objetivo analisar o processo de treinamento e seu impacto no trabalho, em uma organização pública. Adotou-se o conceito de treinamento como um processo que ocorre em quatro etapas: levantamento de necessidades, planejamento, execução e avaliação. Para a etapa de avaliação, foi utilizado o modelo IMPACT para avaliar o impacto do treinamento no trabalho. As etapas foram investigadas na pesquisa empírica, de natureza descritiva e explicativa e de caráter quantitativo e qualitativo, desenvolvida em uma unidade da Fundação Hemominas. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários aplicados a uma amostra de 153 treinandos e por entrevistas com 11 pessoas chave, ligadas ao processo de treinamento. Os dados quantitativos foram submetidos à análise estatística descritiva e multivariada e os dados qualitativos, à técnica de construção da explanação. As análises estatísticas indicaram escalas uni fatoriais e psicometricamente válidas. A partir dos resultados, verificou-se a existência de falhas nas etapas de levantamento de necessidades e de planejamento do treinamento, que comprometeram a etapa de execução. Na percepção dos respondentes, o impacto do treinamento no trabalho foi avaliado como bom, verificando-se que a qualidade do trabalho melhorou com a aplicação dos conhecimentos adquiridos no treinamento. Entretanto, o suporte gerencial e social foi avaliado como pouco frequente, indicando a falta de planejamento e de apoio da chefia e da equipe para o uso das novas habilidades, o que influencia negativamente a transferência do aprendido para a prática de trabalho em longo prazo. |
id |
UFPB-8_d50dd4e7e2a1ab5ea3978ce9f62b0831 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpb.br:article/15383 |
network_acronym_str |
UFPB-8 |
network_name_str |
Teoria e Prática em Administração |
repository_id_str |
|
spelling |
Impacto de Treinamento no Trabalho: um estudo de caso na Fundação HemominasEste artigo teve como objetivo analisar o processo de treinamento e seu impacto no trabalho, em uma organização pública. Adotou-se o conceito de treinamento como um processo que ocorre em quatro etapas: levantamento de necessidades, planejamento, execução e avaliação. Para a etapa de avaliação, foi utilizado o modelo IMPACT para avaliar o impacto do treinamento no trabalho. As etapas foram investigadas na pesquisa empírica, de natureza descritiva e explicativa e de caráter quantitativo e qualitativo, desenvolvida em uma unidade da Fundação Hemominas. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários aplicados a uma amostra de 153 treinandos e por entrevistas com 11 pessoas chave, ligadas ao processo de treinamento. Os dados quantitativos foram submetidos à análise estatística descritiva e multivariada e os dados qualitativos, à técnica de construção da explanação. As análises estatísticas indicaram escalas uni fatoriais e psicometricamente válidas. A partir dos resultados, verificou-se a existência de falhas nas etapas de levantamento de necessidades e de planejamento do treinamento, que comprometeram a etapa de execução. Na percepção dos respondentes, o impacto do treinamento no trabalho foi avaliado como bom, verificando-se que a qualidade do trabalho melhorou com a aplicação dos conhecimentos adquiridos no treinamento. Entretanto, o suporte gerencial e social foi avaliado como pouco frequente, indicando a falta de planejamento e de apoio da chefia e da equipe para o uso das novas habilidades, o que influencia negativamente a transferência do aprendido para a prática de trabalho em longo prazo.Universidade Federal da Paraíba2013-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/1538310.21714/2238-104X2013v3i2-15383Theory and Practice in Administration - TPA; Vol. 3 No. 2 (2013): Jul/Dez; 70-98Teoria e Prática em Administração; v. 3 n. 2 (2013): Jul/Dez; 70-982238-104Xreponame:Teoria e Prática em Administraçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/15383/9942Salvador, Regina Lúcia de Carvalho DrummondCançado, Vera L.info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-24T13:59:12Zoai:periodicos.ufpb.br:article/15383Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpaPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/oaipjacome@sti.ufpb.br || tpa@ccsa.ufpb.br || marcelodesouzabispo@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com2238-104X2238-104Xopendoar:2020-08-24T13:59:12Teoria e Prática em Administração - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impacto de Treinamento no Trabalho: um estudo de caso na Fundação Hemominas |
title |
Impacto de Treinamento no Trabalho: um estudo de caso na Fundação Hemominas |
spellingShingle |
Impacto de Treinamento no Trabalho: um estudo de caso na Fundação Hemominas Salvador, Regina Lúcia de Carvalho Drummond |
title_short |
Impacto de Treinamento no Trabalho: um estudo de caso na Fundação Hemominas |
title_full |
Impacto de Treinamento no Trabalho: um estudo de caso na Fundação Hemominas |
title_fullStr |
Impacto de Treinamento no Trabalho: um estudo de caso na Fundação Hemominas |
title_full_unstemmed |
Impacto de Treinamento no Trabalho: um estudo de caso na Fundação Hemominas |
title_sort |
Impacto de Treinamento no Trabalho: um estudo de caso na Fundação Hemominas |
author |
Salvador, Regina Lúcia de Carvalho Drummond |
author_facet |
Salvador, Regina Lúcia de Carvalho Drummond Cançado, Vera L. |
author_role |
author |
author2 |
Cançado, Vera L. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salvador, Regina Lúcia de Carvalho Drummond Cançado, Vera L. |
description |
Este artigo teve como objetivo analisar o processo de treinamento e seu impacto no trabalho, em uma organização pública. Adotou-se o conceito de treinamento como um processo que ocorre em quatro etapas: levantamento de necessidades, planejamento, execução e avaliação. Para a etapa de avaliação, foi utilizado o modelo IMPACT para avaliar o impacto do treinamento no trabalho. As etapas foram investigadas na pesquisa empírica, de natureza descritiva e explicativa e de caráter quantitativo e qualitativo, desenvolvida em uma unidade da Fundação Hemominas. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários aplicados a uma amostra de 153 treinandos e por entrevistas com 11 pessoas chave, ligadas ao processo de treinamento. Os dados quantitativos foram submetidos à análise estatística descritiva e multivariada e os dados qualitativos, à técnica de construção da explanação. As análises estatísticas indicaram escalas uni fatoriais e psicometricamente válidas. A partir dos resultados, verificou-se a existência de falhas nas etapas de levantamento de necessidades e de planejamento do treinamento, que comprometeram a etapa de execução. Na percepção dos respondentes, o impacto do treinamento no trabalho foi avaliado como bom, verificando-se que a qualidade do trabalho melhorou com a aplicação dos conhecimentos adquiridos no treinamento. Entretanto, o suporte gerencial e social foi avaliado como pouco frequente, indicando a falta de planejamento e de apoio da chefia e da equipe para o uso das novas habilidades, o que influencia negativamente a transferência do aprendido para a prática de trabalho em longo prazo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/15383 10.21714/2238-104X2013v3i2-15383 |
url |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/15383 |
identifier_str_mv |
10.21714/2238-104X2013v3i2-15383 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/15383/9942 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Theory and Practice in Administration - TPA; Vol. 3 No. 2 (2013): Jul/Dez; 70-98 Teoria e Prática em Administração; v. 3 n. 2 (2013): Jul/Dez; 70-98 2238-104X reponame:Teoria e Prática em Administração instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Teoria e Prática em Administração |
collection |
Teoria e Prática em Administração |
repository.name.fl_str_mv |
Teoria e Prática em Administração - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
pjacome@sti.ufpb.br || tpa@ccsa.ufpb.br || marcelodesouzabispo@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com |
_version_ |
1799712000889061376 |