Métodos Quantitativos e Desempenho Acadêmico: uma análise com estudantes de administração e contabilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática em Administração |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/18073 |
Resumo: | Este artigo teve por objetivo analisar as atitudes de estudantes de cursos de Administração e Contabi-lidade quanto aos conteúdos e às disciplinas de matemática e estatística. Procurou-se analisar, especi-ficamente, a potencial associação das avaliações que os estudantes fazem em relação à área de métodos quantitativos com seu desempenho acadêmico. A amostra foi composta por 275 estudantes dos cursos de bacharelado em Administração e Contabilidade de uma Universidade Federal de um estado brasileiro. Em relação às técnicas de análise, inicialmente, foi verificada a estrutura fatorial de cada uma das dimensões do construto de interesse (atitude), para verificação do alinhamento com a previsão inicial da escala. Em seguida, as variáveis foram agregadas em cada dimensão, de modo a gerar a medida geral, para, em seguida, ser procedida à análise em conjunto com os demais construtos. Na análise de influência das dimensões de atitude sobre o desempenho dos estudantes, foi aplicada a técnica estatística de análise de regressão múltipla. Como resultados principais, verificou-se que as variáveis ‘Dedicação’ dos alunos nas disciplinas de matemática e estatística e ‘Desempenho’ do aluno em matemática no ensino médio foram as variáveis mais importantes na explicação do de-sempenho acadêmico dos alunos pesquisados, com a variável dedicação sendo mais importante. |
id |
UFPB-8_e9f8f54ca8849ec5e846bc3e9e3840fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpb.br:article/18073 |
network_acronym_str |
UFPB-8 |
network_name_str |
Teoria e Prática em Administração |
repository_id_str |
|
spelling |
Métodos Quantitativos e Desempenho Acadêmico: uma análise com estudantes de administração e contabilidadeEste artigo teve por objetivo analisar as atitudes de estudantes de cursos de Administração e Contabi-lidade quanto aos conteúdos e às disciplinas de matemática e estatística. Procurou-se analisar, especi-ficamente, a potencial associação das avaliações que os estudantes fazem em relação à área de métodos quantitativos com seu desempenho acadêmico. A amostra foi composta por 275 estudantes dos cursos de bacharelado em Administração e Contabilidade de uma Universidade Federal de um estado brasileiro. Em relação às técnicas de análise, inicialmente, foi verificada a estrutura fatorial de cada uma das dimensões do construto de interesse (atitude), para verificação do alinhamento com a previsão inicial da escala. Em seguida, as variáveis foram agregadas em cada dimensão, de modo a gerar a medida geral, para, em seguida, ser procedida à análise em conjunto com os demais construtos. Na análise de influência das dimensões de atitude sobre o desempenho dos estudantes, foi aplicada a técnica estatística de análise de regressão múltipla. Como resultados principais, verificou-se que as variáveis ‘Dedicação’ dos alunos nas disciplinas de matemática e estatística e ‘Desempenho’ do aluno em matemática no ensino médio foram as variáveis mais importantes na explicação do de-sempenho acadêmico dos alunos pesquisados, com a variável dedicação sendo mais importante.Universidade Federal da Paraíba2014-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/1807310.21714/2238-104X2014v4i2-18073Theory and Practice in Administration - TPA; Vol. 4 No. 2 (2014): Jul/Dez; 28-48Teoria e Prática em Administração; v. 4 n. 2 (2014): Jul/Dez; 28-482238-104Xreponame:Teoria e Prática em Administraçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/18073/11061Costa, Francisco José daMachado, Márcio André VerasLima Noeto, Eufrásio Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-24T13:58:55Zoai:periodicos.ufpb.br:article/18073Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpaPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/oaipjacome@sti.ufpb.br || tpa@ccsa.ufpb.br || marcelodesouzabispo@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com2238-104X2238-104Xopendoar:2020-08-24T13:58:55Teoria e Prática em Administração - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Métodos Quantitativos e Desempenho Acadêmico: uma análise com estudantes de administração e contabilidade |
title |
Métodos Quantitativos e Desempenho Acadêmico: uma análise com estudantes de administração e contabilidade |
spellingShingle |
Métodos Quantitativos e Desempenho Acadêmico: uma análise com estudantes de administração e contabilidade Costa, Francisco José da |
title_short |
Métodos Quantitativos e Desempenho Acadêmico: uma análise com estudantes de administração e contabilidade |
title_full |
Métodos Quantitativos e Desempenho Acadêmico: uma análise com estudantes de administração e contabilidade |
title_fullStr |
Métodos Quantitativos e Desempenho Acadêmico: uma análise com estudantes de administração e contabilidade |
title_full_unstemmed |
Métodos Quantitativos e Desempenho Acadêmico: uma análise com estudantes de administração e contabilidade |
title_sort |
Métodos Quantitativos e Desempenho Acadêmico: uma análise com estudantes de administração e contabilidade |
author |
Costa, Francisco José da |
author_facet |
Costa, Francisco José da Machado, Márcio André Veras Lima Noeto, Eufrásio Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Márcio André Veras Lima Noeto, Eufrásio Andrade |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Francisco José da Machado, Márcio André Veras Lima Noeto, Eufrásio Andrade |
description |
Este artigo teve por objetivo analisar as atitudes de estudantes de cursos de Administração e Contabi-lidade quanto aos conteúdos e às disciplinas de matemática e estatística. Procurou-se analisar, especi-ficamente, a potencial associação das avaliações que os estudantes fazem em relação à área de métodos quantitativos com seu desempenho acadêmico. A amostra foi composta por 275 estudantes dos cursos de bacharelado em Administração e Contabilidade de uma Universidade Federal de um estado brasileiro. Em relação às técnicas de análise, inicialmente, foi verificada a estrutura fatorial de cada uma das dimensões do construto de interesse (atitude), para verificação do alinhamento com a previsão inicial da escala. Em seguida, as variáveis foram agregadas em cada dimensão, de modo a gerar a medida geral, para, em seguida, ser procedida à análise em conjunto com os demais construtos. Na análise de influência das dimensões de atitude sobre o desempenho dos estudantes, foi aplicada a técnica estatística de análise de regressão múltipla. Como resultados principais, verificou-se que as variáveis ‘Dedicação’ dos alunos nas disciplinas de matemática e estatística e ‘Desempenho’ do aluno em matemática no ensino médio foram as variáveis mais importantes na explicação do de-sempenho acadêmico dos alunos pesquisados, com a variável dedicação sendo mais importante. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/18073 10.21714/2238-104X2014v4i2-18073 |
url |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/18073 |
identifier_str_mv |
10.21714/2238-104X2014v4i2-18073 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/18073/11061 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Theory and Practice in Administration - TPA; Vol. 4 No. 2 (2014): Jul/Dez; 28-48 Teoria e Prática em Administração; v. 4 n. 2 (2014): Jul/Dez; 28-48 2238-104X reponame:Teoria e Prática em Administração instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Teoria e Prática em Administração |
collection |
Teoria e Prática em Administração |
repository.name.fl_str_mv |
Teoria e Prática em Administração - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
pjacome@sti.ufpb.br || tpa@ccsa.ufpb.br || marcelodesouzabispo@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com |
_version_ |
1799712000934150144 |