Métodos Quantitativos e Desempenho Acadêmico: uma análise com estudantes de administração e contabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Francisco José da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Machado, Márcio André Veras, Lima Noeto, Eufrásio Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática em Administração
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/18073
Resumo: Este artigo teve por objetivo analisar as atitudes de estudantes de cursos de Administração e Contabi-lidade quanto aos conteúdos e às disciplinas de matemática e estatística. Procurou-se analisar, especi-ficamente, a potencial associação das avaliações que os estudantes fazem em relação à área de métodos quantitativos com seu desempenho acadêmico. A amostra foi composta por 275 estudantes dos cursos de bacharelado em Administração e Contabilidade de uma Universidade Federal de um estado brasileiro. Em relação às técnicas de análise, inicialmente, foi verificada a estrutura fatorial de cada uma das dimensões do construto de interesse (atitude), para verificação do alinhamento com a previsão inicial da escala. Em seguida, as variáveis foram agregadas em cada dimensão, de modo a gerar a medida geral, para, em seguida, ser procedida à análise em conjunto com os demais construtos. Na análise de influência das dimensões de atitude sobre o desempenho dos estudantes, foi aplicada a técnica estatística de análise de regressão múltipla. Como resultados principais, verificou-se que as variáveis ‘Dedicação’ dos alunos nas disciplinas de matemática e estatística e ‘Desempenho’ do aluno em matemática no ensino médio foram as variáveis mais importantes na explicação do de-sempenho acadêmico dos alunos pesquisados, com a variável dedicação sendo mais importante.
id UFPB-8_e9f8f54ca8849ec5e846bc3e9e3840fe
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/18073
network_acronym_str UFPB-8
network_name_str Teoria e Prática em Administração
repository_id_str
spelling Métodos Quantitativos e Desempenho Acadêmico: uma análise com estudantes de administração e contabilidadeEste artigo teve por objetivo analisar as atitudes de estudantes de cursos de Administração e Contabi-lidade quanto aos conteúdos e às disciplinas de matemática e estatística. Procurou-se analisar, especi-ficamente, a potencial associação das avaliações que os estudantes fazem em relação à área de métodos quantitativos com seu desempenho acadêmico. A amostra foi composta por 275 estudantes dos cursos de bacharelado em Administração e Contabilidade de uma Universidade Federal de um estado brasileiro. Em relação às técnicas de análise, inicialmente, foi verificada a estrutura fatorial de cada uma das dimensões do construto de interesse (atitude), para verificação do alinhamento com a previsão inicial da escala. Em seguida, as variáveis foram agregadas em cada dimensão, de modo a gerar a medida geral, para, em seguida, ser procedida à análise em conjunto com os demais construtos. Na análise de influência das dimensões de atitude sobre o desempenho dos estudantes, foi aplicada a técnica estatística de análise de regressão múltipla. Como resultados principais, verificou-se que as variáveis ‘Dedicação’ dos alunos nas disciplinas de matemática e estatística e ‘Desempenho’ do aluno em matemática no ensino médio foram as variáveis mais importantes na explicação do de-sempenho acadêmico dos alunos pesquisados, com a variável dedicação sendo mais importante.Universidade Federal da Paraíba2014-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/1807310.21714/2238-104X2014v4i2-18073Theory and Practice in Administration - TPA; Vol. 4 No. 2 (2014): Jul/Dez; 28-48Teoria e Prática em Administração; v. 4 n. 2 (2014): Jul/Dez; 28-482238-104Xreponame:Teoria e Prática em Administraçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/18073/11061Costa, Francisco José daMachado, Márcio André VerasLima Noeto, Eufrásio Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-24T13:58:55Zoai:periodicos.ufpb.br:article/18073Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpaPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/oaipjacome@sti.ufpb.br || tpa@ccsa.ufpb.br || marcelodesouzabispo@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com2238-104X2238-104Xopendoar:2020-08-24T13:58:55Teoria e Prática em Administração - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Métodos Quantitativos e Desempenho Acadêmico: uma análise com estudantes de administração e contabilidade
title Métodos Quantitativos e Desempenho Acadêmico: uma análise com estudantes de administração e contabilidade
spellingShingle Métodos Quantitativos e Desempenho Acadêmico: uma análise com estudantes de administração e contabilidade
Costa, Francisco José da
title_short Métodos Quantitativos e Desempenho Acadêmico: uma análise com estudantes de administração e contabilidade
title_full Métodos Quantitativos e Desempenho Acadêmico: uma análise com estudantes de administração e contabilidade
title_fullStr Métodos Quantitativos e Desempenho Acadêmico: uma análise com estudantes de administração e contabilidade
title_full_unstemmed Métodos Quantitativos e Desempenho Acadêmico: uma análise com estudantes de administração e contabilidade
title_sort Métodos Quantitativos e Desempenho Acadêmico: uma análise com estudantes de administração e contabilidade
author Costa, Francisco José da
author_facet Costa, Francisco José da
Machado, Márcio André Veras
Lima Noeto, Eufrásio Andrade
author_role author
author2 Machado, Márcio André Veras
Lima Noeto, Eufrásio Andrade
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Francisco José da
Machado, Márcio André Veras
Lima Noeto, Eufrásio Andrade
description Este artigo teve por objetivo analisar as atitudes de estudantes de cursos de Administração e Contabi-lidade quanto aos conteúdos e às disciplinas de matemática e estatística. Procurou-se analisar, especi-ficamente, a potencial associação das avaliações que os estudantes fazem em relação à área de métodos quantitativos com seu desempenho acadêmico. A amostra foi composta por 275 estudantes dos cursos de bacharelado em Administração e Contabilidade de uma Universidade Federal de um estado brasileiro. Em relação às técnicas de análise, inicialmente, foi verificada a estrutura fatorial de cada uma das dimensões do construto de interesse (atitude), para verificação do alinhamento com a previsão inicial da escala. Em seguida, as variáveis foram agregadas em cada dimensão, de modo a gerar a medida geral, para, em seguida, ser procedida à análise em conjunto com os demais construtos. Na análise de influência das dimensões de atitude sobre o desempenho dos estudantes, foi aplicada a técnica estatística de análise de regressão múltipla. Como resultados principais, verificou-se que as variáveis ‘Dedicação’ dos alunos nas disciplinas de matemática e estatística e ‘Desempenho’ do aluno em matemática no ensino médio foram as variáveis mais importantes na explicação do de-sempenho acadêmico dos alunos pesquisados, com a variável dedicação sendo mais importante.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/18073
10.21714/2238-104X2014v4i2-18073
url https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/18073
identifier_str_mv 10.21714/2238-104X2014v4i2-18073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/18073/11061
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv Theory and Practice in Administration - TPA; Vol. 4 No. 2 (2014): Jul/Dez; 28-48
Teoria e Prática em Administração; v. 4 n. 2 (2014): Jul/Dez; 28-48
2238-104X
reponame:Teoria e Prática em Administração
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Teoria e Prática em Administração
collection Teoria e Prática em Administração
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática em Administração - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv pjacome@sti.ufpb.br || tpa@ccsa.ufpb.br || marcelodesouzabispo@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com
_version_ 1799712000934150144