Determinantes do desempenho académico nos cursos de contabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caiado, Jorge
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Madeira, Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/655
Resumo: Muitos autores têm investigado os factores que determinam o desempenho académico dos alunos dos cursos de Contabilidade e Gestão, no entanto, os resultados a que se tem chegado não são muito conclusivos e, nalguns casos, são mesmo contraditórios. No presente estudo propõe-se averiguar quais os factores demográficos (idade, sexo, situação profissional, proveniência geográfica)e factores de capacidade académica (nota de acesso ao ensino superior e notas ás disciplinas de Contabilidade Analítica, Contabilidade Geral e Matemática) que exercem influência sobre a média final do curso de bacharelato em Contabilidade dos alunos de uma escola do litoral quando comparada com uma escola do interior de Portugal. Através de uma metodologia baseada na análise da correlação linear simples e na regressão múltipla, conclui-se que, exceptuando a idade, apenas as variáveis associadas à capacidade académica do aluno explicam parte da variação do seu desempenho no curso de Contabilidade e que a magnitude dos seus efeitos não difere significativamente com a localização geográfica das escolas (litoral/interior).
id RCAP_c2a93882babdda457d0cc0f3f9cc46dc
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/655
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Determinantes do desempenho académico nos cursos de contabilidadeDesempenho nos cursos superiores de contabilidadeFactores demográficosCapacidade académicaDeterminantes do desempenho académicoMuitos autores têm investigado os factores que determinam o desempenho académico dos alunos dos cursos de Contabilidade e Gestão, no entanto, os resultados a que se tem chegado não são muito conclusivos e, nalguns casos, são mesmo contraditórios. No presente estudo propõe-se averiguar quais os factores demográficos (idade, sexo, situação profissional, proveniência geográfica)e factores de capacidade académica (nota de acesso ao ensino superior e notas ás disciplinas de Contabilidade Analítica, Contabilidade Geral e Matemática) que exercem influência sobre a média final do curso de bacharelato em Contabilidade dos alunos de uma escola do litoral quando comparada com uma escola do interior de Portugal. Através de uma metodologia baseada na análise da correlação linear simples e na regressão múltipla, conclui-se que, exceptuando a idade, apenas as variáveis associadas à capacidade académica do aluno explicam parte da variação do seu desempenho no curso de Contabilidade e que a magnitude dos seus efeitos não difere significativamente com a localização geográfica das escolas (litoral/interior).Colégio Internato dos CarvalhosRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoCaiado, JorgeMadeira, Paulo2011-05-18T16:04:04Z20022002-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/655porCAIADO, Jorge ; MADEIRA, Paulo (2002) - Determinantes do desempenho académico nos cursos de contabilidade. Psicologia Educação Cultura: Revista do Colégio Internato dos Carvalhos. ISSN 0874-2391. Vol. VI, nº 1, p. 171-184.0874-2391info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-24T01:46:11Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/655Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:15.027903Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Determinantes do desempenho académico nos cursos de contabilidade
title Determinantes do desempenho académico nos cursos de contabilidade
spellingShingle Determinantes do desempenho académico nos cursos de contabilidade
Caiado, Jorge
Desempenho nos cursos superiores de contabilidade
Factores demográficos
Capacidade académica
Determinantes do desempenho académico
title_short Determinantes do desempenho académico nos cursos de contabilidade
title_full Determinantes do desempenho académico nos cursos de contabilidade
title_fullStr Determinantes do desempenho académico nos cursos de contabilidade
title_full_unstemmed Determinantes do desempenho académico nos cursos de contabilidade
title_sort Determinantes do desempenho académico nos cursos de contabilidade
author Caiado, Jorge
author_facet Caiado, Jorge
Madeira, Paulo
author_role author
author2 Madeira, Paulo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Caiado, Jorge
Madeira, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho nos cursos superiores de contabilidade
Factores demográficos
Capacidade académica
Determinantes do desempenho académico
topic Desempenho nos cursos superiores de contabilidade
Factores demográficos
Capacidade académica
Determinantes do desempenho académico
description Muitos autores têm investigado os factores que determinam o desempenho académico dos alunos dos cursos de Contabilidade e Gestão, no entanto, os resultados a que se tem chegado não são muito conclusivos e, nalguns casos, são mesmo contraditórios. No presente estudo propõe-se averiguar quais os factores demográficos (idade, sexo, situação profissional, proveniência geográfica)e factores de capacidade académica (nota de acesso ao ensino superior e notas ás disciplinas de Contabilidade Analítica, Contabilidade Geral e Matemática) que exercem influência sobre a média final do curso de bacharelato em Contabilidade dos alunos de uma escola do litoral quando comparada com uma escola do interior de Portugal. Através de uma metodologia baseada na análise da correlação linear simples e na regressão múltipla, conclui-se que, exceptuando a idade, apenas as variáveis associadas à capacidade académica do aluno explicam parte da variação do seu desempenho no curso de Contabilidade e que a magnitude dos seus efeitos não difere significativamente com a localização geográfica das escolas (litoral/interior).
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002-01-01T00:00:00Z
2011-05-18T16:04:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/655
url http://hdl.handle.net/10400.11/655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CAIADO, Jorge ; MADEIRA, Paulo (2002) - Determinantes do desempenho académico nos cursos de contabilidade. Psicologia Educação Cultura: Revista do Colégio Internato dos Carvalhos. ISSN 0874-2391. Vol. VI, nº 1, p. 171-184.
0874-2391
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Internato dos Carvalhos
publisher.none.fl_str_mv Colégio Internato dos Carvalhos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130778073825280