A PERCEPÇÃO DA MEMÓRIA ORGANIZACIONAL NO SETOR PÚBLICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Druziani, Cássio Frederico Moreira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Catapan, Araci Hack
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Gestão & Conhecimento
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/12541
Resumo: Este artigo objetiva apresentar os resultados de um trabalho de pesquisa que estudou a percepção dos funcionários que trabalham num setor público de tecnologia da informação, localizado no estado do Paraná. Através do método de levantamento de dados, verificou-se a existência de práticas voltadas à formação de uma memória organizacional explícita para a preservação do conhecimento técnico, assim como a ocorrência de práticas de reutilização desse conhecimento na resolução de problemas técnicos no setor. Foi empregado um questionário eletrônico composto por questões fechadas, dicotômicas, escalonadas e com combinações de múltipla escolha e abertas. As respostas foram estudadas por meio quantitativo com uso do cálculo de percentagens nas questões fechadas e análise de conteúdo categorial temática para estudar as questões abertas. O estudo revelou que os processos de memória organizacional não ocorrem de forma efetiva e são acompanhados de visões bastante contraditórias, por parte dos pesquisados. O processo de reutilização da informação ocorre de forma intensa, porém com a informação localizada fora do setor de trabalho. A cultura organizacional do setor deve incentivar o uso efetivo de mecanismos computacionais para promover o processo de instituição da memória organizacional explícita. Em síntese existe a possibilidade de instituir a memória organizacional explícita tecnicista e a reutilização do conhecimento, porém, no momento o processo apresenta-se de forma incipiente.
id UFPB-9_e8705fefdae971e7ed16d150da5d9ddf
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/12541
network_acronym_str UFPB-9
network_name_str Perspectivas em Gestão & Conhecimento
repository_id_str
spelling A PERCEPÇÃO DA MEMÓRIA ORGANIZACIONAL NO SETOR PÚBLICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃOMemória organizacionalTecnologia da informaçãoSistemas de memória organizacionalSetor públicoEste artigo objetiva apresentar os resultados de um trabalho de pesquisa que estudou a percepção dos funcionários que trabalham num setor público de tecnologia da informação, localizado no estado do Paraná. Através do método de levantamento de dados, verificou-se a existência de práticas voltadas à formação de uma memória organizacional explícita para a preservação do conhecimento técnico, assim como a ocorrência de práticas de reutilização desse conhecimento na resolução de problemas técnicos no setor. Foi empregado um questionário eletrônico composto por questões fechadas, dicotômicas, escalonadas e com combinações de múltipla escolha e abertas. As respostas foram estudadas por meio quantitativo com uso do cálculo de percentagens nas questões fechadas e análise de conteúdo categorial temática para estudar as questões abertas. O estudo revelou que os processos de memória organizacional não ocorrem de forma efetiva e são acompanhados de visões bastante contraditórias, por parte dos pesquisados. O processo de reutilização da informação ocorre de forma intensa, porém com a informação localizada fora do setor de trabalho. A cultura organizacional do setor deve incentivar o uso efetivo de mecanismos computacionais para promover o processo de instituição da memória organizacional explícita. Em síntese existe a possibilidade de instituir a memória organizacional explícita tecnicista e a reutilização do conhecimento, porém, no momento o processo apresenta-se de forma incipiente.Universidade Federal da Paraíba2012-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"Pesquisa exploratória, descritiva e quantitativa, através de pesquisa documental e bibliográfica com levantamento de dados.application/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/12541Perspectivas em Gestão & Conhecimento; v. 2 n. 2 (2012); 97-1212236-417Xreponame:Perspectivas em Gestão & Conhecimentoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/12541/8477Druziani, Cássio Frederico MoreiraCatapan, Araci Hackinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-22T18:09:30Zoai:periodicos.ufpb.br:article/12541Revistahttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgcPUBhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/oailucianna.costa@yahoo.com.br || henry.poncio@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com2236-417X2236-417Xopendoar:2019-10-22T18:09:30Perspectivas em Gestão & Conhecimento - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A PERCEPÇÃO DA MEMÓRIA ORGANIZACIONAL NO SETOR PÚBLICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
title A PERCEPÇÃO DA MEMÓRIA ORGANIZACIONAL NO SETOR PÚBLICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
spellingShingle A PERCEPÇÃO DA MEMÓRIA ORGANIZACIONAL NO SETOR PÚBLICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Druziani, Cássio Frederico Moreira
Memória organizacional
Tecnologia da informação
Sistemas de memória organizacional
Setor público
title_short A PERCEPÇÃO DA MEMÓRIA ORGANIZACIONAL NO SETOR PÚBLICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
title_full A PERCEPÇÃO DA MEMÓRIA ORGANIZACIONAL NO SETOR PÚBLICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
title_fullStr A PERCEPÇÃO DA MEMÓRIA ORGANIZACIONAL NO SETOR PÚBLICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
title_full_unstemmed A PERCEPÇÃO DA MEMÓRIA ORGANIZACIONAL NO SETOR PÚBLICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
title_sort A PERCEPÇÃO DA MEMÓRIA ORGANIZACIONAL NO SETOR PÚBLICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
author Druziani, Cássio Frederico Moreira
author_facet Druziani, Cássio Frederico Moreira
Catapan, Araci Hack
author_role author
author2 Catapan, Araci Hack
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Druziani, Cássio Frederico Moreira
Catapan, Araci Hack
dc.subject.por.fl_str_mv Memória organizacional
Tecnologia da informação
Sistemas de memória organizacional
Setor público
topic Memória organizacional
Tecnologia da informação
Sistemas de memória organizacional
Setor público
description Este artigo objetiva apresentar os resultados de um trabalho de pesquisa que estudou a percepção dos funcionários que trabalham num setor público de tecnologia da informação, localizado no estado do Paraná. Através do método de levantamento de dados, verificou-se a existência de práticas voltadas à formação de uma memória organizacional explícita para a preservação do conhecimento técnico, assim como a ocorrência de práticas de reutilização desse conhecimento na resolução de problemas técnicos no setor. Foi empregado um questionário eletrônico composto por questões fechadas, dicotômicas, escalonadas e com combinações de múltipla escolha e abertas. As respostas foram estudadas por meio quantitativo com uso do cálculo de percentagens nas questões fechadas e análise de conteúdo categorial temática para estudar as questões abertas. O estudo revelou que os processos de memória organizacional não ocorrem de forma efetiva e são acompanhados de visões bastante contraditórias, por parte dos pesquisados. O processo de reutilização da informação ocorre de forma intensa, porém com a informação localizada fora do setor de trabalho. A cultura organizacional do setor deve incentivar o uso efetivo de mecanismos computacionais para promover o processo de instituição da memória organizacional explícita. Em síntese existe a possibilidade de instituir a memória organizacional explícita tecnicista e a reutilização do conhecimento, porém, no momento o processo apresenta-se de forma incipiente.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
Pesquisa exploratória, descritiva e quantitativa, através de pesquisa documental e bibliográfica com levantamento de dados.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/12541
url https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/12541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/12541/8477
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Gestão & Conhecimento; v. 2 n. 2 (2012); 97-121
2236-417X
reponame:Perspectivas em Gestão & Conhecimento
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Perspectivas em Gestão & Conhecimento
collection Perspectivas em Gestão & Conhecimento
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Gestão & Conhecimento - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv lucianna.costa@yahoo.com.br || henry.poncio@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com
_version_ 1799711917146636288