Competência em Informação para constituição da Memória Organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Juliana Cardoso dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Alcará, Adriana Rosecler, Valentim, Marta Lígia Pomim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Texto Completo: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1636
Resumo: A constituição da memória organizacional depende de sujeitos organizacionais competentes em informação. Nessa perspectiva, este estudo evidencia a importância da competência em informação para a constituição, socialização e consolidação da memória organizacional, a partir da formação da memória repertório, que se refere aos vários processos cognitivos e conhecimentos prévios inerentes aos sujeitos organizacionais e, portanto, considerados valiosos ativos organizacionais. No que tange aos procedimentos metodológicos, se trata de um estudo teórico, de natureza qualitativa, tipologicamente descritivo e exploratório. A partir da análise e reflexão sobre a inter-relação entre competência em informação e memória organizacional, evidencia-se que ambas são dependentes das habilidades cognitivas, experiências, valores e crenças dos sujeitos organizacionais. Considera-se que os achados contribuem para enriquecer o referencial teórico de ambas as temáticas no âmbito do campo científico da Ciência da Informação e sinalizam para um maior aprofundamento em relação aos aspectos individuais, coletivos e contextuais que interferem na competência em informação e na memória organizacional.
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