Competências socioemocionais no serviço público: Um estudo com gerentes de atendimento do INSS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macêdo, José Wilker de Lucena
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16380
Resumo: The aim of this research is the analyze the Social and Emotional Competencies (SEC) of managers of Social Security Agencies (SSA). The theoretical framework was divided in three parts: a managerial action in the public sector, as managerial competences in the public service and the social and emotional competences. This last part is divided in the subsections: measurement of the CSE construct and the need for a scale to measure the CSE construct of managers. The methodology of this work has a qualitative, exploratory and descriptive approach, and it is divided in two stages: the group interview by a focus group and the application of a survey. The research was developed together with APS managers. In the first stage 16 managers participated and in the second stage 424 servers in management positions answered the questionnaire. The data obtained in the first stage were analyzed comprehensively and interpretatively, while the data of the stage were quantitative using SPSS and R software, which allowed the accomplishment of correlation analysis, reliability and confirmatory and exploratory factorial . The performance difference between the working and managerial groups may be more experienced and less experienced through the non-parametric Mann-Whitney test. The main result of this work was the validation of a scale to measure as CSE of APS managers. Some differences between groups for the socioemotional competences defined in the scale (emotional awareness, emotional regulation, teamwork, self-control and emotional creativity) are verified. The final scale has 25 items and can be validated in other professional contexts.
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The research was developed together with APS managers. In the first stage 16 managers participated and in the second stage 424 servers in management positions answered the questionnaire. The data obtained in the first stage were analyzed comprehensively and interpretatively, while the data of the stage were quantitative using SPSS and R software, which allowed the accomplishment of correlation analysis, reliability and confirmatory and exploratory factorial . The performance difference between the working and managerial groups may be more experienced and less experienced through the non-parametric Mann-Whitney test. The main result of this work was the validation of a scale to measure as CSE of APS managers. Some differences between groups for the socioemotional competences defined in the scale (emotional awareness, emotional regulation, teamwork, self-control and emotional creativity) are verified. The final scale has 25 items and can be validated in other professional contexts.NenhumaO objetivo geral deste trabalho é analisar as Competências Socioemocionais (CSE) de gerentes de Agências da Previdência Social (APS). As competências socioemocionais são capacidades, habilidades e atitudes relacionadas ao processamento emocional que resultam em desempenho superior na vida pessoal e no trabalho. O referencial teórico foi dividido em três partes: a trajetória da ação gerencial no setor público, as competências gerenciais no serviço público e competências socioemocionais. Esta última parte se divide nas subseções: mensuração do constructo CSE e a necessidade de uma escala para mensurar o constructo CSE de gestores públicos. A metodologia deste trabalho tem caráter quali-quantitativo, exploratória e descritiva, e se divide em duas etapas: entrevista em grupo por meio de um focus group e aplicação de um questionário por meio de uma pesquisa do tipo survey. A pesquisa foi desenvolvida junto a gestores de APS. Na primeira etapa participaram 16 gestores e na segunda etapa 424 servidores em cargos de gestão de atendimento responderam o questionário. Os dados produzidos na primeira etapa foram analisados de forma compreensiva e interpretativa, enquanto que os dados da etapa quantitativa foram analisados por meio do software SPSS e do R, que subsidiaram a realização da análise de correlação, de confiabilidade e fatorial exploratória e confirmatória. Também foi verificada diferença de médias entre os grupos de gênero e gerentes mais experientes e menos experientes por meio do teste não paramétrico de Mann-Whitney. O principal resultado deste trabalho foi a validação de uma escala para medir as CSE de gerentes de APS. Também foram verificadas algumas diferenças entre grupos para as competências socioemocionais definidas na escala (consciência emocional, equilíbrio emocional, trabalho em equipe, autodomínio e criatividade emocional). As mulheres e os gestores mais experientes expressam determinadas competências socioemocionais com mais frequência que os homens e que os gestores menos experientes, respectivamente. A escala final possui 25 itens e poderá ser validada em outros contextos profissionais.Universidade Federal da ParaíbaBrasilGestão PúblicaPrograma de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação InternacionalUFPBSilva, Anielson Barbosa dahttp://lattes.cnpq.br/3405428972303042Macêdo, José Wilker de Lucena2019-11-07T19:11:42Z2019-02-252019-11-07T19:11:42Z2019-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16380porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2019-11-07T19:11:42Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/16380Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2019-11-07T19:11:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
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