Memórias e identidades de professores alfabetizadores da comunidade de baixa verde, município de Poço Dantas – PB (1969-1989)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Ana Luíza Nunes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29764
Resumo: This research sought to analyze the memories and identities of literacy teachers from Baixa Verde community, in Poço Dantas city - PB (1969-1989), being outlined from memories, in a construction process of professional identity. The qualitative research used the oral history of life methodology and the semi-structured interview technique for data collection. The theoretical framework resorted to authors who discuss the themes of memory, identity and the teaching profession, such as Bosi (1994; 2003), Carvalho (2002); Halbwachs (2003), Le Goff (2013); Nóvoa (1999; 2000), Freire (2005; 2014) and others. The analyzes showed teachers' life, school degree and work, dialoguing with the community history in the rural area of Paraíba's hinterland, concretizing memories built in the past by the collaborators' reports. Thus, the collected narratives convey the experiences, community traditions and the literacy teachers' background, based on the memory that tells the difficulties, suffering and family life of each teacher. Finally, they reveal the struggle for survival by rural and professional work, which contributed to the identity construction of each one, building themselves by the trajectories lived, remembering the social environment in which they lived in Paraíba and Rio Grande do Norte's hinterland.
id UFPB_47944a690c607468f229f127c285805c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/29764
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Memórias e identidades de professores alfabetizadores da comunidade de baixa verde, município de Poço Dantas – PB (1969-1989)História da educaçãoProfessores alfabetizadoresProfissão docenteMemóriaIdentidadeHistory of educationLiteracy teachersTeaching professionMemoryIdentityCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThis research sought to analyze the memories and identities of literacy teachers from Baixa Verde community, in Poço Dantas city - PB (1969-1989), being outlined from memories, in a construction process of professional identity. The qualitative research used the oral history of life methodology and the semi-structured interview technique for data collection. The theoretical framework resorted to authors who discuss the themes of memory, identity and the teaching profession, such as Bosi (1994; 2003), Carvalho (2002); Halbwachs (2003), Le Goff (2013); Nóvoa (1999; 2000), Freire (2005; 2014) and others. The analyzes showed teachers' life, school degree and work, dialoguing with the community history in the rural area of Paraíba's hinterland, concretizing memories built in the past by the collaborators' reports. Thus, the collected narratives convey the experiences, community traditions and the literacy teachers' background, based on the memory that tells the difficulties, suffering and family life of each teacher. Finally, they reveal the struggle for survival by rural and professional work, which contributed to the identity construction of each one, building themselves by the trajectories lived, remembering the social environment in which they lived in Paraíba and Rio Grande do Norte's hinterland.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESEsta pesquisa buscou analisar as memórias e identidades de professores alfabetizadores da comunidade de Baixa Verde, município de Poço Dantas – PB (1969-1989), sendo delineada a partir de lembranças, em um processo de construção da identidade profissional. A pesquisa qualitativa utilizou-se da metodologia da história oral de vida e da técnica de entrevista semiestruturada para a coleta de dados. O referencial teórico recorreu a autores que discutem sobre as temáticas da memória, identidade e profissão docente, como Bosi (1994; 2003), Carvalho (2002); Halbwachs (2003), Le Goff (2013); Nóvoa (1999; 2000), Freire (2005; 2014), dentre outros. As análises mostraram a vida, formação escolar e trabalho dos professores, dialogando com a história de uma comunidade da zona rural do sertão paraibano, concretizando memórias construídas no passado pelos relatos dos colaboradores. Assim, as narrativas coletadas fazem uma transmissão das vivências, tradições da comunidade e das experiências dos alfabetizadores, a partir da memória que conta as dificuldades, os sofrimentos e a vida em família de cada professor(a). Por fim, revelam a luta pela sobrevivência através dos trabalhos rural e profissional, que contribuíram para a construção identitária de cada um(a), construindo a si mesmo(a) por meio das trajetórias vividas, rememorando o meio social em que viveram no sertão da Paraíba e do Rio Grande do Norte.Universidade Federal da ParaíbaBrasilEducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPBCarvalho, Maria Elizete Guimarãeshttp://lattes.cnpq.br/6701911861558330Bezerra, Ana Luíza Nunes2024-03-06T13:25:12Z2023-06-122024-03-06T13:25:12Z2023-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29764porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2024-03-07T06:07:33Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/29764Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2024-03-07T06:07:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Memórias e identidades de professores alfabetizadores da comunidade de baixa verde, município de Poço Dantas – PB (1969-1989)
title Memórias e identidades de professores alfabetizadores da comunidade de baixa verde, município de Poço Dantas – PB (1969-1989)
spellingShingle Memórias e identidades de professores alfabetizadores da comunidade de baixa verde, município de Poço Dantas – PB (1969-1989)
Bezerra, Ana Luíza Nunes
História da educação
Professores alfabetizadores
Profissão docente
Memória
Identidade
History of education
Literacy teachers
Teaching profession
Memory
Identity
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Memórias e identidades de professores alfabetizadores da comunidade de baixa verde, município de Poço Dantas – PB (1969-1989)
title_full Memórias e identidades de professores alfabetizadores da comunidade de baixa verde, município de Poço Dantas – PB (1969-1989)
title_fullStr Memórias e identidades de professores alfabetizadores da comunidade de baixa verde, município de Poço Dantas – PB (1969-1989)
title_full_unstemmed Memórias e identidades de professores alfabetizadores da comunidade de baixa verde, município de Poço Dantas – PB (1969-1989)
title_sort Memórias e identidades de professores alfabetizadores da comunidade de baixa verde, município de Poço Dantas – PB (1969-1989)
author Bezerra, Ana Luíza Nunes
author_facet Bezerra, Ana Luíza Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Maria Elizete Guimarães
http://lattes.cnpq.br/6701911861558330
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Ana Luíza Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação
Professores alfabetizadores
Profissão docente
Memória
Identidade
History of education
Literacy teachers
Teaching profession
Memory
Identity
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic História da educação
Professores alfabetizadores
Profissão docente
Memória
Identidade
History of education
Literacy teachers
Teaching profession
Memory
Identity
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This research sought to analyze the memories and identities of literacy teachers from Baixa Verde community, in Poço Dantas city - PB (1969-1989), being outlined from memories, in a construction process of professional identity. The qualitative research used the oral history of life methodology and the semi-structured interview technique for data collection. The theoretical framework resorted to authors who discuss the themes of memory, identity and the teaching profession, such as Bosi (1994; 2003), Carvalho (2002); Halbwachs (2003), Le Goff (2013); Nóvoa (1999; 2000), Freire (2005; 2014) and others. The analyzes showed teachers' life, school degree and work, dialoguing with the community history in the rural area of Paraíba's hinterland, concretizing memories built in the past by the collaborators' reports. Thus, the collected narratives convey the experiences, community traditions and the literacy teachers' background, based on the memory that tells the difficulties, suffering and family life of each teacher. Finally, they reveal the struggle for survival by rural and professional work, which contributed to the identity construction of each one, building themselves by the trajectories lived, remembering the social environment in which they lived in Paraíba and Rio Grande do Norte's hinterland.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-12
2023-03-30
2024-03-06T13:25:12Z
2024-03-06T13:25:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29764
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801843030030811136