SINAES e os procedimentos de avaliação: a construção de uma nova cultura na Universidade?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosas, Ana Karolina Ramalho de Araújo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7315
Resumo: This work analyses the implementation of SINAES (the Brazilian system of policies to evaluate its Higher Education) at Federal University of Paraíba. SINAES is an ongoing process established for the development of an ‗evaluation culture in Brazilian universities, and this work aims at understanding how it is changing universities values and experiences, focusing on its effects on how the ideal of University is understood through the case study of UFPB. Its main idea is to identify if and how an ‗evaluation culture established by the Bologna Process is changing and reshaping the idea of University and how its functions and processes are being currently experienced at UFPB. In this way, the research is a critically oriented sociology of evaluation processes and routines based on a set of qualitative methods (participant observation, interviews and document analysis).
id UFPB_5cf714545214517d71f8427ac8b33179
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/7315
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling SINAES e os procedimentos de avaliação: a construção de uma nova cultura na Universidade?SINAESProcessos de avaliaçãoUFPBCultura de avaliaçãoSINAESEvaluation ProcessUFPBEvaluation CultureCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIAThis work analyses the implementation of SINAES (the Brazilian system of policies to evaluate its Higher Education) at Federal University of Paraíba. SINAES is an ongoing process established for the development of an ‗evaluation culture in Brazilian universities, and this work aims at understanding how it is changing universities values and experiences, focusing on its effects on how the ideal of University is understood through the case study of UFPB. Its main idea is to identify if and how an ‗evaluation culture established by the Bologna Process is changing and reshaping the idea of University and how its functions and processes are being currently experienced at UFPB. In this way, the research is a critically oriented sociology of evaluation processes and routines based on a set of qualitative methods (participant observation, interviews and document analysis).Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESEste trabalho busca entender o processo de implementação de procedimentos avaliativos estabelecidos pelo SINAES na Universidade Federal da Paraíba. A ideia é identificar como aspectos de uma ―cultura da avaliação‖, firmemente estabelecida após o processo de Bolonha, estão sendo experienciados pelas universidades brasileiras através do estudo de caso da Universidade Federal da Paraíba. A abordagem metodológica utilizada foi a da pesquisa qualitativa (métodos de observação participante, entrevistas e análise de documentos) a partir de uma abordagem da sociologia crítica. Através da pesquisa qualitativa buscamos apresentar e entender a rotina dos processos de avaliação e como estes influenciam na construção de novos valores e práticas que orientam a vida universitária. Foi analisado o processo de avaliação interna da UFPB do ano de 2013 a partir de observação participante nos Seminários de Autoavaliação. Foram realizadas entrevistas com membros das CPA (Comissão Própria de Avaliação) e da Comissão Executiva de Avaliação Institucional (CEAI), de diretores ou vice-diretores dos centros do campus I da UFPB e de coordenadores ou vice-coordenadores de cursos. Assim, a pesquisa busca apresentar as especificidades do processo de implantação do SINAES na Universidade Federal da Paraíba. Percebemos que há na UFPB resistência em relação aos procedimentos de avaliação, seja por medo ou receio de serem avaliados, seja por descrédito do processo real de avaliação que se institucionalizou nas universidades. Essa resistência transpareceu em algumas entrevistas e na pouca participação da comunidade acadêmica no processo avaliativo. Além disso, notamos uma contradição entre o discurso oficial, que apoia a avaliação e a entende como fundamental para a universidade, e a prática, onde os procedimentos de avaliação não foram incorporados de fato na rotina acadêmica da UFPB.Universidade Federal da Paraí­baBRSociologiaPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUFPBBrito, Simone Magalhãeshttp://lattes.cnpq.br/1833114674355841Rosas, Ana Karolina Ramalho de Araújo2015-05-14T13:27:08Z2018-07-21T00:33:04Z2014-08-142018-07-21T00:33:04Z2014-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROSAS, Ana Karolina Ramalho de Araújo. SINAES e os procedimentos de avaliação: a construção de uma nova cultura na Universidade?.2014. 150 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7315porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T02:07:16Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/7315Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T02:07:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv SINAES e os procedimentos de avaliação: a construção de uma nova cultura na Universidade?
title SINAES e os procedimentos de avaliação: a construção de uma nova cultura na Universidade?
spellingShingle SINAES e os procedimentos de avaliação: a construção de uma nova cultura na Universidade?
Rosas, Ana Karolina Ramalho de Araújo
SINAES
Processos de avaliação
UFPB
Cultura de avaliação
SINAES
Evaluation Process
UFPB
Evaluation Culture
CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
title_short SINAES e os procedimentos de avaliação: a construção de uma nova cultura na Universidade?
title_full SINAES e os procedimentos de avaliação: a construção de uma nova cultura na Universidade?
title_fullStr SINAES e os procedimentos de avaliação: a construção de uma nova cultura na Universidade?
title_full_unstemmed SINAES e os procedimentos de avaliação: a construção de uma nova cultura na Universidade?
title_sort SINAES e os procedimentos de avaliação: a construção de uma nova cultura na Universidade?
author Rosas, Ana Karolina Ramalho de Araújo
author_facet Rosas, Ana Karolina Ramalho de Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brito, Simone Magalhães
http://lattes.cnpq.br/1833114674355841
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosas, Ana Karolina Ramalho de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv SINAES
Processos de avaliação
UFPB
Cultura de avaliação
SINAES
Evaluation Process
UFPB
Evaluation Culture
CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
topic SINAES
Processos de avaliação
UFPB
Cultura de avaliação
SINAES
Evaluation Process
UFPB
Evaluation Culture
CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
description This work analyses the implementation of SINAES (the Brazilian system of policies to evaluate its Higher Education) at Federal University of Paraíba. SINAES is an ongoing process established for the development of an ‗evaluation culture in Brazilian universities, and this work aims at understanding how it is changing universities values and experiences, focusing on its effects on how the ideal of University is understood through the case study of UFPB. Its main idea is to identify if and how an ‗evaluation culture established by the Bologna Process is changing and reshaping the idea of University and how its functions and processes are being currently experienced at UFPB. In this way, the research is a critically oriented sociology of evaluation processes and routines based on a set of qualitative methods (participant observation, interviews and document analysis).
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-14
2014-06-20
2015-05-14T13:27:08Z
2018-07-21T00:33:04Z
2018-07-21T00:33:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROSAS, Ana Karolina Ramalho de Araújo. SINAES e os procedimentos de avaliação: a construção de uma nova cultura na Universidade?.2014. 150 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7315
identifier_str_mv ROSAS, Ana Karolina Ramalho de Araújo. SINAES e os procedimentos de avaliação: a construção de uma nova cultura na Universidade?.2014. 150 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Sociologia
Programa de Pós-Graduação em Sociologia
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Sociologia
Programa de Pós-Graduação em Sociologia
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801842923379097600